Logo Passei Direto
Buscar
Em seus “Manuscritos Econômicos e Filosóficos”, escritos em 1844, Karl Marx (1818-1883) vai estabelecer uma crítica as ideias defendidas economistas políticos clássicos.
Marque a única alternativa que contém os economistas políticos clássicos:
A Thomas Gresham (1519-1579) e Jean Baptiste Say (1767-1832).
B Thomas Mun (1575-1641) e Phillip von Hornick (1638-1712)
C François Quesnay (1694-1774) e William Petty (1623-1687).
D Adam Smith(1723-1790) e David Ricardo (1722-1823)
User badge image
Progresso com Exercícios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para identificar os economistas políticos clássicos mencionados na obra de Karl Marx, precisamos analisar as opções apresentadas. A) Thomas Gresham e Jean Baptiste Say - Gresham é mais conhecido por sua lei monetária, enquanto Say é um economista clássico, mas Gresham não é considerado um economista político clássico. B) Thomas Mun e Phillip von Hornick - Ambos são mais associados ao mercantilismo do que à economia clássica. C) François Quesnay e William Petty - Quesnay é um economista clássico, mas Petty é mais associado ao mercantilismo e à economia política inicial. D) Adam Smith e David Ricardo - Ambos são reconhecidos como os principais economistas políticos clássicos, com Adam Smith sendo considerado o pai da economia moderna e David Ricardo um dos seus principais desenvolvedores. Portanto, a única alternativa que contém economistas políticos clássicos é: D) Adam Smith e David Ricardo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Elementos como produção, produção, distribuição, consumo e acumulação de capital constituem-se como elementos carregados de aspectos sociais.
Diante desta reflexão, é correto afirmar:
A O ramo da Economia Política não têm relação com as formas encontradas pelo ser humano para obter renda, produzir ou distribuir bens e serviços, já que trata-se de ciência eminentemente quantitativa.
B Karl Marx analisou o processo de acumulação capitalista em seus estudos, desconsiderando aspectos e elementos sociais de itens como distribuição, produção e até alienação do processo de acumulação capitalista.
C Karl Marx concordava com a visão dos economistas clássicos, os quais enfatizavam que a riqueza dos capitalistas provém de valores como o individualismo, a ganância e da competição, considerados como elementos suficientes para o enriquecimento de qualquer indivíduo social.
D A análise do sistema econômico capitalista deve levar em conta que se trata de um sistema de alienação, de propriedade privada, de ganância, de separação entre trabalho, capital e terra, troca e competição, sendo estas formas de compreensão elucidadas por Karl Marx.

Um conteúdo trabalhado na disciplina de Economia Política Aplicada diz respeito aos pensadores e economistas que ficaram conhecidos como os “Fisiocratas”.
Está correto o que se afirma em:
I Os fisiocratas transferiram o centro da análise do âmbito do comércio para o da produção.
II Os fisiocratas sustentavam a melhoria e valorização do sistema mercantil.
III. Sustentaram que somente a terra, ou a natureza era capaz capaz de realmente produzir algo novo. As demais atividades, como a indústria e o comércio, não fazem mais do que transformar ou transportar os produtos da terra.
A I, III
B I
C II
D I, II.

Neste aspecto, analise as assertivas abaixo:
Está correto o que se afirma em:
I A economia é uma ciência que estuda a administração dos recursos existentes em uma sociedade, bem como a escassez desses recursos e os problemas deles decorrentes.
II A economia, entendida como ciência social, estuda as relações estabelecidas na perspectiva de produção em sociedade, porém, despreocupada com a melhoria de condição de vida da população.
III O economista francês Antoine de Montchrestien (1575-1621), foi um dos primeiros teóricos do mercantilismo e ao qual se atribui a criação da expressão “economia política”. Este pensador defendeu que a ordem social exige a submissão dos mais fortes aos mais fracos.
A I,II
B II, III
C I, II, III
D I.

Para atingir essa finalidade, que pode ser resumida no conceito de bem público, o Estado emprega diversos meios, que variam conforme as épocas, os povos, os costumes e a cultura.
Assinale a alternativa que expressa corretamente a conceituação de poder e autoridade:
A Autoridade é o direito de mandar e dirigir, de ser ouvido e obedecido
B Poder é o direito de mandar e dirigir, de ser ouvido e obedecido
C Autoridade é a força por meio da qual se obriga alguém a obedecer.
D Poder é a força de resistência do estado frente às exigências da sociedade civil.

Mais conteúdos dessa disciplina