Logo Passei Direto
Buscar
Os estudos ecológicos, também chamados de estudos de correlação, são úteis para gerar hipóteses. Sobre os estudos epidemiológicos, analise as afirmativas a seguir:
Marque a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
I. Podem ser realizados comparando populações em diferentes lugares ao mesmo tempo.
II. Geralmente, baseiam-se em dados que são coletados com outros propósitos, como dados de rotina.
III. Neles, podem ser utilizados dados de diferentes populações com características muito diferentes ou coletados de diversas fontes de dados.
IV. Neles, a relação entre exposição e efeito a nível individual pode ser estabelecida.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, IIII e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Podem ser realizados comparando populações em diferentes lugares ao mesmo tempo. Verdadeiro, os estudos ecológicos comparam dados de diferentes populações em diferentes locais simultaneamente. II. Geralmente, baseiam-se em dados que são coletados com outros propósitos, como dados de rotina. Verdadeiro, os estudos ecológicos frequentemente utilizam dados que já foram coletados para outros fins, como estatísticas de saúde pública. III. Neles, podem ser utilizados dados de diferentes populações com características muito diferentes ou coletados de diversas fontes de dados. Verdadeiro, os estudos ecológicos podem incluir dados de várias populações com características distintas e de diferentes fontes. IV. Neles, a relação entre exposição e efeito a nível individual pode ser estabelecida. Falso, os estudos ecológicos não conseguem estabelecer relações de causa e efeito a nível individual, pois eles analisam dados em nível populacional, não individual. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I, II e III. Portanto, a alternativa correta é: I, II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma série estatística corresponde a uma tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados em função diferentes fatores, tornando possível construir coeficientes e índices que darão subsídios para interpretar o evento que se deseja investigar. Assim, observe a série estatística mostrada a seguir.
Com base nos tipos de séries estatísticas existentes, a apresentada anteriormente pode ser classificada como uma:
série estatística histórica.
série estatística temporal.
série estatística conjugada.
série estatística geográfica.
série estatística específica.

(CONSULPLAN/FSERJ-2020/Adaptado) Em uma área com 100 mil habitantes, foram notificados cerca de 50 casos de sarampo nos últimos dois meses. Com essas informações, os serviços de saúde podem construir indicadores a respeito desse agravo.
Considerando tais informações, assinale o indicador de saúde que poderá ser elaborado com os dados descritos.
Coeficiente de morbidade geral.
Coeficiente de incidência.
Coeficiente de prevalência.
Taxa de letalidade.
Taxa de epidemia.

(Quadrix - 2019 - Prefeitura de Jataí - GO) No que se refere aos determinantes sociais da saúde, assinale a alternativa correta.
Os fatores macrodeterminantes da saúde possuem pouca influência sobre os indivíduos.
Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), estabelecida em 2006, os fatores culturais não estão relacionados com a situação de saúde da população.
Os fatores psicológicos e comportamentais não influenciam a ocorrência de problemas de saúde.
A análise dos determinantes sociais de saúde permite melhorias nas políticas públicas de saúde.
As condições de vida e trabalho dos indivíduos não estão relacionadas com sua situação de saúde.

(IBFC - 2020 - EBSERH) Os determinantes sociais da saúde interferem diretamente no processo saúde-doença e ditam o mapa de saúde de uma região. Esses determinantes sociais referem-se aos fatores sociais, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
Em relação aos determinantes sociais da saúde, assinale a alternativa correta.
No Brasil, com a finalidade de identificar com maior precisão os fatores sociais que determinam a saúde, foi criada a Comissão Global sobre Determinantes Sociais da Vida.
No Brasil, com a finalidade de identificar com maior precisão os fatores biopsicossociais que determinam a doença, foi criada a Comissão Nacional contra os Determinantes Culturais da Saúde.
No Brasil, com a finalidade de identificar com maior precisão os fatores sociais que determinam a saúde, foi criada a Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde.
No Brasil, com a finalidade de identificar com menor precisão os fatores ambientais que determinam a saúde, foi criada a Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde.
No Brasil, com a finalidade de identificar com maior precisão os fatores genéticos e hereditários que determinam a saúde, foi criada a Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde.

Os estudos epidemiológicos observacionais têm especial relevância no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), fornecendo informações a respeito dos indicadores locais e dos potenciais determinantes do processo saúde-doença para auxiliar no planejamento e avaliação das ações de saúde, bem como na alocação de recursos.
São exemplos de estudos epidemiológicos observacionais: Assinale a alternativa correta:
Ensaios ecológicos e ensaios de campo.
Relato de caso e ensaios comunitários.
Estudo de coorte e estudos transversais.
Série de casos e ensaios de campo.
Ensaios clínicos randomizados e estudos transversais.

A notificação compulsória dos agravos é de obrigação de todos os profissionais de saúde ou por qualquer cidadão que deles tenha conhecimento, não existindo neste caso a compulsoriedade da notificação.
Entretanto o órgão responsável pela coleta desses dados é:
A vigilância epidemiológica.
A prefeitura de cada cidade.
A ANVISA.
A vigilância ambiental.
O laboratório central do Estado.

Conhecendo a história natural da doença e a sua dinâmica conseguimos classificá-las, mensurar sua importância e traçar estratégias de prevenção e controle. A capacidade de resposta do sistema de serviços de saúde irá definir se o agravo está na sua esfera de controle e se esta ação de controle impactará positivamente sobre a saúde da população.
Sobre os níveis de prevenção, avalie as assertivas abaixo:
I) O Objetivo da prevenção primária é limitar a incidência da doença pelo controle das causas específicas e dos fatores de risco.
II) O objetivo da prevenção secundária é reduzir as consequências mais graves da doença por meio do diagnóstico precoce de tratamento.
III) O objetivo da prevenção terciária é reduzir a progressão e as complicações de doença já sintomática.
IV) O objetivo da prevenção quaternária é prevenir o surgimento e consolidação de padrões de vida, sejam sociais, culturais ou econômicos, que possam aumentar o risco de adoecimento.
Apenas II.
Apenas I e III.
Apenas I.
Apenas III e IV.
I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina