Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Como Silveira (2012) nos aponta, ao passo que parem serem protegidas por direitos de autor, as obras precisam ter apenas um requisito: a originalidade. Já as criações que são feitas no âmbito da propriedade industrial, como os modelos de utilidade, desenhos e modelos industriais e as invenções, se baseiam no requisito da novidade, basicamente.
Considerando o exposto, avalie as afirmativas a seguir: I. A originalidade no contexto apresentado precisa ser entendida com um sentido mais subjetivo, relacionado à esfera pessoal do autor. II. Na alçada das criações técnicas é comum acontecer de duas, ou mesmo mais, pessoas chegarem à mesma solução, mesmo independentemente uma da outra. III. Em sentido subjetivo, a novidade traduz uma nova aprendizagem para o próprio sujeito e no sentido objetivo, seria um novo conhecimento para o coletivo.
a. I e II, apenas
b. I e III, apenas
c. I, II e III
d. II e III, apenas
e. II, apenas
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A originalidade no contexto apresentado precisa ser entendida com um sentido mais subjetivo, relacionado à esfera pessoal do autor. Verdadeiro, a originalidade está frequentemente ligada à expressão pessoal e à criatividade do autor, o que a torna subjetiva. II. Na alçada das criações técnicas é comum acontecer de duas, ou mesmo mais, pessoas chegarem à mesma solução, mesmo independentemente uma da outra. Verdadeiro, isso é um fenômeno conhecido como "convergência criativa", onde diferentes indivíduos podem chegar à mesma solução sem conhecimento prévio um do outro. III. Em sentido subjetivo, a novidade traduz uma nova aprendizagem para o próprio sujeito e no sentido objetivo, seria um novo conhecimento para o coletivo. Verdadeiro, essa afirmativa faz uma distinção válida entre a novidade percebida individualmente e a novidade que é reconhecida coletivamente. Com base na análise, todas as afirmativas (I, II e III) são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: c) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com a tecnologia reconfigurando de modo avassalador, a todo momento, nossos produtos e serviços e processos, a maioria das empresas acha que investir montanhas de dinheiro nessa frente é a única maneira de se manter competitivo. Mas isso não é verdade. Design e inovação são muito mais relevantes - duas disciplinas que buscam o que é relevante para as pessoas, por meio da compreensão das necessidades e comportamentos, das demandas e expectativas, dos desejos e das manias dos nossos clientes. Trata-se de olhar o mundo com olhos de usuário, a partir da jornada de quem se envolve com nossos produtos e serviços.
Avalie as afirmativas a seguir em (V) para verdadeiro e (F) para falso.
I. Há uma relação intrínseca entre criatividade e inovação, pois para que exista inovação é necessário que a criatividade esteja envolvida.
II. Um dos modos eficientes para a criação de novos produtos e serviços, ou ainda a adaptação de uma marca existente, é o que envolve os usuários no processo.
III. Assim como nos processos tradicionais, o design busca dar ênfase às hierarquias internas e capacidades essenciais da organização.
a. I, II e III.
b. I e II, apenas.
c. I e III, apenas.
d. II, apenas.
e. II e III, apenas.

No Brasil, como na maior parte do mundo, os produtos inovadores podem ser protegidos de diversas formas e, muitas vezes, receber mais de um tipo de proteção. A principal delas que vêm à cabeça, quando pensamos em design de produto, como tratado nesse tema, talvez seja o registro de desenho industrial.
Considerando o exposto, avalie as afirmativas a seguir:
I. A lei brasileira considera um desenho industrial a forma plástica ornamental de um objeto ou o conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto.
II. O desenho industrial visa solucionar problemas práticos e técnicos, esses aspectos são importantes e são protegidos também pelo registro de desenho industrial.
III. O desenho industrial visa proporcionar um resultado visual novo e original na sua configuração externa, que possa servir de tipo de fabricação industrial.
a. I e II, apenas
b. I e III, apenas
c. II e III, apenas
d. II, apenas
e. I, II e III

No primeiro semestre de 2021 houve um aumento de 51,6% nas solicitações de registro de marcas e de 8,1% nos pedidos de registro de desenho industrial, de acordo com o INPI. Estes dados vão muito além de bons indicadores para o setor. Eles apontam que estamos caminhando em direção a uma mudança de paradigma sobre o que é a propriedade intelectual e qual a sua função para o crescimento dos negócios. Repetimos, quase como um mantra, que propriedade intelectual é estratégia, não burocracia. É uma das ferramentas acessíveis a todos os negócios para transformar inovação em dinheiro.
Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir.
I. Garantir o direito de propriedade intelectual muitas vezes é processo caro e lento, ainda mais se terceiros fizeram a contestação dos requerimentos feitos.
II. Empresas menores, escritórios de design de porte menor, ou ainda, indústrias intensamente dinâmicas, utilizam métodos comerciais para proteger os produtos.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa
d. As asserções I e II são proposições falsas
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I

A internet proporcionou uma série de mudanças na maneira de se lidar com diversas coisas, entre elas, está a visibilidade e o alcance a que os conteúdos chegam, de modo que as barreiras de tempo e espaço entre as pessoas e disseminação de informações praticamente se extinguiu. Com esse imediatismo e com o aperfeiçoamento do ambiente virtual, é muito recorrente que os designers tenham suas peças copiadas e espalhadas na rede sem a devida autorização ou crédito. Quando isso acontece com o trabalho do designer, os pressupostos da ética e das regras que entornam essa entrega são deixados de lado e se trata do cometimento de um crime, pois, fere-se o direito autoral do profissional.
Considerando o exposto, avalie as seguintes afirmativas:
I. Os termos criação e obra possuem o mesmo significado, sendo sinônimos em sua abrangência.
II. Para que uma criação possa receber proteção legal é necessário que esta esteja exteriorizada e concretizada.
III. A questão de autoria presume uma relação entre determinada criação intelectual e seu criador, ou seja, o sujeito ao qual se atribui determinada obra.
a. II e III, apenas
b. I e III, apenas
c. I, II e III
d. III, apenas
e. I, apenas

