Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Outros
Leia o fragmento de texto: "Platão não desdenha os poderes da arte, em última instância, porque também não desdenha os poderes da sensibilidade. Nada que chegue aos olhos e ouvidos dos mais jovens é inofensivo no processo de formação de suas almas".
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, assinale a alternativa correta sobre os elementos conceituais da noção de beleza em Platão:
A O prazer em si é um bem e tudo o que é prazeroso é belo.
B A beleza é efêmera.
C A beleza está fundamentada na verdade.
D A beleza está associada aos sentidos.
E A beleza está associada a imagem.
User badge image
Desvendando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta sobre os elementos conceituais da noção de beleza em Platão, vamos analisar as alternativas: A) O prazer em si é um bem e tudo o que é prazeroso é belo. - Platão não considera o prazer como a única medida da beleza, pois ele busca uma beleza que transcende o prazer sensorial. B) A beleza é efêmera. - Platão acredita em uma beleza ideal e eterna, não efêmera. C) A beleza está fundamentada na verdade. - Esta alternativa está alinhada com o pensamento platônico, que relaciona a beleza à verdade e ao mundo das ideias. D) A beleza está associada aos sentidos. - Embora Platão reconheça a importância dos sentidos, ele acredita que a verdadeira beleza vai além da percepção sensorial. E) A beleza está associada à imagem. - Platão critica a arte como uma mera imitação e não considera a beleza como algo que se limita a imagens. Diante dessa análise, a alternativa correta sobre os elementos conceituais da noção de beleza em Platão é: C) A beleza está fundamentada na verdade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto: "A arte não é apenas uma comunicação de emoções, mas também a constituição de conhecimentos sensíveis capazes de promover o entendimento de uma parcela do mundo que nenhuma outra reflexão silogística alcançaria".
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, assinale a alternativa que traz a importância da educação estética formulada por Schiller:
A Schiller não vê importância na educação estética, pois ele só contempla a razão.
B Para Schiller, a estética aprisiona o homem sob o domínio da natureza.
C Para Schiller, a estética educa o homem para que se adeque bem à sociedade, pois faz com eu ele saia do mal estar e viva bem.
D Schiller viu na educação estética a possibilidade de harmonizar duas tendências humanas: o homem é tanto natureza quanto razão.
E A estética para Schiller é algo que ajuda as pessoas a se adaptarem ao mundo como ele é, pois a arte imita a vida.

Considere o extrato de texto: “E, no entanto, essa dupla acepção de 'estético' e de sua respectiva recusa, no caso de Platão, que não conhece investigação nem especificamente estética nem especificamente metafísica, se desdobra a partir de uma única fonte, a um só tempo estética e metafísica”.
Levando em consideração as informações do dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação aponte a alternativa que corresponde aos questionamentos que Platão fez sobre a arte:
A Platão via na arte uma ameaça, pois leva à corrupção do caráter e à destruição do intelecto.
B Platão via na arte somente coisas boas e não fazia questionamentos.
C Platão deixou de perceber na arte a força e o prazer que ela fornece.
D O filósofo grego, em sua imensa capacidade de percepção, via na arte apenas algo inebriante.
E Na cidade idealizada por Platão a arte seria livre e muito presente.

Considere a informação a seguir: "Conforme elucida Lima Vaz, ethos (Hábito, Casa) é sinônimo do termo latino mores (moral). E significa 'costumes', 'hábitos'."
Considerando estas informações e os conteúdos da Aula 1, Videoaula 2, Tema 2, da disciplina de Ética, estética e educação sobre a questão da moral, é correto afirmar que:
A Moral é o conjunto de regras e condutas admitidas em determinadas épocas, consideradas válidas.
B Moral é absoluta em todos os lugares e épocas.
C Todos os lugares do mundo possuem a mesma moral.
D Religião normalmente não traz nenhum elemento moral.
E A educação não tem a função de educar moralmente um ser humano.

Atente para a citação: "Dewey não relaciona o útil ao prazer, mas à adaptação e ao ajuste para viver bem. A moral surgiu como a linguagem: os hábitos foram se transformando em regras sintáticas (gramática) e semânticas conforme o comportamento complexo se estabelecia nas sociedades ao longo do tempo".
A alternativa correta é a opção:
A A ética, como imposição dos costumes para agir em vista da moral, exclui também bases biológicas.
B A responsabilidade pelo outro tem implicações irrecusáveis na educação, para docentes, pais, educadores em geral e para os alunos.
C A ética fundamenta-se na responsabilidade individual, distante do outro, conviver e construir um mundo de bem-estar parte apenas do indivíduo.
D Embora sem importância para a sociedade, a ética precisa ser revista e questionada no ambiente da docência.
E Ética e docência se autoexcluem, pois uma é do âmbito subjetivo, e a outra apenas coletiva.

Leia o fragmento de texto: "A moral é, antes de tudo, uma autoimposição (livre e consciente). Desse modo, no que diz respeito à moral, somos o ator, o espectador, o juiz e o algoz de nós mesmos".
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação identifique a alternativa que apresenta corretamente o significado do termo latino mores, raiz da palavra moral em português:
A O significado de mores está ligado ao domínio prático da vida, das condutas, da ação vivida.
B O termo mores nos remete à ciência e ao domínio abstrato da experiência.
C Mores se refere aos princípios que regulamentam a vida social e individual.
D A moral é um código de regras imposto social e autoritariamente.
E O termo mores indica condutas impostas pelo Estado ao indiví

O termo latino mores nos remete ao domínio prático da vida, das condutas, da ação vivida. Assim, moral seria, o conjunto de normas, princípios e valores aceitos livre e conscientemente que regulamentam a nossa vida social e individual, tendo como critério de referência o bem, ou a boa conduta. É o guia que nos conduz para o caminho do bem e, com a aprovação dos outros e, sobretudo, de nós mesmos, de nossa consciência. A moral é antes de tudo uma autoimposição (livre e consciente). Desse modo, no que diz respeito à moral, somos o ator, o expectador, o juiz e o algoz de nós mesmos (livro-base, p. 28).
Com base no texto, assinale a alternativa correta sobre o termo mores.
A O termo mores nos remete à ciência e ao domínio abstrato da experiência.
B Mores se refere aos princípios que regulamentam a vida social e individual.
C A moral é um código de regras imposto social e autoritariamente.
D O termo mores indica condutas impostas pelo Estado ao indivíduo.

O ato de educar toma o professor como fonte e recurso: sua mediação contribui para que os alunos aprendam a decodificar o mundo, a ler a realidade, a identificar seus problemas e a compreender suas contradições. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética, estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P. 128.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Ética, estética e Educação sobre a ética na educação e suas características, assinale a alternativa correta:
A As deficiências éticas da vida pública estão relacionadas aos governantes e seus familiares.
B A escola deveria reforçar, complementar, às vezes até substituir, a educação moral que as crianças adquiriram em casa ou na igreja.
C A ética não possui lugar na escola que não deve desenvolver a educação moral.
D Ética e educação não se relacionam.
E É desnecessário se preocupar com a ética, pois a educação por si só já é suficiente.

Mais conteúdos dessa disciplina