Logo Passei Direto
Buscar
Em 9 de abril de 1918, pelo Decreto Estadual nº 2918, o então Presidente do Estado de São Paulo, Dr. Altino Arantes, promulgava o novo Código Sanitário do Estado. O Código Sanitário foi amplamente discutido e emendado no Congresso Legislativo do Estado, por mais de um ano, resultando na absorção de parte das demandas sociais e das reivindicações dos movimentos grevistas do ano anterior, que acabaram sendo incorporadas em alguns artigos dessa lei. Esse código ficou conhecido como a primeira legislação sobre o tema no Brasil.
Do que tratava o referido Código?
a) Mostrava a preocupação do poder público com a segurança e a saúde dos trabalhadores.
b) Cria os serviços especializados de medicina e segurança do trabalho.
c) Regulamentava somente questões de trabalhos em indústrias alimentícias.
d) Regulamentava somente questões referentes aos serviços de limpeza pública, que na época eram precários.
User badge image
Tópicos de Terapia Ocupacional

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao contexto do Código Sanitário do Estado de São Paulo de 1918. a) Mostrava a preocupação do poder público com a segurança e a saúde dos trabalhadores. - Esta opção parece correta, pois o Código Sanitário abordava questões de saúde pública e segurança, refletindo preocupações sociais da época. b) Cria os serviços especializados de medicina e segurança do trabalho. - Embora o Código tenha influenciado a saúde e segurança, não é especificamente mencionado que ele criou esses serviços. c) Regulamentava somente questões de trabalhos em indústrias alimentícias. - Essa opção é muito restritiva, pois o Código tratava de questões mais amplas de saúde pública. d) Regulamentava somente questões referentes aos serviços de limpeza pública, que na época eram precários. - Assim como a opção anterior, essa é uma visão muito limitada do que o Código abordava. Diante da análise, a alternativa que melhor representa o que o Código Sanitário tratava é: a) Mostrava a preocupação do poder público com a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A evolução da Segurança do Trabalho deu-se primeiramente em um cenário mundial e depois foi introduzida no Brasil, foram trazidos vários aspectos e teorias criadas por estudiosos que auxiliaram na elaboração de leis que protegem os trabalhadores. Nesse processo evolutivo da segurança, alguns conceitos foram eternizados e são de muita importância. Sobre esses conceitos, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Teoria do Risco Social: a teoria do risco social fornece suporte ao princípio da responsabilidade estatal, servindo como linha divisória entre os atos regulares e os que rompem o equilíbrio dos encargos e vantagens sociais, em prejuízo de alguns particulares que acabam se sujeitando a um ônus que deveria ser suportado pela coletividade, representada pelo Estado, tendo em vista que os benefícios que geraram estes riscos também são coletivos.
II- Lei das Fábricas: apesar de apresentar regulamentações visando à proteção do trabalhador, não foi eficaz nas questões de segurança do trabalho, pois foi criada especificamente para as indústrias têxteis.
III- Lei da Saúde e Moral dos Aprendizes: estabelecia doze horas de trabalho diárias, proibia o trabalho noturno, tornava obrigatória a lavação das paredes das fábricas, no mínimo duas vezes ao ano, e tornava obrigatório sistemas de ventilação industrial nas fábricas.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

A garantia de condições de trabalho seguras e saudáveis para os colaboradores diretos e indiretos é uma das questões mais importantes da indústria. O acidente é, por definição, um evento negativo e indesejado do qual resulta uma lesão pessoal ou dano material. Essa lesão pode ser imediata (lesão traumática) ou mediata (doença profissional). Assim, caracteriza-se a lesão quando a integridade física ou a saúde são atingidas. O acidente, entretanto, caracteriza-se pela existência do risco. O acidente do trabalho é definido como: "ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou possa resultar lesão pessoal" (ABNT - NBR: 14280). Os acidentes não são inevitáveis, não surgem por acaso, eles são causados, e, portanto, possíveis de prevenção, através de eliminação a tempo de suas causas. De uma maneira geral pode-se dizer que na maior parte dos casos, os acidentes são ocasionados por mais de uma causa. Atos e condições inseguras são conhecidos por todos como sendo a duas causas básicas dos acidentes/incidentes. Dizem que todos os acidentes/incidentes foram causados por dois ou a associação deles. Com base nestas informações considere a seguinte situação: Um operador de uma unidade de determinada refinaria executou o fechamento de uma válvula de controle de grande porte, mas, por considerar mais fácil, o fez através do giro de uma engrenagem ligada à válvula, em vez de utilizar o volante do dispositivo de acionamento afastado da válvula. Em dado momento, sua luva ficou presa entre os dentes da engrenagem, provocando o esmagamento de sua mão.
Com relação à situação exposta, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a causa desse acidente:
a) Fator agente.
b) Ato isolado.
c) Condição insegura.
d) Ato inseguro.

Mais conteúdos dessa disciplina