Logo Passei Direto
Buscar
A tripanossomíase americana, mais conhecida como Doença de Chagas, é uma enfermidade infecciosas de natureza endêmica e de evolução clínica substancialmente crônica. Considerando-se o diagnóstico parasitológico da Doença de Chagas, analise as assertivas a seguir.
Estão corretas as afirmativas:
I. O diagnóstico parasitológico indireto é indicado na fase inicial da doença pela detecção de formas infectantes do Trypanossoma cruzi em amostras de sangue diretamente no exame microscópico.
II. O diagnóstico da Doença de Chagas na fase aguda é baseado na detecção do parasito no sangue de indivíduos infectados por meio de testes parasitológicos como, por exemplo, exame de sangue a fresco, esfregaço e gota espessa.
III. O xenodiagnóstico é uma técnica parasitológica indireta e consiste na identificação de parasitas nas fezes e/ou conteúdo intestinal dos insetos vetores, mantidos em laboratórios e alimentados com sangue de indivíduos com suspeita da doença parasitária.
I.
I e II.
II.
II e III.
III.
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I. O diagnóstico parasitológico indireto é indicado na fase inicial da doença pela detecção de formas infectantes do Trypanossoma cruzi em amostras de sangue diretamente no exame microscópico. Falso. O diagnóstico parasitológico indireto geralmente se refere a testes sorológicos, enquanto a detecção direta do parasita no sangue é um diagnóstico direto. II. O diagnóstico da Doença de Chagas na fase aguda é baseado na detecção do parasito no sangue de indivíduos infectados por meio de testes parasitológicos como, por exemplo, exame de sangue a fresco, esfregaço e gota espessa. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois na fase aguda, a detecção do parasita é feita diretamente no sangue. III. O xenodiagnóstico é uma técnica parasitológica indireta e consiste na identificação de parasitas nas fezes e/ou conteúdo intestinal dos insetos vetores, mantidos em laboratórios e alimentados com sangue de indivíduos com suspeita da doença parasitária. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois o xenodiagnóstico é uma técnica que envolve a utilização de insetos vetores para detectar a presença do parasita. Com base nas análises, as afirmativas corretas são II e III. Portanto, a alternativa correta é: II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A amebíase é a terceira maior causa de mortalidade entre as protozooses humanas, ficando atrás somente da doença de Chagas e da malária. Além disso, a doença é responsável por prolongados períodos de incapacidade das pessoas atingidas requerendo assistência médica e mesmo hospitalização, razão pela qual constitui importante problema médico e de saúde pública.
Está correto o que se afirma em:
I. Os cistos resistem a ação dos sucos digestivos e eclodem no íleo terminal ou no cólon.
II. O ciclo patogênico se dá com a multiplicação dos trofozoítas na parede intestinal onde se alimentam de hemácias e restos celulares, causando necroses, e podendo haver eventual propagação da infecção para o fígado, pulmões ou outros órgãos.
III. Tanto E. histolytica quanto E. nana são amebas patogênicas.
I e III.
II.
I e II.
III.
I.

Dentre os nematelmintos citados abaixo, indique o único que possui um hospedeiro intermediário:
Ascaris lombricoides
Enterobius vermicularis
Onchocerca volvulus
Trichuris trichiura
Necator americanus

Pesquisa usa vermes contra doença celíaca, pois os parasitas reduziram resposta inflamatória ao glúten, proteína do trigo, em dez pessoas. Um grupo de pessoas com doença celíaca aceitou se submeter a uma terapia inusitada para tentar controlar o problema: uma infestação de vermes parasitas. A doença celíaca é resultado de uma alteração no sistema imunológico que provoca um ataque desordenado de células do próprio doente ao seu intestino quando ingere glúten, proteína presente em alimentos à base de trigo, como macarrão e pães. Entre os sintomas estão diarreia crônica, inchaço, fadiga e até prejuízo de desenvolvimento em crianças. Até agora, o único tratamento eficaz para doença celíaca é uma dieta sem glúten.
A terapia em teste usou o verme Necator americanus. Os efeitos colaterais ao verme observados nos pacientes foram uma leve dor de estômago e pequena inflamação na pele ¿ no local por onde as larvas penetraram. Esses efeitos foram rapidamente sanados. Paul Giacomin, um dos autores do trabalho, da Universidade James Cook, explica que as larvas penetram a pele e viajam pela corrente sanguínea até o pulmão, onde se desenvolvem. Depois sobem as vias aéreas, são tossidas, engolidas e chegam, então, ao intestino, e lá se alojam. O papel dos vermes, segundo os cientistas, foi mudar o padrão de resposta do sistema imune ao glúten, de modo a reduzir a reação inflamatória causada pela proteína.
I. O verme usado na pesquisa pertence ao mesmo filo que o Ascaris lombricoides.
II. O verme usado na pesquisa costuma sugar sangue do estômago humano.
III. Os animais pertencentes ao filo ao qual pertence o Necator são todos parasitas.

A figura abaixo ilustra o ciclo reprodutivo do parasita Schistosoma mansoni. Sobre esse ciclo, julgue as proposições, usando V (verdadeiro) ou F (falso).
O caramujo é o hospedeiro definitivo do parasita, uma vez que aloja a fase sexuada deste. Os miracídios produzem milhares de larvas denominadas cercárias. O combate à esquistossomose se baseia no extermínio dos moluscos e na orientação às pessoas para não ingerirem verduras cruas. O gênero do caramujo hospedeiro de Schistosoma mansoni é Biomphalaria.
( ) O caramujo é o hospedeiro definitivo do parasita, uma vez que aloja a fase sexuada deste.
( ) Os miracídios produzem milhares de larvas denominadas cercárias.
( ) O combate à esquistossomose se baseia no extermínio dos moluscos e na orientação às pessoas para não ingerirem verduras cruas.
( ) O gênero do caramujo hospedeiro de Schistosoma mansoni é Biomphalaria.
F, F, F, F
V, V, V, V
F, V, F, V
F, F, V, V
V, V, F, V

A malária é uma doença grave causada por protozoários e transmitida pela picada de um mosquito do gênero Anopheles. Essa doença apresenta como principal sintoma a febre intermitente que ocorre no momento do rompimento das hemácias.
Marque abaixo a alternativa que indica corretamente o gênero do protozoário responsável por causar essa doença parasitária.
Plasmodium
Entamoeba
Balantidium.

Boca e sistema digestivo ausentes, cabeça com quatro ventosas musculares e um círculo de ganchos, cutícula permeável a água e nutrientes e que protege contra os sucos digestivos do hospedeiro. O texto descreve adaptações das:
tênias ao comensalismo.
tênias ao ectoparasitismo
lombrigas ao ectoparasitismo
tênias ao endoparasitismo
lombrigas ao endoparasitismo

Mais conteúdos dessa disciplina