Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
A biotransformação de agentes tóxicos ocorre pelas mesmas vias que qualquer molécula que seja absorvida pelo organismo e não apresenta valor nutritivo ou estrutural irá passar. Dessa forma, o objetivo central desse fenômeno toxicocinético é preparar as moléculas para eliminação.
A respeito da biotransformação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O processo de biotransformação de um agente tóxico, tal qual de um fármaco, ocorre geralmente dividido em duas fases. No entanto, alguns toxicantes podem pular a Fase I (funcionalização).
II- Esse agente tóxico já apresenta estrutura molecular relativamente polar e está pronto para adentrar a fase II e ser conjugado para sua posterior excreção/eliminação.
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das asserções: I- O processo de biotransformação de um agente tóxico, tal qual de um fármaco, ocorre geralmente dividido em duas fases. No entanto, alguns toxicantes podem pular a Fase I (funcionalização). Essa afirmativa é verdadeira. A biotransformação geralmente ocorre em duas fases: a Fase I (funcionalização) e a Fase II (conjugação). É possível que alguns agentes tóxicos já sejam suficientemente polares para entrar diretamente na Fase II. II- Esse agente tóxico já apresenta estrutura molecular relativamente polar e está pronto para adentrar a fase II e ser conjugado para sua posterior excreção/eliminação. Essa afirmativa é verdadeira, pois um agente tóxico que já possui uma estrutura polar pode ser conjugado na Fase II para facilitar sua excreção. Agora, vamos verificar as opções: A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (Incorreta, pois ambas são verdadeiras) B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (Correta, pois ambas são verdadeiras e a II justifica a I) C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (Incorreta, pois a I é verdadeira) D) As asserções I e II são proposições falsas. (Incorreta, pois ambas são verdadeiras) Portanto, a alternativa correta é: B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Paracelso, um médico, alquimista, físico, astrólogo e ocultista suíço-alemão, foi sem sombra de dúvidas uma das grandes mentes para o amadurecimento da ciência que conhecemos hoje como toxicologia. Diversas são suas contribuições em diferentes áreas. A respeito da célebre frase de Paracelso e suas contribuições científicas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Todas as substâncias são venenos; não há nenhuma que não seja um veneno. A dose correta diferencia o veneno do remédio.
II- Moléculas que agem como agonistas de receptores causam estímulos destes, tendo seus efeitos dependentes de diferentes fatores, como do tipo de receptor que a molécula em questão interage.
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C - As asserções I e II são proposições falsas.
D - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As mudanças químicas que uma substância irá sofrer no organismo quando devidamente absorvidas e distribuídas é conhecida como o processo de biotransformação. O fenômeno ocorre tanto com substâncias terapêuticas como nocivas, e depende principalmente das características físico-químicas da molécula em questão. A respeito da biotransformação que ocorre na toxicocinética, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As transformações químicas que ocorrem no processo de biotransformação são catalisadas em sua maioria por hormônios.
II- O local de maior concentração dos catalisadores envolvidos nas reações de biotransformação é o fígado.
III- As reações de biotransformação são divididas em duas fases distintas.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B As afirmativas I e III estão corretas.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D Somente a afirmativa III está correta.

O incêndio na boate Kiss foi uma tragédia que matou 242 pessoas em uma boate na cidade de Santa Maria, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. A tragédia ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, e foi provocada pela imprudência e pelas más condições de segurança no local. Após a perícia do local, constatou-se que um dos fatores que levou à grande quantidade de óbitos foi a liberação do gás cianeto pela queima da espuma acústica que era usada no local.
A respeito do gás cianeto e suas contribuições científicas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O gás cianeto é capaz de bloquear a oferta de oxigênio aos tecidos, causando a morte celular.
II- Este gás inibe a fosforilação oxidativa, importante componente da cadeia respiratória celular que é responsável em grande parte por fornecer ATP para células manterem suas funções bioquímicas.
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B - As asserções I e II são proposições falsas.
C - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Órgãos regulamentadores existem em praticamente todos os países do globo para reforçar a fiscalização referente ao uso de agentes químicos, biológicos e físicos. No Brasil, temos nossa própria agência que regulamenta diversas funções sanitárias.
Já nos Estados Unidos da América (EUA), o órgão regulamentador responsável pela segurança de alimentos e medicamentos é:
A. ( ) Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
B. ( ) European Medicines Agency (EMA).
C. ( ) Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD).
D. ( ) Food and Drug Administration (FDA).

A história da toxicologia se inicia muito antes desta ser reconhecida como ciência. No decorrer dos séculos, diversos nomes ajudaram a compor o que hoje conhecemos como a ciência dos venenos. Dentre estes, um em especial é reconhecido como "Pai da Medicina do Trabalho", por seus estudos relacionados à Toxicologia Ocupacional, principalmente pela publicação do livro "Morbis Artificum Diatriba", traduzido para o português como "As doenças dos trabalhadores".
O pesquisador ao qual a questão se refere é:
A Paracelso.
B Bernardino Ramazzini.
C Claude Bernard.
D Dioscórides.

Mais conteúdos dessa disciplina