Para uma empresa de sucesso, a gestão é um dos principais aspectos que deve ser planejado, considerando todas as áreas da empresa e definições de atribuições de forma correta. Assim, é preciso que a gestão estabeleça quais as prioridades a serem abordadas em suas atividades e que possa ter uma estrutura produtiva flexível e ao mesmo tempo apresentar, de maneira clara e objetiva, produtos inovadores. Em relação ao mercado, a empresa deve conhecer a posição que ocupa e se posicionar de maneira próxima aos seus consumidores. Todos esses aspectos, podem ser coordenados pela equipe de design quando esta atua além do departamento de desenvolvimento de produtos.
Considerando o exposto, avalie as afirmativas a seguir:
I. O atrito entre setores de uma corporação é algo frequente, em especial na área da gestão da empresa que é orientada para resultados financeiros, e o departamento de design, que está mais centrado nos fatores humanos.
II. O design pode ser considerado tanto uma atividade quanto um resultado, além disso pode se beneficiar quando seu processo é gerenciado visando atingir os seus objetivos.
III. A empresa é uma entidade comercial, sem fins lucrativos, com a finalidade de oferecer serviços ou produtos para consumidores ou organizações.
a. II e III, apenas.
b. I e III, apenas.
c. I, II e III.
d. I, apenas.
e. I e II, apenas.

Muito se discute no mundo corporativo sobre as habilidades essenciais para um bom colaborador. Essas são muito mais subjetivas, com maior dificuldade para se mensurar, mas que podem ser facilmente reconhecidas no dia a dia. Por isso, a importância de um bom mapeamento de competências que possa levar em conta os talentos não técnicos. Afinal, nós não dispomos de uma matéria acadêmica e específica de “como ser flexível” ou “relacional”. Mas o mercado tem reconhecido cada vez mais as soft skills que aumentam a competitividade e são decisivas para o sucesso.
Considerando o exposto, avalie as afirmativas a seguir:
I. Os processos seletivos e de recrutamento das empresas tendem a valorizar muito as soft skills, justamente porque estas podem ser o diferencial para desempate entre candidatos.
II. Os profissionais que são chamados de peritos ou experts são os que já possuem soft skills bem desenvolvidas, já os profissionais novatos, ainda se limitam às hard skills.
III. Empresas onde predominam as humanidades, o direcionamento para a inovação e o aspecto social, reconhecem que as competências duras são suficientes.
a. II e III, apenas.
b. I, II e III.
c. II, apenas.
d. I e III, apenas.
e. I e II, apenas.

Quem está por dentro das tendências do mercado de trabalho provavelmente já se deparou com dois termos: soft skills e hard skills. Apesar do estrangeirismo, visto que ambos os termos não contam com uma tradução literal, cada vez mais eles têm sido presentes (e decisivos) nos processos seletivos. Independentemente da empresa ou ramo de atuação, o ideal é que os colaboradores contem com habilidades técnicas que o permitam executar determinadas tarefas. Mas é sempre bom frisar que as organizações são formadas por pessoas. Isso significa que as competências socioemocionais também são fatores decisivos na escolha de um ou outro candidato.
Com base nesta informação analise as asserções a seguir:
I. Podemos considerar que para um estudante do ensino médio que deseja se tornar um designer, a primeira hard skill de peso que ele deverá ter é a graduação ou curso técnico na área. No entanto, ainda que ele se forme numa faculdade conceituada, tenha obtido as melhores notas e disponha de um bom repertório técnico é necessário também desenvolver habilidades interpessoais, ou soft skills.
II. Se há dois candidatos para a mesma vaga, sendo um candidato muito qualificado tecnicamente, mas com características comportamentais que precisam ser desenvolvidas, e do outro lado um candidato com qualificações técnicas razoáveis, porém com um perfil pessoal muito bom, o recrutador tenderá a escolher o segundo.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

ais as prioridades a serem abordadas em suas atividades e que possa ter uma estrutura produtiva flexível e ao mesmo tempo apresentar de maneira clara e objetiva produtos inovadores. Em relação ao mercado deve conhecer a posição que ocupa e se posicionar de maneira próxima aos seus consumidores. Todos esses aspectos podem ser coordenados de maneira eficaz através da equipe de design.
Considerando o trecho do enunciado, assinale a alternativa que melhor define o termo Gestão:
a. Processos que estão compreendidos no gerenciamento, na organização, no controle ou na administração de uma empresa.
b. Criação de valor agregado para o consumidor através de um produto com design diferenciado em relação ao já existente.
c. Administração de como designers executam suas tarefas e atividades, bem como o controle da quantidade de projetos que a empresa está desenvolvendo naquele momento.
d. É a preocupação com aspectos estéticos e funcionais para o desenvolvimento de novos produtos de maneira a conquistar novos públicos.
e. Atribuição de aspectos intangíveis a um produto com o intuito de aumentar as vendas das organizações.

Mais conteúdos dessa disciplina