Foi o linguista Ferdinand de Saussure quem nos alertou sobre a possibilidade de estudarmos a língua sob dois aspectos: sincrônico e diacrônico. Assim, assinale a alternativa que contenha uma análise diacrônica da língua: O plural de mãe e mães o plural de PÃO é PÃES; o plural de CIDADÃO é CIDADÃOS Não desespere-se! ¿ o pronome átono deve estar proclítico Ali se encontrava Andréia e sua amiga ¿ o verbo concorda com o núcleo mais próximo do sujeito composto o vocábulo avença é um termo arcaico, que significa ACORDO; entretanto, manteve-se na palavra desavença.
Leia o trecho a seguir: "Os pássaros, as abelhas, os caranguejos, os lobos e muitos outros animais conseguem de algum modo se comunicar. As informações que dão são limitadas e as emoções que a exprimem são do tipo medo e avisos. Os seus sistemas de comunicação são rígidos e limitados. São sistemas condicionados por símbolos, o que não é o caso da linguagem humana." (FROMKIN; RODMAN.Introdução à linguagem. Portugal: Almedina, 1993.) A partir da leitura do trecho, assinale a alternativa INCORRETA. Linguagem e língua são a mesma coisa. Assumindo o termo linguagem, em um sentido restrito, devemos pensar que apenas a linguagem humana apresenta certas complexidades. Todos os animais, sejam eles racionais ou não, apresentam uma forma de comunicação. O termo linguagem, em um sentido amplo, refere-se a qualquer forma de comunicação. A linguagem humana é limitada a certas questões ligadas à sobrevivência da espécie, como abrigo e comida.
Embora desde princípios deste século linguistas como Antoine Meillet e Ferdinand de Saussure tenham chegado a configurar a língua como um fato social, rigorosamente enquadrado na definição dada por Emile Durkheim, só nos últimos vinte anos, com o desenvolvimento da Sociolinguística, as relações entre a língua e a sociedade passaram a ser caracterizadas com maior precisão. A apreensão da língua como forma de linguagem de que trata o trecho de Cunha e Cintra está relacionada ao conceito de linguagem que utiliza tanto elementos verbais quanto elementos não-verbais nas situações comunicativas. com características típicas da espécie animal (no sentido lato) ou da espécie humana (no sentido stricto). como fato social, determinante nas relações sociais, que são próprias do homem. que utiliza fatos sociais explícitos de última hora. como forma de comunicação, que envolve o uso de todos os modos plausíveis de estabelecer a troca comunicativa.
Conforme Fiorin (2006, p. 55), a realidade só tem existência para os homens quando é nomeada, ou seja, só percebemos no mundo o que nossa língua nomeia. Essa afirmativa diz respeito a que postulado saussuriano? Diacronia e sincronia. Signo linguístico. Língua e fala. Sistema e norma. Denotação e conotação.
A MORFOLOGIA está para as palavras assim como A SEMÂNTICA está para a frase A MORFOSSINTAXE está para os morfemas nenhuma das alternativas A SINTAXE está para os sentidos linguísticos A FONOLOGIA está para os sons da língua