Buscar

LEI PENAL NO TEMPO

De acordo com o princípio da irretroatividade da lei, a lei nova que surge amenizando o delito (sendo assim, beneficiando o réu), retroage mesmo nos casos transitado em julgado?

💡 4 Respostas

User badge image

Davi Guimarães

Art. 2º - Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.

Parágrafo único - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.

caput do art. 2.º do Código Penal faz referência aos efeitos retroativos da abolitio criminis, "...fato que a lei posterior deixa de considerar crime".

O parágrafo único trata da retroatividade da norma penal mais branda, "...que de qualquer modo favorecer o agente".

 

 

2
Dislike0
User badge image

Carlos Rocha

Sim, retroage, atingindo os processos em andamento e até mesmo nas sentenças transitadas em julgado.

1
Dislike0
User badge image

Laélio Rolim

Vale lembrar que a lei retroage nos casos transitados em julgado caso seja mais benéfica ao réu, anulando apenas seus efeitos penais e nao civis. Ex; suponhamos que você tenha danificado o patrimônio alheio, penalmente vai responder pelo crime de dano, civilmente tera que reaver o prejuízo, após trânsitado em julgado, mas se posteriormente o dano deixa de ser crime, mesmo que seja absolvido, não terá direito de ser ressarcido do que gastou concertando o bem alheio, mas isso só se aplica aos casos trânsitados em julgado!
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais