Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto: “Se sabidamente, somos um país de pluralidade cultural, não parece ser aceitável que a escola tenha dificuldade em lidar com o que é tido como característica de nosso povo [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 120.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que apresenta corretamente características da cultura do povo brasileiro:
A Temos fé que o conhecimento é um dom divino e nem todos foram agraciados por esses dons.
B Como os primeiros habitantes do Brasil foram os índios, herdamos deles a má vontade para estudar e nos adaptar aos preceitos da escola.
C Como somos provenientes de diferentes culturas isso influencia a aprendizagem da leitura e escrita de uma única língua.
D Temos diferentes culturas, valores, classes sociais, práticas, hábitos e linguagem.
E O povo brasileiro culturalmente tem o costume de esperar que as dificuldades sejam superadas por meio do esforço do outro, pois, acredita que não têm bom potencial para aprender.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a pluralidade cultural do Brasil e como isso se relaciona com a alfabetização: A) Temos fé que o conhecimento é um dom divino e nem todos foram agraciados por esses dons. - Essa afirmação não reflete a diversidade cultural, mas sim uma visão restrita sobre o conhecimento. B) Como os primeiros habitantes do Brasil foram os índios, herdamos deles a má vontade para estudar e nos adaptar aos preceitos da escola. - Essa opção é uma generalização negativa e não representa a pluralidade cultural de forma justa. C) Como somos provenientes de diferentes culturas isso influencia a aprendizagem da leitura e escrita de uma única língua. - Essa afirmação é verdadeira, mas não abrange completamente a diversidade cultural. D) Temos diferentes culturas, valores, classes sociais, práticas, hábitos e linguagem. - Esta opção reflete de maneira abrangente a diversidade cultural do Brasil, reconhecendo a pluralidade de aspectos que influenciam a sociedade. E) O povo brasileiro culturalmente tem o costume de esperar que as dificuldades sejam superadas por meio do esforço do outro, pois, acredita que não têm bom potencial para aprender. - Essa afirmação é negativa e não representa a diversidade cultural de forma adequada. Após essa análise, a alternativa que melhor apresenta características da cultura do povo brasileiro, considerando a pluralidade cultural, é: D) Temos diferentes culturas, valores, classes sociais, práticas, hábitos e linguagem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento do texto: "Algumas das qualidades essenciais do educador de jovens e adultos são a capacidade de solidarizar-se com os educandos, a disposição de encarar dificuldades como desafios estimulantes, a confiança na capacidade de todos de aprender e ensinar".
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma especificidade referente ao início do processo de alfabetização de jovens e adultos:
A No trabalho com jovens e adultos no início do processo de alfabetização não é preciso se importar com a compreensão do código alfabético.
B É preciso importar-se somente com a relação entre fonemas e grafemas.
C Faz-se necessário se importar com a segmentação das palavras.
D É recomendável no processo de alfabetização de jovens e adultos na fase inicial não dar importância ao posicionamento da escrita.
E É preciso importar-se com um conjunto de ações e aprendizagens, como o alfabeto, a relação entre sons e letras e a diversas composições silábicas.

Leia o texto: "A aprendizagem do sistema alfabético, isto é, das leis de codificação e decodificação, o que, embora não possa ser considerado como alfabetização propriamente dita, é uma parte importante do processo".
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que se refere corretamente à atividades significativas para o professor realizar um trabalho inicial de alfabetização:
A Contagem até 100 e crachá.
B Reconhecimento de textos e leitura coletiva.
C Estrutura de frase e listagem de alunos.
D Crachá e listagem de alunos.
E Leitura coletiva e crachá.

Leia o texto: “[...] Tais materiais e ações que remetem à escrita (escrever uma lista de compras, procurar um número na lista telefônica, receber uma carta, deixar um recado escrito para alguém são informações a que tem acesso a criança que cresce em um ambiente alfabetizado e que remetem diretamente a um dos principais elementos do trabalho da alfabetização: a função social da leitura e escrita (Ferreiro, 1993)”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 121.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que indica corretamente qual o papel da escola ao perceber que as crianças não têm acesso à informações que promovam a função social da leitura e escrita:
A A escola deve promover ações intencionais e competentes que favoreçam o processo de leitura e escrita com função social.
B A escola deve promover feiras do conhecimento que envolvam competições entre os alunos alfabetizados e não alfabetizados a fim de motivar o aprendizado.
C Cabe à escola convocar os pais e/ou responsáveis para reuniões a fim de que se comprometam com o processo de alfabetização das crianças.
D O papel da escola é oferecer formação continuada aos professores a fim de que trabalhem a função social da leitura e escrita independente das reais condições de trabalho dos envolvidos.
E A escola tem a obrigação de oferecer aulas de reforço escolar com o intuito de suprir as dificuldades das crianças.

Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que refere-se corretamente à duas diretrizes norteadoras do trabalho do professor alfabetizador:
Assinale a alternativa que refere-se corretamente à duas diretrizes norteadoras do trabalho do professor alfabetizador:
A Estabelecer como único objetivo o processo de leitura do aluno e disponibilizar atividades que contemplem o individualismo.
B Ter como objetivo maior a aquisição do código alfabético, a leitura e a escrita, porém, sem a necessidade de compreensão do que se lê e escreve, e promover a alfabetização mecânica.
C Colocar a sala de aula como o único ambiente alfabetizador da criança e, sobretudo, privilegiar a alfabetização mecânica.
D Desenvolver a autoconfiança nos alunos e promover atividades que incentivem a socialização, levando-os à alfabetização mecânica.
E Fazer a criança escrever e ler e, entender o que escreveu e leu e, elaborar atividades que favoreçam a reflexão, incentivando a socialização, levando-a à sistematização, e não à mecanização.

Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que apresenta corretamente o que precisa ser considerado para que o processo de alfabetização da criança ocorra por meio de aprendizagem significativa:
A Ignorar os conhecimentos prévios da criança pois os componentes curriculares precisam ser seguidos.
B Usar estratégias de repetição de letras e sílabas pois são meios eficazes e valiosos para a ativar a memória da criança.
C Desenvolver ações pedagógicas que partam do conhecimento prévio que a criança já tem.
D Considerar que a criança sabe alguma coisa, mas o professor sabe muito mais e por isso cabe a ele determinar como o processo de alfabetização deve ser realizado.
E Cabe ao professor desenvolver atividades descontextualizadas dos saberes da criança.

Mais conteúdos dessa disciplina