Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a Lei do Exercício Profissional, como integrante da equipe de saúde, compete ao enfermeiro:
A) prescrever medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.
B) incluir ou retirar a participação de pacientes ou familiares destes, em programas de saúde, uma vez confirmado a ausência em 2 convocações consecutivas feitas pela instituição de saúde.
C) alterar a prescrição médica, quando em função de chefia ou de auditoria, desde que em situação de indiscutível benefício para o paciente, não necessariamente devendo comunicar o fato ao médico responsável.
D) dispensar medicamentos estabelecidos no Formulário Terapêutico Nacional de acordo com a gravidade do paciente.
E) responder pela elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde da equipe multiprofissional.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que compete ao enfermeiro segundo a Lei do Exercício Profissional: A) Prescrever medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde. - Esta alternativa está correta, pois enfermeiros podem prescrever medicamentos em determinadas situações, conforme regulamentação. B) Incluir ou retirar a participação de pacientes ou familiares destes, em programas de saúde, uma vez confirmado a ausência em 2 convocações consecutivas feitas pela instituição de saúde. - Esta alternativa não é uma competência do enfermeiro, pois decisões sobre a participação em programas de saúde geralmente envolvem mais do que apenas a ausência. C) Alterar a prescrição médica, quando em função de chefia ou de auditoria, desde que em situação de indiscutível benefício para o paciente, não necessariamente devendo comunicar o fato ao médico responsável. - Esta alternativa é incorreta, pois qualquer alteração na prescrição médica deve ser comunicada ao médico responsável. D) Dispensar medicamentos estabelecidos no Formulário Terapêutico Nacional de acordo com a gravidade do paciente. - Esta alternativa não é uma competência exclusiva do enfermeiro, pois a dispensação de medicamentos é uma atividade que envolve farmacêuticos. E) Responder pela elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde da equipe multiprofissional. - Esta alternativa está correta, pois é uma das funções do enfermeiro dentro da equipe de saúde. Após essa análise, as alternativas corretas são A e E. No entanto, se a pergunta pede apenas uma resposta, a mais abrangente e que reflete uma competência essencial do enfermeiro é a E) responder pela elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde da equipe multiprofissional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Sistematização da Assistência de Enfermagem, organiza-se em etapas interrelacionadas, interdependentes e recorrentes. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.
Escolha a alternativa que contém a sequência CORRETA.
1. Coleta de dados.
2. Diagnóstico de enfermagem.
3. Planejamento de enfermagem.
4. Implementação.
5. Avaliação de enfermagem.
a) 3 4 2 5 1.
b) 1 5 3 2 4.
c) 2 4 3 1 5.
d) 2 1 3 5 4.

De acordo com a Resolução do COFEN nº 358/2009, o Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes.
Considerando essas etapas, assinale a alternativa incorreta.
A) Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) – processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.
B) Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.
C) Planejamento de Enfermagem – realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de diagnóstico de enfermagem.
D) Avaliação de Enfermagem – processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

De acordo Tannure (2010), a alternativa que não se constitui como um dos tipos de diagnóstico de enfermagem segundo a NANDA é:
a) diagnósticos reais.
b) diagnósticos de risco.
c) problema colaborativo.
d) diagnósticos de bem-estar.
e) nenhuma das anteriores.

Segundo Greco (2004), na enfermagem nos dias de hoje, gerência de unidade consiste na previsão, provisão, manutenção, controle de recursos materiais e para o funcionamento do serviço e gerência do cuidado que consiste:
Assinale a alternativa CORRETA.
a) No diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de assistência, passando pela delegação das atividades, supervisão e orientação da equipe.
b) No diagnóstico, planejamento, execução e avaliação da assistência.
c) No diagnóstico, planejamento e execução.
d) Na supervisão e orientação, das equipes e clientes.
e) Nenhuma das anteriores.

Segundo Potter e Perry (2005), a coleta de dados histórico de enfermagem e a análise destes dados necessitam de precisão, bem como serem concisas e completas.
Com relação às etapas do processo de enfermagem: investigação e diagnóstico de enfermagem, analise as afirmativas abaixo e identifique as (V) verdadeiras e as (F) falsas.
I - Os dados coletados são provenientes da percepção do paciente de um problema de saúde, das percepções e observações da família, do enfermeiro, de outros membros da equipe de saúde, de registros de prontuários, resultados de exames laboratoriais e de imagem, bem como da terapêutica proposta, que exigiram planejamento da assistência de enfermagem.
II - Todas as informações obtidas têm sua origem no agrupamento de dados subjetivos/ percepções da família e de dados objetivos/percepções do cliente.
III - As constatações e medidas realizadas pelo enfermeiro, através do exame físico, compreendem a aplicação das técnicas propedêuticas de inspeção, palpação e ausculta, além da mensuração de dados vitais, perímetros, estatura e peso.
IV - A coleta de dados é um processo deliberado, sistemático, realizado apenas no primeiro contato com o cliente.
V - O diagnóstico de enfermagem, ou seja, a interpretação e agrupamento de dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.
a) As afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras.
b) As afirmativas I, III e V são verdadeiras.
c) As afirmativas II, III e IV são falsas.
d) As afirmativas II, III e V são falsas.

Dos diagnósticos de enfermagem relacionados abaixo, assinale a alternativa que contenha a resposta INCORRETA:
a) déficit de auto cuidado para eliminação relacionado a ansiedade grave evidenciado pelo relato do paciente.
b) síndrome do estresse por mudança relacionado por barreira do idioma evidenciado pelo relato do paciente e alienação.
c) incontinência urinária de urgência relacionada capacidade vesical diminuída evidenciado por incapacidade de chegar ao banheiro a tempo de evitar a perda urinária.
d) risco de automutilação relacionado com Autoestima baixa evidenciado pelo relato e avisos do paciente previamente.

O Enfermeiro necessita conhecer as fases do processo de trabalho da enfermagem, sob o contexto de um referencial teórico, para promover uma assistência de qualidade ao paciente. A sistematização de enfermagem consiste em:
a) Histórico de enfermagem e exame físico, diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem e evolução de enfermagem.
b) Diagnóstico de Enfermagem, Exame físico e histórico de enfermagem, prescrição de enfermagem e evolução de enfermagem.
c) Histórico de enfermagem e exame físico, evolução de enfermagem, diagnóstico de enfermagem e prescrição de enfermagem.
d) Histórico de enfermagem e exame físico, prescrição de enfermagem, diagnóstico de enfermagem e evolução de enfermagem.

De acordo com a Resolução do COFEN nº 358/2009, o Processo de Enfermagem, quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, corresponde ao que usualmente é denominado de
a) Assistência de Enfermagem.
b) Assistência Ambulatorial.
c) Consulta de enfermagem.
d) Prescrição de Enfermagem.

Com relação ao processo de trabalho na enfermagem, é correto afirmar que:
a) É a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando à assistência do ser humano;
b) Deve ser cíclico, com etapas inter-relacionadas, dependentes e recorrentes;
c) A primeira etapa é o recolhimento não sistemático de dados a respeito das necessidades do paciente;
d) A verificação sistemática da Enfermagem alertará para uma mudança no estado funcional e para a dispensável observação imediata e posterior;
e) Os diagnósticos de enfermagem são especificações das metas de ação de enfermagem em curto prazo.

Sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, assinale a alternativa correta.
a) O Processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o planejamento das ações ou intervenções de enfermagem; e que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados.
b) A coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) é um processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença.
c) O processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas interrelacionadas, interdependentes e recorrentes: 1-Coleta de dados de Enfermagem, 2-Histórico de Enfermagem, 3-Consulta de Enfermagem, 4-Prescrição de Enfermagem e 5-Evolução de Enfermagem.
d) Quando o processo de enfermagem é realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, ele corresponde ao usualmente denominado nesses ambientes de Consulta de Rotina.
e) Fica sob responsabilidade do Técnico de Enfermagem juntamente com o enfermeiro, a liderança na execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de enfermagem esperados.

Mais conteúdos dessa disciplina