Logo Passei Direto
Buscar
A reforma necessária do pensamento é aquela que gera um pensamento do contexto e do complexo. O pensamento contextual busca sempre a relação de inseparabilidade e as inter-retroações entre qualquer fenômeno e seu contexto, e deste com o contexto planetário. O complexo requer um pensamento que capte relações, inter-relações, implicações mútuas, fenômenos multidimensionais, realidades que são simultaneamente solidárias e conflitivas (como a própria democracia, que é o sistema que se nutre de antagonismos e que, simultaneamente, os regula), que respeite a diversidade, ao mesmo tempo que a unidade, um pensamento organizador que conceba a relação recíproca entre todas as partes (MORIN, 2005). Sobre o conceito de interdisciplinaridade, analise as afirmativas a seguir:
É correto apenas o que se afirma em:
I- A perspectiva interdisciplinar emergiu para superar a fragmentação e a especialização do conhecimento, advindos da epistemologia positivista.
II- Encontra-se articulada com o processo de ensino e aprendizagem, mas desvinculada da organização curricular e opções metodológicas educativas.
III- Apresenta uma relação de cooperação entre os especialistas que integram as disciplinas no mesmo projeto de trabalho educativo.
IV- Objetiva a recuperação da concepção de cultura, papel da escola e do homem, enquanto sujeitos atuantes no processo de ensino e aprendizagem.
a) II, III e IV.
b) I.
c) I, III e IV.
d) II e III.
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- A perspectiva interdisciplinar emergiu para superar a fragmentação e a especialização do conhecimento, advindos da epistemologia positivista. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a interdisciplinaridade busca integrar diferentes áreas do conhecimento para evitar a fragmentação. II- Encontra-se articulada com o processo de ensino e aprendizagem, mas desvinculada da organização curricular e opções metodológicas educativas. Falso, a interdisciplinaridade deve estar articulada com a organização curricular e as metodologias educativas, pois é fundamental para a efetividade do ensino. III- Apresenta uma relação de cooperação entre os especialistas que integram as disciplinas no mesmo projeto de trabalho educativo. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a interdisciplinaridade envolve colaboração entre especialistas de diferentes áreas. IV- Objetiva a recuperação da concepção de cultura, papel da escola e do homem, enquanto sujeitos atuantes no processo de ensino e aprendizagem. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a interdisciplinaridade busca uma visão mais ampla e integrada do conhecimento e do papel dos indivíduos na educação. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I, III e IV. Portanto, a alternativa correta é: c) I, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

"A avaliação é da prática educativa e não de um pedaço dela. O educando também deve participar da avaliação da prática, porque o educando é um sujeito dessa prática. A não ser que nós o tomemos como objeto da nossa prática" (FREIRE, 1982, p.94). O autor questiona as perspectivas tradicionais e pragmatistas que apontam a educação baseada em comportamentos objetivos e controlados, mensurados, observados e determinados, estruturando uma "educação bancária". O autor questiona a função conteudista e informativa, preocupando-se com a prática educativa, incluindo os modos de avaliação emancipadora. Reflita sobre o contexto e avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para a avaliação emancipadora os conteúdos constituem como formas de mediação no processo de ensino e aprendizagem, que se encontram em constante construção gnoseológica, a partir das leituras e apropriações do conhecimento.
II- O processo avaliativo e as demais ações que circulam no contexto escolar, devem se pautar no aprofundamento do conhecimento e na leitura crítica de mundo, na construção e apreensão da realidade por meio de uma consciência crítica.
a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Nas sociedades atuais, muitas são as formas de acesso ao conhecimento, não se podendo atribuir à escola a quase exclusividade desta função. O impacto dos meios de comunicação de massa e, particularmente, da informática está revolucionando as formas de construir conhecimento. E estas formas estão chamadas a se multiplicar nos próximos anos. Por outro lado, a cultura escolar está impregnada pela perspectiva do comum, do aluno padrão, do 'aqui todos são iguais'. No entanto, as escolas estão cada vez mais desafiadas a enfrentar os problemas decorrentes das diferenças e da pluralidade cultural, étnica, social, religiosa etc., dos seus sujeitos e atores (CANDAU, 2008). O currículo como campo de disputas, não se constitui na neutralidade apontada pelas teorias tradicionais, mas a serviço de um grupo de interesses. Assim, currículo intercultural reflete as diferenças não como desigualdades, mas no aspecto da heterogeneidade. Reflita sobre o contexto e avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A perspectiva intercultural destaca a complexidade da educação e questiona as noções centralizadoras e monoculturais do currículo, ressignificando culturas negligenciadas no espaço escolar.
II- A educação intercultural afeta os aspectos do currículo explícito na organização dos objetivos, conteúdos, métodos e processos de ensino e aprendizagem, como também no currículo oculto e nas relações entre os que atuam na comunidade escolar.
a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Hernández (1998, p. 13) alega que "[...] todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto". Nesse sentido, denomina o projeto de trabalho como elemento integrador na construção do conhecimento que se destaca do formato de educação tradicional. A organização da prática educativa por meio dos projetos não se configura como uma metodologia estática, mas como uma forma diferenciada de se conceber a escola e sua função social. Reflita sobre o contexto e avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os projetos de trabalho se fundamentam na elaboração de estratégias para a organização dos conhecimentos escolares com relação à divulgação da informação, a relação entre os diferentes conteúdos que estruturam os problemas ou hipóteses, facilitando a construção dos conhecimentos nos alunos.
II- São organizados por temas e o professor assume a função de pesquisador e os alunos como receptores no processo de construção do seu conhecimento, sendo que elaboram os conhecimentos a partir dos entendimentos advindos das exposições orais dos professores sobre os conteúdos.
a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Na língua portuguesa, há muitas palavras com o mesmo significado ou uma palavra com vários significados, dependendo do contexto. Entretanto, no senso comum, alguns termos são tratados como sinônimos, mesmo não sendo. É o caso de "educação" e "ensino". Referente a estas palavras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A educação refere-se apenas à metodologia aplicada ao conteúdo a ser ministrado pelo professor.
( ) A educação é atuante na formação humana e evolução de uma determinada sociedade.
( ) O ensino constitui-se de forma intencional e organizada por alguém, objetivando a transmissão de informações.
( ) O ensino é um valor atribuído somente à família, tendo a escola pouca interferência no processo de formação humana.
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - F.
c) F - F - V - F.
d) F - V - F - V.

Na história da educação, a representação do currículo evoluiu para além da categorização disciplinar, seleção de conteúdos e instruções didáticas aos professores. Na contemporaneidade, a organização do currículo escolar preconiza em uma de suas preocupações, nas relações disciplinares constituídas por cinco formas distintas: interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e a polidisciplinaridade. Sobre o conceito de interdisciplinaridade, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A ideia de interdisciplinaridade teve início na metade dos anos 1960 na Europa, com maior intensidade nos países da França e Itália.
II- No Brasil, o movimento da interdisciplinaridade inicia nos anos de 1970, com intensidade nos anos de 1980 e 1990.
III- Na década de 90, o movimento se consolidou em nível nacional, expressando um pensamento coeso sobre a interdisciplinaridade.
IV- A definição de interdisciplinar diz respeito à valorização do trabalho de cada disciplina, socializado em reuniões pelos docentes.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

O conhecimento, para Young (2007), assume uma particularidade quando reconhecido como conhecimento curricular ou escolar. O estudioso o denomina de "conhecimento poderoso", quando o conhecimento tem o poder de originar uma nova forma de pensar sobre o mundo. Assim, além da escola desenvolver nos alunos habilidades como leitura, escrita e cálculos, deve também trabalhar o conhecimento poderoso. Sobre o significado de conhecimento poderoso para Young e seu reconhecimento na escola, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Necessidade de professores com conhecimento especializado para que consiga capacitar as pessoas e administrar os conceitos.
II- No decorrer do processo de aprendizagem do conhecimento poderoso, professores e alunos estabelecem relações respeitando suas distintas posições hierárquicas.
III- O conhecimento poderoso independe das situações cotidianas, expresso pelas ciências transmitidas na escola.
IV- Os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula partem da escolha e do conhecimento prévio dos alunos.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina