Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa incorreta referente às funções do enfermeiro na terapia nutricional segundo a Resolução Cofen n. 0453/2014.
a. Participar na escolha do tipo de dispositivo nutricional a ser utilizado no cliente, de acordo com suas condições de saúde.
b. Imediatamente após a inserção da sonda nasoentérica, infundir a dieta para observar a localização exata da sonda.
c. Avaliar as condições da sonda gástrica, enteral, gastrostomia antes e após cada dieta.
d. Prescrever os cuidados de enfermagem pertinentes ao tipo de dispositivo utilizado pelo cliente.
e. Garantir a administração da dieta com segurança e por meio de bomba de infusão, quando indicada, manter a integridade do sistema.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta em relação às funções do enfermeiro na terapia nutricional segundo a Resolução Cofen n. 0453/2014: a) Participar na escolha do tipo de dispositivo nutricional a ser utilizado no cliente, de acordo com suas condições de saúde. - Correto, o enfermeiro pode participar dessa escolha. b) Imediatamente após a inserção da sonda nasoentérica, infundir a dieta para observar a localização exata da sonda. - Incorreto, pois a infusão da dieta não deve ser feita imediatamente após a inserção da sonda, é necessário confirmar a posição da sonda antes de iniciar a administração. c) Avaliar as condições da sonda gástrica, enteral, gastrostomia antes e após cada dieta. - Correto, essa é uma função do enfermeiro. d) Prescrever os cuidados de enfermagem pertinentes ao tipo de dispositivo utilizado pelo cliente. - Correto, o enfermeiro deve prescrever cuidados adequados. e) Garantir a administração da dieta com segurança e por meio de bomba de infusão, quando indicada, manter a integridade do sistema. - Correto, essa é uma função importante do enfermeiro. Portanto, a alternativa incorreta é: b) Imediatamente após a inserção da sonda nasoentérica, infundir a dieta para observar a localização exata da sonda.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A aspiração de Vias Aéreas consiste na remoção de secreções por meio de sucção das Vias Aéreas Superiores e/ou Vias Aéreas Inferiores e tem como finalidade manter as vias aéreas desobstruídas e melhorar a troca gasosa.
Assinale a alternativa correta, de acordo com a sequência do procedimento:
( ) Colocar os equipamentos de proteção individual; Regular a pressão do aspirador/vacuômetro com a mão considerada não estéril (não dominante), mantendo a pressão conforme recomendação; Remover o equipamento de administração de oxigênio, porém deixando-o próximo para um aporte, com a mão não dominante; lubrificar o catéter com água destilada ou SF 0,9% e inserir delicadamente o cateter pela boca ou nariz sem o vácuo, utilizando um movimento leve enquanto o cliente inspira.
( ) Reunir o material e levá-lo junto ao cliente; higienizar as mãos; colocar o cliente em semi-Fowler ou Fowler e interromper a dieta; abrir a embalagem da sonda (somente a parte que conecta a extensão do tubo coletor); utilize o restante da embalagem para protegê-la, mantendo-a estéril; adapte-a à extensão do aspirador.
( ) Ao término da aspiração traqueal, promover a limpeza da sonda com água destilada ou SF 0,9 % e realizar aspiração nasal e oral; aspirar a nasofaringe e a cavidade oral com o mesmo catéter, se necessário; primeiramente a região nasal e depois a oral; após todas as aspirações, lave a extensão do aspirador com solução estéril e despreze a sonda, enrolando-a na mão e puxando a luva sobre ela.
( ) Com a mão dominante (estéril), introduzir a sonda, mantendo a extensão clampeada para não aplicar sucção; desclampear a extensão e aspirar retirando a sonda com movimentos circulares. Não exceder a 10 segundos nesta fase. Se necessário, repetir o procedimento, mas não realizar mais do que três ou quatro aspirações por sessão.
( ) Deixar o paciente confortável; recolher o material utilizado, encaminhar o material permanente ao expurgo e desprezar os resíduos em local adequado; higienizar as mãos e retirar os EPIs; auscultar os pulmões do paciente e reavaliar suas condições clínicas; realizar as anotações de enfermagem no prontuário, anotando aspecto, volume e coloração da secreção aspirada.
a. 1, 2, 5, 4, 3
b. 2, 4, 1, 3, 5
c. 2, 1, 4, 5, 3
d. 2, 1, 4, 3, 5
e. o, colocar os equipamento de proteção individual, regular o aspirador com a mão não dominante, lubrificar o catéter de aspiração com água destilada, retirar o equipamento de oxigenoterapia e inserir delicadamente para realizar o procedimento; ao término da aspiração traqueal, promover a limpeza da sonda com água destilada ou SF 0,9 % e realizar aspiração nasal e oral; recolocar o equipamento de oxigenoterapia, recolher o material e deixar o cliente e o quarto em ordem, higienizar as mãos. Fazer anotação do procedimento (material utilizado, características da secreção aspirada e intercorrências, se houver).

Terapia Nutricional (TN) é o conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente por meio da Nutrição Parenteral ou da Nutrição Enteral.
Associe a coluna A com a B.
I. Solução ou emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa em clientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.
II. Um grupo formal é constituído de, pelo menos um profissional médico, enfermeiro, nutricionista, farmacêutico, habilitados e com treinamento específico para a prática da Terapia Nutricional (TN), podendo ainda incluir profissionais de outras categorias a critério da unidade hospitalar.
III. Alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada, especialmente formulada e elaborada para uso por sondas ou via oral, industrializado ou não, utilizada exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral em clientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.
IV. Consiste em utilização de dietas alimentares acrescidas de suplementos e/ou em utilização de suplementos de dietas enterais por via oral associada a alimentação diária.
a. I. D; II. C; III. A; IV. B.
b. I. A; II. C; III. D; IV. B.
c. I. D; II. B; III. D; IV. B.
d. I. A; II. C; III. B; IV. D.
e. I. D; II. B; III. D; IV. B.

Comentários: Segundo a Resolução do Cofen n. 0453/2014, estão entre as funções do enfermeiro participar da escolha do tipo de dispositivo nutricional a ser utilizado no cliente, de acordo com suas condições de saúde; avaliar as condições da sonda gástrica, enteral, gastrostomia antes e após cada dieta (como permeabilidade); prescrever os cuidados de enfermagem pertinentes ao tipo de dispositivo utilizado pelo cliente e garantir a administração da dieta com segurança e por meio de bomba de infusão, quando indicada, manter a integridade do sistema. Referente à inserção da sonda enteral, deve-se encaminhar o paciente para realização de exame de imagem (Raio X) antes da administração da dieta para confirmar posicionamento e, portanto, NÃO se deve administrar dieta enteral antes de confirmar seu posicionamento. Por isso, a alternativa incorreta é a B.
Os procedimentos de sondagem gástrica, enteral, gastrostomia, exigem conhecimento técnico e científico do enfermeiro, no sentido de reconhecer os materiais específicos para cada tipo de procedimento. No caso do procedimento de sondagem gástrica, a sonda correspondente para o procedimento é:
a. DobbHoff.
b. Levine.
c. Látex.
d. Folley.
e. Kimberly-Clark.

Mais conteúdos dessa disciplina