Logo Passei Direto
Buscar
O Parque Estadual de Vila Velha foi criado em 1953 para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em 1966, tem mais de três mil hectares. O conjunto de formações lembra uma cidade medieval com seus castelos e torres em ruínas.
A "taça", conforme imagem anexa, é uma formação em arenito resultante principalmente de qual tipo de intemperismo?
a) Intemperismo Líquido.
b) Intemperismo Biológico.
c) Intemperismo Químico.
d) Intemperismo Físico.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta sobre a formação da "taça" no Parque Estadual de Vila Velha, precisamos entender os tipos de intemperismo. 1. Intemperismo Líquido: Refere-se à ação da água, mas não é um termo técnico comum em geologia. 2. Intemperismo Biológico: Envolve a ação de organismos vivos, como plantas e animais, que podem contribuir para a degradação das rochas, mas não é o principal responsável pela formação de estruturas como a "taça". 3. Intemperismo Químico: Envolve reações químicas que alteram a composição mineral das rochas, mas não é o que forma estruturas como a "taça". 4. Intemperismo Físico: Refere-se à fragmentação das rochas sem alteração da sua composição química, geralmente causado por fatores como variações de temperatura, pressão e ação da água. As formações em arenito, como a "taça", são geralmente resultado do intemperismo físico, que provoca a erosão e a modelagem das rochas. Portanto, a alternativa correta é: d) Intemperismo Físico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os fatores que controlam o intemperismo correspondem ao conjunto de elementos naturais que interferem ou determinam a forma, velocidade e a intensidade de ocorrência dos processos intempéricos.
Sobres tais fatores, analise as afirmativas a seguir:
I- A influência do clima sobre o intemperismo acontece com base na variação e regularidade dos agentes meteorológicos ao longo do tempo: a temperatura, a precipitação e os ventos. Desse modo, o processo de desgaste do relevo e a sequencial erosão apresentam-se de semelhantes formas e intensidades a depender da região climática em que eles se manifestam.
II- O material parental, ou seja, a constituição física da rocha que será intemperizada determinará a intensidade da ação do intemperismo, haja vista que existem formações rochosas mais resistentes e outras menos resistentes à ação dos agentes exógenos de transformação do relevo. A estabilidade dos minerais comuns é relacionada ao inverso de sua ordem de cristalização.
III- A biosfera, presença de material orgânico nos solos, aumenta ou diminui a sua acidez, bem como interfere na composição química da água durante o processo de infiltração. As raízes das plantas intensificam o intemperismo químico ao seu redor, embora a sua presença contribua para a redução do intemperismo físico por diminuir a velocidade de escoamento da água sobre a superfície.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina