Logo Passei Direto
Buscar
Um dos aspectos fundamentais da arquitetura modernista brasileira foi a capacidade de os arquitetos, em grande parte, adaptarem os ideais formulados na Europa e Estados Unidos à realidade do país.
Considerando as obras dos principais arquitetos nacionais alinhados com o ideário do Movimento Moderno, é possível identificar a
(A) simplificação dos detalhes construtivos e a incongruência entre a estrutura e a concepção plástica da arquitetura.
(B) ênfase nos sistemas construtivos e a independência completa entre estrutura e a expressão plástica da arquitetura.
(C) variação dos sistemas construtivos e a exclusão da estrutura como elemento definidor do caráter da arquitetura.
(D) ênfase na expressão tectônica e a utilização da estrutura como elemento gerador do espaço arquitetônico e definidor da concepção plástica da arquitetura.
(E) padronização dos sistemas construtivos e a ênfase na alta tecnologia como elemento gerador da concepção plástica da arquitetura.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa questão, precisamos considerar os princípios da arquitetura modernista brasileira e como os arquitetos adaptaram os ideais europeus e norte-americanos à realidade do Brasil. Analisando as alternativas: (A) simplificação dos detalhes construtivos e a incongruência entre a estrutura e a concepção plástica da arquitetura. - A incongruência não é um aspecto valorizado na arquitetura modernista. (B) ênfase nos sistemas construtivos e a independência completa entre estrutura e a expressão plástica da arquitetura. - A independência completa não é uma característica típica, pois a estrutura e a forma estão interligadas. (C) variação dos sistemas construtivos e a exclusão da estrutura como elemento definidor do caráter da arquitetura. - A estrutura é um elemento importante na arquitetura modernista, então essa opção não é correta. (D) ênfase na expressão tectônica e a utilização da estrutura como elemento gerador do espaço arquitetônico e definidor da concepção plástica da arquitetura. - Esta opção reflete bem a ideia de que a estrutura é fundamental na definição do espaço e da forma na arquitetura modernista. (E) padronização dos sistemas construtivos e a ênfase na alta tecnologia como elemento gerador da concepção plástica da arquitetura. - Embora a tecnologia tenha seu papel, a padronização não é um aspecto central da arquitetura modernista brasileira. Dessa forma, a alternativa que melhor representa os aspectos fundamentais da arquitetura modernista brasileira é: (D) ênfase na expressão tectônica e a utilização da estrutura como elemento gerador do espaço arquitetônico e definidor da concepção plástica da arquitetura.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A pontuação está plenamente adequada no período:
(A) Muito se debate, nos dias de hoje, acerca do espaço que o ensino religioso deve ou não ocupar dentro ou fora das escolas públicas; há quem não admita interferência do Estado nas questões de fé, como há quem lembre a obrigação que ele tem de orientar as crianças em idade escolar.
(B) Muito se debate nos dias de hoje, acerca do espaço, que o ensino religioso deve ou não ocupar dentro ou fora das escolas públicas: há quem não admita interferência do Estado, nas questões de fé, como há quem lembre, a obrigação que ele tem de orientar as crianças em idade escolar.
(C) Muito se debate nos dias de hoje, acerca do espaço que o ensino religioso, deve ou não ocupar dentro ou fora das escolas públicas, há quem não admita interferência do Estado nas questões de fé, como há quem lembre a obrigação: que ele tem de orientar as crianças em idade escolar.
(D) Muito se debate, nos dias de hoje, acerca do espaço que o ensino religioso deve, ou não, ocupar dentro, ou fora, das escolas públicas; há quem não admita interferência, do Estado, nas questões de fé; como há quem lembre a obrigação, que ele tem de orientar as crianças em idade escolar.
(E) Muito se debate, nos dias de hoje acerca do espaço que o ensino religioso deve, ou não, ocupar dentro ou fora das escolas públicas: há quem não admita interferência do Estado, nas questões de fé, como há quem lembre, a obrigação, que ele tem de orientar as crianças, em idade escolar.

Mais conteúdos dessa disciplina