Logo Passei Direto
Buscar
Classifique como Verdadeira ou Falsa cada uma das afirmativas abaixo:
(0) Se numa economia o investimento é superior à poupança doméstica, o saldo total do balanço de pagamentos é necessariamente negativo.
(1) Para neutralizar o efeito de um aumento de reservas internacionais sobre a base monetária, o Banco Central deve contrair o crédito doméstico líquido.
(2) O balanço de pagamentos tem um impacto monetário expansionista sempre que há um superávit em transações correntes.
(3) Se um país tem um déficit em transações correntes superior ao ingresso de investimento direto líquido, sua dívida externa líquida aumenta.
(4) Um país devedor, que logrou pagar parte dos juros externos devidos, através de uma transferência de recursos reais ao exterior, tornou-se um exportador de capitais.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos classificar as afirmativas como Verdadeira (V) ou Falsa (F): (0) F - Se o investimento é superior à poupança doméstica, isso pode indicar que o país está financiando o investimento com capital externo, mas não significa necessariamente que o saldo do balanço de pagamentos é negativo. (1) V - Para neutralizar o efeito de um aumento de reservas internacionais sobre a base monetária, o Banco Central deve contrair o crédito doméstico líquido. (2) F - Um superávit em transações correntes não necessariamente resulta em um impacto monetário expansionista, pois depende de como esses recursos são utilizados. (3) V - Se um país tem um déficit em transações correntes superior ao ingresso de investimento direto líquido, sua dívida externa líquida realmente aumenta. (4) F - Um país que paga parte dos juros externos através de uma transferência de recursos reais ao exterior não se torna um exportador de capitais, mas sim um devedor que está cumprindo suas obrigações. Espero que isso ajude nos seus estudos!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1.1 Seção ESAF
Com relação aos lançamentos no balanço de pagamentos, pode-se afirmar que
a) qualquer operação de importação deve necessariamente ter como contrapartida lançamento na conta "haveres a curto prazo no exterior".
b) qualquer operação envolvendo donativos deve necessariamente ter como contrapartida lançamento na conta de importações.
c) as transferências unilaterais devem ter necessariamente como contrapartida lançamentos na conta "haveres a curto prazo no exterior".
d) as amortizações de empréstimos fazem parte dos movimentos de capitais autônomos ao passo que o pagamento de juros de empréstimos fazem parte do balanço de serviços.
e) é possível um lançamento no balanço de pagamentos se contrapartida de lançamento em outra conta, desde que tal lançamento não seja proveniente de operações de exportação ou de importação.

1.1 Seção ESAF
Considere os seguintes dados que refletem as relações de uma economia hipotética com o resto do mundo, num determinado período de tempo, em unidades monetárias:
- exportações com pagamento a vista: 100;
- importações com pagamento a vista: 50;
- entrada de investimento direto externo sob a forma de máquinas e equipamentos: 200;
- pagamento de juros de empréstimos, remessa de lucros e pagamento de aluguéis: 80;
- amortização de empréstimos: 50.
a) o saldo da balança comercial é de +50; o saldo da balança de serviços é de -130; o saldo em transações correntes é de -230; e o saldo total do balanço de pagamentos é de -80.
b) o saldo da balança comercial é de +50; o saldo da balança de serviços é de -80; o saldo em transações correntes é de -230; e o saldo total do balanço de pagamentos é de -80.
c) o saldo da balança comercial é de -150; o saldo da balança de serviços é de -130; o saldo em transações correntes é de -230; e o saldo total do balanço de pagamentos é de -80.
d) o saldo da balança comercial é de -150; o saldo da balança de serviços é de -80; o saldo em transações correntes é de +230; e o saldo total do balanço de pagamentos é nulo.
e) o saldo da balança comercial é de -150; o saldo da balança de serviços é de -80; o saldo em transações correntes é de -230; e o saldo total do balanço de pagamentos é de -80.

1.1 Seção ESAF
São medidas que tendem a corrigir déficits no balanço de pagamentos:
a) elevação do nível de atividade econômica, redução das taxas internas de juros, desvalorização da taxa nominal de câmbio
b) redução do nível de atividade econômica, redução no nível geral de preços internos, elevação das taxas internas de juros
c) redução do nível de atividade econômica, redução das taxas internas de juros, desvalorização da taxa nominal de câmbio
d) elevação do nível de atividade econômica, redução das taxas internas de juros, redução no nível geral de preços internos
e) elevação do nível de atividade econômica, elevação das taxas internas de juros, elevação no nível geral de preços internos

1.1 Seção ESAF
Para que o Brasil passe a ter o Produto Nacional Bruto maior que o Produto Interno Bruto, em um determinado período de tempo, deverá apresentar neste período
a) superávit no conjunto de operações que envolvem o pagamento de bens e serviços.
b) superávit no conjunto de operações que envolvem o pagamento de serviços de fatores de produção e transferências unilaterais.
c) superávit na balança comercial.
d) superávit na balança de pagamentos.
e) superávit na balança de pagamentos em transações correntes.

1.1 Seção ESAF
Com base nas identidades macroeconômicas básicas, é correto afirmar que:
a) no Brasil, o produto nacional bruto é maior do que o produto interno bruto.
b) se o país obteve um saldo positivo no saldo do balanço de serviços de fatores, então o produto nacional bruto será maior do que o produto interno bruto.
c) se o saldo em transações correntes for nulo, o produto nacional bruto será igual ao produto interno bruto.
d) se o saldo total do balanço de pagamentos for positivo, então o produto nacional bruto será maior do que o produto interno bruto.
e) independente das contas externas do país, o produto interno bruto é necessariamente maior do que o produto nacional bruto.

1.1 Seção ESAF
Com base no balanço de pagamentos, é correto afirmar que:
a) o saldo dos movimentos de capitais autônomos tem que ser necessariamente igual ao saldo do balanço de pagamentos em transações correntes.
b) as transferências unilaterais têm como única contrapartida de lançamento a balança comercial.
c) o saldo total do balanço de pagamentos é necessariamente igual a zero.
d) os lucros reinvestidos são lançados com sinal positivo nos movimentos de capitais e com sinal negativo no balanço de serviços.
e) as amortizações fazem parte do balanço de serviço.

1.1 Seção ESAF
Considere os seguintes dados para uma economia hipotética, em unidades monetárias e num determinado período de tempo:
déficit comercial = 100;
transferências unilaterais recebidas = 10;
saldo líquido positivo do movimento de capitais autônomos = 100.
a) o balanço de serviços apresentou saldo negativo de 110 e o saldo em transações correntes foi deficitário em 110.
b) o saldo do balanço de serviços foi nulo e o saldo em transações correntes foi deficitário em 90.
c) o balanço de serviços apresentou saldo negativo de 10 e o saldo em transações correntes foi deficitário em 100.
d) o saldo do balanço de serviços foi nulo e o saldo em transações correntes foi deficitário em 110.
e) o saldo do balanço de serviços foi igual ao saldo em transações correntes.

1.1 Seção ESAF
Considere as seguintes informações:
A = saldo da balança comercial
B = saldo da balança de serviços
C = saldo das operações de transferências unilaterais
D = saldo em transações correntes
E = movimento de capitais autônomos
F = movimento de capitais compensatórios
G = saldo total do balanço de pagamentos
a) A + B + C = D + E + F + G
b) A + B + C + D + E + F + G = 0
c) A + B + C + E + F = 0
d) G = 0
e) A + B + C = D = G = 0

1.1 Seção ESAF
Com relação ao Balanço de Pagamentos de um país é falso afirmar que:
a) denomina-se transferência líquida de recursos para o exterior o saldo das exportações de bens e serviços não fatores sobre as importações de bens e serviços não fatores;
b) a renda líquida recebida ou enviada ao exterior é igual ao saldo de serviços fatores mais o de transferências unilaterais;
c) o saldo em transações correntes possui um significado macroeconômico bem preciso, indicando o quanto o país exporta e importa de poupança para o financiamento da sua formação de capital;
d) o saldo total do balanço de pagamentos corresponde exatamente à variação física das reservas internacionais;
e) não é possível que o saldo de transações correntes e o saldo da conta de capitais tenham o mesmo sinal simultaneamente.

1.1 Seção ESAF
Com base no balanço de pagamentos, é incorreto afirmar que:
a) o saldo positivo no balanço de pagamentos num determinado período é necessariamente igual ao volume de reservas em moeda estrangeira do país nesse período.
b) os serviços de fatores correspondem aos pagamentos ou recebimentos em função da utilização dos fatores de produção.
c) as amortizações de empréstimos fazem parte dos movimentos de capitais autônomos.
d) o pagamento de juros sobre empréstimos são registrados na balança de serviços.
e) uma transferência unilateral realizada em mercadoria tem necessariamente como contrapartida lançamento na balança comercial.

Mais conteúdos dessa disciplina