Logo Passei Direto
Buscar
[ENADE - ENGENHARIA GRUPO III, 2011] Uma bomba de água é movida por um motor elétrico de 18 kW, cuja eficiência é de 90%. A vazão é de 40 litros por segundo. O diâmetro na tubulação é constante, a diferença das cotas entre os pontos (1) e (2) é desprezível e a perda de carga entre esses pontos corresponde a 5 m. As pressões manométricas na entrada e na saída são, respectivamente, de 150 kPa e 400 kPa. Considerando o peso específico da água δ = 10 000 Nm³ e a aceleração da gravidade g = 10 m/s², conclui-se que a eficiência da bomba é de:
40%.
62%.
74%.
50%.
90%
User badge image
Questões Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para calcular a eficiência da bomba, precisamos primeiro determinar a potência hidráulica (Ph) e a potência de entrada (Pe) da bomba. 1. Potência de entrada (Pe): A potência do motor é de 18 kW e a eficiência do motor é de 90%. Portanto, a potência útil que vai para a bomba é: \[ Pe = 18 \, \text{kW} \times 0,90 = 16,2 \, \text{kW} \] 2. Potência hidráulica (Ph): A potência hidráulica pode ser calculada pela fórmula: \[ Ph = \Delta P \times Q \] onde: - \(\Delta P\) é a diferença de pressão em Pa (Pascal). - \(Q\) é a vazão em m³/s. Primeiro, precisamos converter a vazão de litros por segundo para m³/s: \[ Q = 40 \, \text{L/s} = 0,04 \, \text{m³/s} \] A diferença de pressão (\(\Delta P\)) é dada pela diferença entre as pressões manométricas na saída e na entrada: \[ \Delta P = 400 \, \text{kPa} - 150 \, \text{kPa} = 250 \, \text{kPa} = 250.000 \, \text{Pa} \] Agora, podemos calcular a potência hidráulica: \[ Ph = 250.000 \, \text{Pa} \times 0,04 \, \text{m³/s} = 10.000 \, \text{W} = 10 \, \text{kW} \] 3. Eficiência da bomba (\(\eta\)): A eficiência da bomba é dada pela relação entre a potência hidráulica e a potência de entrada: \[ \eta = \frac{Ph}{Pe} \times 100\% \] Substituindo os valores: \[ \eta = \frac{10 \, \text{kW}}{16,2 \, \text{kW}} \times 100\% \approx 61,73\% \] Portanto, a eficiência da bomba é aproximadamente 62%. A alternativa correta é: 62%.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

INMETRO - Engenharia Mecânica, 2010] No contexto de dimensionamento de bombas, o aparecimento de uma cavitação se dá por meio de: NPSH disponível menor que o NPSH requerido. uso de tubulação sucção reta e muito curta. rugosidade do rotor. excesso de escorvamento da bomba. instalação de válvula de retenção nas sucções positivas.

[Itaipu - Engenheiro pleno, 2008] ''Escorvar uma bomba de fluxo'' significa: remover todo o ar da tubulação de sucção e da carcaça, enchendo-a com líquido. remover todo o ar da tubulação de recalque quando houver válvula de retenção na saída da bomba. limpar as paredes internas da carcaça. limpar o crivo e a válvula de pé. limpar o rotor da bomba.

[Itaipu - Engenheiro pleno, 2017] A sigla NPSH vem da expressão Net Positive Suction Head (altura livre positiva de sucção). É um parâmetro importante para escolha do modelo da bomba, bem como para avaliar as condições de operação ou funcionamento do sistema de bombeamento, pois indica que a pressão em algum ponto de uma bomba pode atingir o limite crítico, em que as condições de funcionamento tornam-se precárias e a bomba começa a vibrar. Seus efeitos também são transmitidos para outras instalações, podendo ocasionar danos, muitas vezes, irreversíveis (Azevedo Netto, 1998). Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.
É um fenômeno que ocorre em função de um processo de vaporização, pela formação e destruição de pequenas bolhas ou cavidades (cavitação), ou seja, pela baixa pressão absoluta, chegando até à pressão de vapor do líquido na temperatura em que se encontra.
É um fenômeno que ocorre pela presença de ar no interior da bomba e da tubulação de sucção, que pode ser resolvido com o preenchimento total da tubulação de sucção com o fluido a ser bombeado.
É um fenômeno que ocorre pelo impacto sobre todo o sistema hidráulico, causado pelo retorno da água existente na tubulação de recalque, quando da parada da bomba.
É um fenômeno que ocorre em função da energia que é fornecida continuamente ao fluido por um rotor que gira a alta velocidade, aumentando a energia cinética, que depois é transformada em energia de pressão.
É um fenômeno relacionado ao atrito exercido na parede interna do tubo quando da passagem do fluido pelo seu interior.

Mais conteúdos dessa disciplina