Logo Passei Direto
Buscar
A reiteração dos julgamentos num mesmo sentido, influenciando a construção do Direito, sendo também fonte do Direito Administrativo, diz respeito à:
Lei.
Analogia.
Doutrina.
Jurisprudência.
Prática Costumeira.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A reiteração dos julgamentos num mesmo sentido, que influencia a construção do Direito e é considerada uma fonte do Direito Administrativo, diz respeito à Jurisprudência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando a jurisprudência dos tribunais superiores:
todos os itens estão corretos.
I A permissão de serviço público será formalizada mediante contrato de adesão, que observará os termos desta lei, das demais normas pertinentes e do edital de licitação, inclusive quanto à precariedade e à revogabilidade unilateral do contrato pelo poder concedente.
II A concessão de serviço público é um ato administrativo pelo qual a Administração Pública transfere a pessoa jurídica ou consórcio de empresas a execução de certa atividade de interesse público coletivo, remunerada através do sistema de tarifas pagas pelos usuários.
III A responsabilidade civil objetiva (art. 37, § 6, CF/88) não se aplica ao permissionário que causa prejuízos a terceiros, em decorrência da prestação de serviço público.
Apenas os itens II e III estão certos.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item I está certo.
Apenas os itens I e III estão certos.

Dispõe a CF/88, em seu art. 175, que incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos.
Em relação à prestação de serviços públicos, considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
Somente por delegação legal implica o fenômeno da descentralização de serviços públicos.
A criação das pessoas jurídicas da Administração Pública Indireta prestadoras de serviços públicos resulta de delegação negocial.
A forma adequada para se efetivar a delegação negocial é o contrato administrativo de concessão de serviços públicos.
A delegação negocial revela a existência de negócio jurídico através do qual o serviço público é prestado por particulares em colaboração com o Estado.
Quando uma lei autoriza a contratação de uma concessão de serviço público, estará ocorrendo, no caso, uma delegação legal.

Determinado poder público municipal constatou que o serviço de transporte público sob concessão não estava sendo prestado de forma adequada e que a concessionária do serviço não estava cumprindo fielmente as normas contratuais, regulamentares e legais pertinentes.
Nessa situação hipotética, de acordo com a Lei n.º 8.987/1995, considerando a avaliação do órgão competente, o poder público poderá
declarar a caducidade da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização, se houver dano.
declarar a caducidade da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após pagamento da indenização relativa aos bens reversíveis, descontado o valor das multas contratuais e de eventuais danos causados pela concessionária.
realizar a encampação, por motivo de interesse público, mediante decreto específico do poder concedente, após prévio pagamento da indenização relativa aos bens reversíveis, descontado o valor das multas contratuais e de eventuais danos causados pela concessionária.
realizar a intervenção na concessão, por meio de decreto do poder concedente, que conterá a designação do interventor, o prazo da intervenção e os objetivos e limites da medida.
realizar a intervenção na concessão, mediante lei autorizativa específica, que disporá sobre o prazo da intervenção, os objetivos e limites da medida, incumbindo ao chefe do Poder Executivo estadual a designação, mediante decreto, do interventor.

Se um serviço público objeto de regime de concessão for, individualmente, negado ou retardado pelo concessionário, poderá o usuário do serviço
exercer seu direito e exigir que o poder concedente preste ele mesmo o serviço que foi por ele concedido.
representar ao Ministério Público para que este defenda os seus interesses em juízo.
Não poderá o usuário recorrer por ação judicial, devendo aguardar que o poder concedente tome as providências cabíveis.
exercer seu direito de obter em ação judicial o serviço ou a sua regularidade.
representar ao poder concedente para que este exerça sua exclusiva legitimidade para cobrar do concessionário a prestação do serviço adequado.

Considere as afirmativas: I. Serviço público é toda utilidade prestada pelo Poder Público em favor da coletividade, vedada delegação da execução a particulares, sob pena de alteração do regime jurídico e desnaturação do objeto. II. Serviço público pode ser prestado diretamente pelo Estado ou por meio de delegação a particulares, o que não afasta a submissão aos princípios que garantem a adequada prestação daquela utilidade aos usuários. III. O princípio da modicidade dos serviços públicos tem por objetivo permitir que o Estado prorrogue reiteradamente os contratos por meio dos quais delega a execução daquelas atividades aos particulares. Está correto o que se afirma em:
I, II e III.
II, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.

O Governo do Estado Alfa, para impulsionar o potencial turístico de uma região cercada de belíssimas cachoeiras, pretende asfaltar uma pequena estrada que liga a cidade mais próxima ao local turístico.
Com base na hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
A concessão pode ser feita mediante licitação na modalidade tomada de preços, caso as obras necessárias estejam orçadas em até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais).
Um grande investidor (pessoa física) pode ser contratado pelo poder concedente, caso demonstre capacidade de realização das obras.
Nenhuma das Respostas Acima
O edital poderá prever, em favor da concessionária, outras fontes de receita além daquela oriunda do pedágio; a renda adicional deve favorecer a modicidade tarifária, reduzindo a tarifa paga pelos usuários.
O poder concedente não poderá exigir no edital garantias do concessionário de que realizará as obras a contento, dado que a essência do contrato de concessão é a delegação de serviço público.

A prestação de atividade caracterizada por lei como serviço público sujeita-se a princípios específicos, entre os quais o da continuidade e igualdade de usuários, razão pela qual
somente podem ser prestados em regime de concessão ou permissão, com cobrança de tarifa, quando assegurado, pelo poder concedente, a gratuidade para os hipossuficientes.
é vedado ao concessionário suspender a prestação do serviço a usuário inadimplente, salvo em virtude de decisão judicial transitada em julgado.
não é possível a sua prestação em regime de concessão ou permissão quando se trata de serviço público de natureza essencial.
não se admite a retomada de serviço concedido, salvo em caso de prestação inadequada ou insuficiente pela concessionária, mediante o instituto da encampação.
não se admite, salvo por decisão judicial transitada em julgado, a paralisação ou interrupção dos serviços pelo concessionário na hipótese de descumprimento de normas contratuais pelo poder concedente.

Mais conteúdos dessa disciplina