Buscar

LEI PENAL NO TEMPO

De acordo com o princípio da irretroatividade da lei, a lei nova que surge amenizando o delito (sendo assim, beneficiando o réu), retroage mesmo nos casos transitado em julgado?

💡 4 Respostas

User badge image

Davi Guimarães

Art. 2º - Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.

Parágrafo único - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.

caput do art. 2.º do Código Penal faz referência aos efeitos retroativos da abolitio criminis, "...fato que a lei posterior deixa de considerar crime".

O parágrafo único trata da retroatividade da norma penal mais branda, "...que de qualquer modo favorecer o agente".

 

 

2
Dislike0
User badge image

Carlos Rocha

Sim, retroage, atingindo os processos em andamento e até mesmo nas sentenças transitadas em julgado.

1
Dislike0
User badge image

Laélio Rolim

Vale lembrar que a lei retroage nos casos transitados em julgado caso seja mais benéfica ao réu, anulando apenas seus efeitos penais e nao civis. Ex; suponhamos que você tenha danificado o patrimônio alheio, penalmente vai responder pelo crime de dano, civilmente tera que reaver o prejuízo, após trânsitado em julgado, mas se posteriormente o dano deixa de ser crime, mesmo que seja absolvido, não terá direito de ser ressarcido do que gastou concertando o bem alheio, mas isso só se aplica aos casos trânsitados em julgado!
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes