Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: “O Cryptosporidium spp. era considerado um patógeno oportunista que acometia apenas pessoas imunodeprimidas, mas o número de casos em indivíduos imunocompetentes vem se tornando cada vez mais frequente. Trata-se, na atualidade, de um patógeno intestinal distribuído em todo o mundo. Esta ocorrência é dependente de fatores que incluem o clima, a idade e outros aspectos demográficos de uma população; em crianças com idade entre 1 a 5 anos com diarreia, o Cryptosporidium spp é frequentemente apontado como o patógeno causador da infecção.” Fonte: NASCIMENTO, W. R. C. et al. Presença de Cryptosporidium spp. em crianças com diarréia aguda em uma creche pública de Recife, Estado de Pernambuco. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. v. 42, n. 2, 2009, p. 175.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a criptosporidiose, pode-se afirmar que a contaminação com oocistos pode ocorrer:
pelo contato com fezes de ratos e cachorro
pelo contato com partículas suspensas no ar.
pela picada de mosquitos contaminados.
pelo contato com fezes de gato ou cachorro
pelo contato com sangue de pessoas contaminadas.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta sobre a contaminação por Cryptosporidium spp., é importante entender como esse patógeno é transmitido. O Cryptosporidium é um protozoário que se dissemina principalmente por meio de oocistos presentes nas fezes de animais e humanos. Analisando as alternativas: 1. pelo contato com fezes de ratos e cachorro - Embora a contaminação possa ocorrer por fezes de animais, ratos não são os principais vetores conhecidos para Cryptosporidium. Cachorros, por outro lado, podem ser uma fonte de contaminação. 2. pelo contato com partículas suspensas no ar - Essa forma de transmissão não é típica para Cryptosporidium, que é transmitido principalmente por via fecal-oral. 3. pela picada de mosquitos contaminados - Cryptosporidium não é transmitido por mosquitos, então essa alternativa está incorreta. 4. pelo contato com fezes de gato ou cachorro - Esta é uma forma reconhecida de transmissão, já que gatos e cachorros podem excretar oocistos nas fezes. 5. pelo contato com sangue de pessoas contaminadas - Cryptosporidium não é transmitido pelo sangue, mas sim por via fecal-oral. Diante da análise, a alternativa correta é: pelo contato com fezes de gato ou cachorro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “Muitas espécies e genótipos do protozoário apicomplexano Cryptosporidium podem infectar humanos e apresentar uma ampla variedade de animais hospedeiros. As espécies zoonóticas e genótipos de Cryptosporidium são aquelas transmitidos de hospedeiros animais para humanos, e as espécies e genótipos não zoonóticos são adaptados ao hospedeiro sem evidência de transmissão de animais para humanos.” Fonte: CENTER FOR DISEASE, CONTROL AND PREVENTION. Cryptosporidiosis. 2019. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2020. (tradução da autora).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as medidas profiláticas da criptosporidiose, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Pessoas com CD4+ menor que 50 devem evitar limpar ou ter contato com fezes de animais domésticos ou de fazendas. II. ( ) A transmissão pode ocorrer pelo consumo de leite, então é preferível o consumo do produto pasteurizado. III. ( ) Já que os sintomas são muito leves, as precauções são recomendadas para pessoas imunocomprometidas/imunossuprimidas. IV. ( ) A água é a principal forma de transmissão da parasitose, assim, deve-se evitar tomar banho em rios, cachoeiras ou piscinas coletivas. V. ( ) Em ambientes de trabalho, em que há um alto risco de transmissão indireta, deve-se higienizar superfícies com produtos à base de amônia. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, F, V, V.
V, V, V, F, F.
F, F, F, V, V.
V, V, F, V, F.
V, V, F, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina