Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “O Conselho de Direitos Humanos é o principal fórum intergovernamental no âmbito das Nações Unidas para tratar de questões relativas aos direitos humanos. Foi criado em 2006 para substituir a Comissão de Direitos Humanos, figurando, portanto, como fruto de um processo reformador dos mecanismos para proteção e promoção dos direitos humanos no seio da ONU. A antiga Comissão de Direitos Humanos foi criada pelo Conselho Econômico e Social (ECOSOC) em 1946. Tinha a função primordial de formular propostas, recomendações e relatórios sobre qualquer matéria relativa a direitos humanos e era composta por representantes de Estados eleitos pelo ECOSOC para mandatos renováveis com duração de três anos. A composição do órgão foi alargada sucessivas vezes até contar com 53 membros na data de sua extinção. A Comissão elaborou a DUDH em 1948 e, em 1966, o PIDCP e o PIDESC, além de outras sete das nove grandes convenções temáticas para a proteção de direitos humanos no âmbito da ONU. Ademais, desenvolveu a prerrogativa de receber comunicações individuais e de estabelecer procedimentos especiais”. Entretanto, passou a ser constante alvo de crítica: a percepção que se difundiu é a de que teria se tornado excessivamente politizada.
Com base nos seus conhecimentos sobre o Conselho de Direitos Humanos da ONU, analise as afirmativas abaixo assinalando V para verdadeiro e F para falso. Após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Em substituição à Comissão, o Conselho foi mantido como o principal órgão formador de standards de proteção de direitos humanos da ONU. Foi encarregado de promover o respeito universal aos direitos humanos e às liberdades fundamentais para todos.
II. O Conselho é guiado pelos seguintes princípios: universalidade, imparcialidade, objetividade, não seletividade, bem como pelo diálogo e pela cooperação internacionais.
III. O Conselho é composto por representantes de todos os Estados democráticos do globo. São eleitos pela maioria absoluta dos membros da Assembleia Geral, por meio de voto aberto, para um mandato de cinco anos. É permitida reeleição imediata depois de cumpridos dois mandatos subsequentes.
IV. A candidatura para o Conselho é aberta a todos os Estados-membros da ONU. Os Estados votantes na Assembleia Geral devem considerar a contribuição dos candidatos para a promoção e a proteção dos direitos humanos, bem como os compromissos assumidos pelos candidatos durante a campanha para a eleição.
A V, F, V, V
B V, V, F, V
C V, F, F, V
D F, V, F, V
E V, F, V, F
User badge image
DireitosHumanizados

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre o Conselho de Direitos Humanos da ONU: I. Em substituição à Comissão, o Conselho foi mantido como o principal órgão formador de standards de proteção de direitos humanos da ONU. Foi encarregado de promover o respeito universal aos direitos humanos e às liberdades fundamentais para todos. É verdadeira (V). O Conselho de Direitos Humanos realmente assumiu essa função após a extinção da Comissão de Direitos Humanos. II. O Conselho é guiado pelos seguintes princípios: universalidade, imparcialidade, objetividade, não seletividade, bem como pelo diálogo e pela cooperação internacionais. É verdadeira (V). Esses princípios são fundamentais para a atuação do Conselho de Direitos Humanos. III. O Conselho é composto por representantes de todos os Estados democráticos do globo. São eleitos pela maioria absoluta dos membros da Assembleia Geral, por meio de voto aberto, para um mandato de cinco anos. É falsa (F). O Conselho não é composto apenas por Estados democráticos; ele inclui representantes de diversos Estados, independentemente de seu regime político. IV. A candidatura para o Conselho é aberta a todos os Estados-membros da ONU. Os Estados votantes na Assembleia Geral devem considerar a contribuição dos candidatos para a promoção e a proteção dos direitos humanos, bem como os compromissos assumidos pelos candidatos durante a campanha para a eleição. É verdadeira (V). A candidatura é, de fato, aberta a todos os Estados-membros, e os critérios mencionados são considerados durante a eleição. Portanto, a sequência correta é: V, V, F, V. A alternativa que apresenta essa sequência é a B) V, V, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto abaixo e depois responda à questão: "O procedimento da Corte EDH é regido pela Convenção, em menor parte, mas principalmente seu Regulamento (Rules of Court). Este é composto por 111 artigos e é de autoria da própria Corte, conforme previsto no art. 25, “d”, da Convenção. A legitimidade ativa se refere a indivíduos, a grupos de indivíduos, a ONGs ou mesmo Estado que alegue ter sido vítima de violação, caso no qual um Estado apresentará queixa em face de outro. Além disso, a jurisprudência da Corte EDH reconheceu a possibilidade de pessoas jurídicas no polo ativo das demandas, como no Caso Autronic AG vs. Suíça (Council of Europe, 1990). É um elemento marcante do SEDH a possibilidade de que indivíduos acionem diretamente o sistema de proteção por meio da Corte, sendo que qualquer pessoa, grupo ou ONG poderá acessar o organismo responsável pela supervisão no caso de queixas individuais."
Partindo dos conteúdos trabalhado no livro “Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional”, que trata sobre a política de prioridades da Corte Europeia de Direitos Humanos no processamento de petições, analise as afirmativas abaixo, entre verdadeiras (V) e falsas (F), e selecione a alternativa que apresenta a sequência correta acerca das categorias que possuem prioridade na tramitação.
( ) Questões de opinião pública: queixas de violações apresentadas e disseminadas por meios de comunicação de massa.
( ) Queixas urgentes: em que há risco particular à vida ou à integridade física do peticionário.
( ) Questões de interesse geral: são as primeiras queixas que possam ter efeitos na efetividade do sistema, seja uma situação estrutural, sejam aquelas situações que se referem a questões capazes de trazer implicações à legislação doméstica do Estado.
( ) Queixas potencialmente bem fundamentadas nos artigos alegados.
A V, F, V, V
B F, V, V, V
C F, V, V, F
D V, V, F, F
E F, V, F, V

Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “Inicialmente, acreditava-se que a Corte IDH não teria um impacto tão grande na proteção dos direitos humanos, considerando o contexto das ditaduras civil-militares vividas em muitos Estados. E, de fato, durante muito tempo, a experiência do órgão foi reduzida: a Corte foi estabelecida em 1979, mas só em 1986 recebeu seu primeiro caso contencioso”.
Com base nos seus conhecimentos sobre a Corte Interamericana de Direitos Humanos, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta:
I. Com vistas a assegurar a proteção, o respeito e o cumprimento dos direitos consagrados na Convenção Americana sobre Direitos Humanos (CADH), foi criada a Corte Interamericana de Direitos Humanos, como seu órgão judicial autônomo.
II. O principal objetivo da Corte é julgar casos de violações dos direitos consagrados na Convenção Americana sobre Direitos Humanos (CADH).
III. Trata-se de um órgão que tem as funções consultiva e contenciosa de solução de casos, sendo esta última realizada por meio de sentenças ou medidas provisórias de proteção.
IV. Trata-se de um órgão que tem as funções de promoção e de controle e supervisão dos direitos humanos no continente africano.
A Está correta apenas a afirmativa I
B Estão corretas apenas as afirmativas I e III
C Estão corretas apenas as afirmativas II e IV
D Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
E Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III

Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “O continente americano nos dá o segundo exemplo de regionalização dos Direitos Humanos, no âmbito da OEA e da cooperação interamericana, ao instituir um mecanismo de proteção sofisticado, fortemente inspirado no modelo europeu. A qualidade do discurso de proclamação contrasta - deve-se afirmar - singularmente, com a situação real dos Direitos Humanos na América Central ou na América do Sul”.
Com base nos seus conhecimentos sobre o Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos (SIDH), analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz a análise correta.
I. Existem dois sistemas de proteção em Direitos Humanos e Justiça internacional que embasam o sistema interamericano de proteção dos direitos humanos.
II. O primeiro é o sistema de responsabilização dos Estados americanos, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o segundo é o sistema da Convenção Americana de Direitos Humanos.
III. Os antecedentes do SIDH são marcados pela Declaração Europeia de Direitos Humanos, de 1948, bem como por outros instrumentos jurídicos que o precederam.
IV. O SIDH é fundamentado por questões normativas, como a Declaração Americana de Direitos e Deveres do Homem, a Carta da Organização dos Estados Americanos, a Convenção Americana de Direitos Humanos.
A Está correta apenas a afirmativa II
B Estão corretas apenas as afirmativas I e III
C Estão corretas apenas as afirmativas II e III
D Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
E Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III

Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “Na Conferência Interamericana sobre Problemas da Guerra e da Paz, que ocorreu de 21 de fevereiro a 8 de março de 1945, na Cidade do México, havia uma forte vontade de criar um instrumento na região americana cujo objetivo principal seria a proteção dos direitos humanos. Dessa conferência, foi encomendada ao Comitê Jurídico Interamericano a redação de um anteprojeto da Declaração de Direitos e Deveres Internacionais do Homem (Ledesma, 2004, p. 31). Na IX Conferência Internacional Americana, celebrada em Bogotá, de 30 de março a 2 de maio de 1948, os Estados americanos aprovaram dois importantes instrumentos jurídicos em matéria de direitos humanos: a Carta da Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem.”
Com base nos seus conhecimentos sobre a Organização dos Estados Americanos (OEA), analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz a análise correta:
I. A Carta da OEA proclama, já em seu preâmbulo, “um regime de liberdade individual e de justiça social, fundado no respeito dos direitos essenciais do homem”.
II. A Carta da OEA consagra, dentro das Nações Unidas, a OEA como um organismo de abrangência estritamente regional (quer dizer, subnacional).
III. Dentre os seus princípios, reafirma os direitos fundamentais da pessoa humana, sem fazer distinção de raça, nacionalidade, credo ou sexo.
IV. O único (e exclusivo) requisito para a titularidade de direitos é a condição de pessoa dotada de saber e conhecimento técnico.
A - Está correta apenas a afirmativa II
B - Estão corretas apenas as afirmativas I e III
C - Estão corretas apenas as afirmativas II e IV
D - Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
E - Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III

Mais conteúdos dessa disciplina