Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir que trata sobre a Escola Carioca de arquitetura:
A Escola Carioca de arquitetura foi representada intelectualmente pela figura do arquiteto _________________ e, no campo formal, o protagonismo foi atribuído ao arquiteto _________________. Essa produção arquitetônica refletiu a imagem do ________________, cujo legado para a arquitetura pode ser sintetizado pela ________________.
A. Lúcio Costa – Oscar Niemeyer – Estado conservador – preservação das tradições arquitetônicas.
B. Lúcio Costa – Oscar Niemeyer – Estado desenvolvimentista – criação de uma nova estética.
C. Lúcio Costa – Oscar Niemeyer – Estado democrático – inovação tecnológica.
D. Lúcio Costa – Oscar Niemeyer – Estado desenvolvimentista – criação da linguagem própria brasileira com introdução de características culturais e locais.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar as contribuições de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer na arquitetura brasileira, especialmente no contexto da Escola Carioca. 1. Lúcio Costa é conhecido por seu papel na urbanização e planejamento, especialmente com o projeto de Brasília. 2. Oscar Niemeyer é famoso por suas obras modernistas e pela criação de uma nova estética na arquitetura, utilizando formas curvas e inovadoras. 3. O contexto histórico da época em que eles atuaram foi marcado por um Estado desenvolvimentista, que buscava modernizar o Brasil e promover o crescimento econômico. 4. A produção arquitetônica dessa escola realmente refletiu a criação de uma nova estética, que incorporava elementos culturais e locais, mas também buscava uma linguagem própria brasileira. Analisando as alternativas: A) Fala de um "Estado conservador", o que não se aplica ao contexto da Escola Carioca. B) Embora mencione "Estado desenvolvimentista", não aborda a criação de uma linguagem própria. C) Menciona "Estado democrático", que não é o foco da Escola Carioca. D) Fala sobre "Estado desenvolvimentista" e menciona a "criação da linguagem própria brasileira com introdução de características culturais e locais", que é uma descrição precisa do legado de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Portanto, a alternativa correta é: D. Lúcio Costa – Oscar Niemeyer – Estado desenvolvimentista – criação da linguagem própria brasileira com introdução de características culturais e locais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma parcela da produção da arquitetura paulista, desenvolvida principalmente entre 1953-1973, é reconhecida pelos historiadores como Escola Paulista de arquitetura. A concepção e a prática arquitetônica da produção paulista foram norteadas por uma ideologia diferente da pioneira Escola Carioca, e sua manifestação tectônica se aproxima do Brutalismo.
As afirmativas a seguir procuram contextualizar ideários e procedimentos da Escola Paulista. Marque V para as afirmacoes verdadeiras, e F para as falsas:
( ) Na obra de Vilanova Artigas, revela-se a indissociabilidade entre a concepção projetual e a execução da obra, sendo caracterizada pelo protagonismo da técnica construtiva.
( ) A Escola Paulista de arquitetura tem como principais representantes Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha, em defesa de uma concepção que relacione os aspectos formais com os contextos urbanos de inserção.
( ) A Escola Paulista de arquitetura conciliou os aspectos brutalistas do concreto aparente das estruturas, combinado aos fechamentos em tijolos expostos e elementos pré-fabricados com a ideia de monumento, em que os planos de fundo neutros destacam a edificação.
( ) As mais significativas obras da Escola Paulista foram patrocinadas pelo Estado, buscando aproximar sua imagem da identidade arquitetônica moderna, apoiado pela ideologia de Vilanova Artigas, que defendia o desenho como a principal ferramenta para a realização social da arquitetura.
A. V – V – F – F.
B. F – V – V – F.
C. V – F – V – F.
D. F – F – F – V.

O Modernismo chegou ao Brasil no início do século XX a partir da influência artístico-cultural das vanguardas europeias, em um cenário marcado por intensas mudanças. O País vinha passando por um crescente ritmo de industrialização, sobretudo na Cidade de São Paulo e considerando as novidades culturais que chegavam pelo Rio de Janeiro.
A partir dos estudos realizados até aqui, avalie as alternativas a seguir sobre o Modernismo no Brasil:
I – A Semana de Arte Moderna ocorrida em fevereiro de 1922 marca o ápice do Movimento Moderno no Brasil ou do “estado de espírito”, expressão cunhada por Mário de Andrade, escritor que exerceu importante papel na consolidação do movimento.
II – Se, em um primeiro momento, o Brasil se familiarizou com a arquitetura moderna internacional e recebeu diversos arquitetos estrangeiros que a desenvolveram aqui, na sequência, deu início a uma arquitetura nova, original, ligada às raízes locais.
III – A fase de “consolidação” da arquitetura brasileira tem como marco a atuação de Lúcio Costa no Rio de Janeiro, a partir de sua teoria relacionando a arquitetura moderna brasileira com a arquitetura colonial e da atuação de Vitor Dubugras em São Paulo.
IV – Pode-se dizer que a arquitetura moderna brasileira atinge sua consagração devido à criação de Brasília, que congrega as ideias sobre arquitetura e urbanismo modernos, de forma única no período.
V – Devido às influências externas, como é o caso da influência de Le Corbusier, a arquitetura moderna brasileira não consegue adquirir um caráter próprio, mesmo utilizando materiais locais e com base nas experiências arquitetônicas armazenadas desde o passado colonial.
A. I, II e III apenas.
B. II, IV e V apenas.
C. I, II e IV apenas.
D. I, III e V apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina