Logo Passei Direto
Buscar
Uma das formas de falha mais relevantes para a engenharia é a falha por fadiga, que ocorre devido a carregamentos cíclicos.
Sobre a falha por fadiga, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A falha por fadiga pode ocorrer mesmo abaixo da tensão limite de resistência.
II- A fadiga altera a seção transversal média do corpo.
A A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada asserção: I- A falha por fadiga pode ocorrer mesmo abaixo da tensão limite de resistência. Verdadeiro, a falha por fadiga pode realmente ocorrer em tensões inferiores à tensão limite de resistência, devido a ciclos de carregamento repetidos. II- A fadiga altera a seção transversal média do corpo. Falso, a falha por fadiga não altera a seção transversal média do corpo de forma significativa antes da falha, mas pode levar a uma fratura que, quando ocorre, pode resultar em uma alteração na seção transversal. Agora, vamos analisar as alternativas: A) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. (FALSO, pois a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.) B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. (FALSO, pois a segunda é falsa.) C) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. (FALSO, pois a segunda é falsa.) D) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. (VERDADEIRO, pois a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.) Portanto, a alternativa correta é: D) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um eixo está submetido a uma força de 15 kN, com uma incerteza de 25% na medição dessa força. O eixo é feito de aço com limite de escoamento medido com uma incerteza de 18%.
Determine a carga admissível pelo fator de projeto que compensará as incertezas e assinale a alternativa CORRETA:
a) 22,9 kN.
b) 9,8 kN.
c) 19,6 kN.
d) 17,3 kN.

Um mancal sofre um carregamento radial medido com uma incerteza de 25%. Esse mancal é produzido e projetado com um material e secção que deveria resistir a uma carga de até 40 kN, com uma incerteza de 16%. Determine a carga máxima admissível pelo fator de projeto.
a) 14,66 kN.
b) 23,44 kN.
c) 17,33 kN.
d) 26,88 kN.

As fases do processo de projeto são várias, cada uma com um objetivo específico, existindo uma interligação entre várias delas.
Com relação às etapas do processo de projeto, ordene os itens a seguir:
I- Análise e otimização.
II- Apresentação.
III- Avaliação.
IV- Definição do problema.
V- Identificação da necessidade.
VI- Síntese.
a) III - I - II - V - IV - VI.
b) V - IV - VI - I - III - II.
c) II - VI - IV - III - V - I.
d) IV - V - I - IV - II - III.

Algarismos significativos são utilizados para indicar o nível de precisão de um valor calculado na engenharia. Na maioria dos cálculos, é desejado pelo menor três ou quatro algarismos significativos.
Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- 6,00.
II- 0,05100.
III- 0,03.
IV- 02,0.
a) II - III - I - IV.
b) III - IV - I - II.
c) IV - I - II - III.
d) I - III - IV - II.

Um dos principais fatores limitantes no processo de projeto é o custo e, consequentemente, o lucro, que determinam se o projeto vale a pena passar para a produção.
Quanto aos custos no processo de projeto, analise as sentenças a seguir:
I- A tolerância dimensional deve ser escolhida como a mais precisa disponível.
II- O volume de produção maior previsto justifica um maior investimento inicial.
III- O método do Payback busca calcular a quantidade de retorno obtida.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O coeficiente de segurança é um fator utilizado para dimensionar o projeto, de forma a garantir seu bom funcionamento sem a sua quebra. A escolha desse coeficiente depende de vários fatores, como material e tipo de carregamento ao qual está submetido.
Considerando as situações que requerem maior coeficiente de segurança, ordene os itens a seguir:
I- Aços de qualidade, choque leve.
II- Materiais comuns, carga alternada.
III- Aços de qualidade, carga constante e gradual.
IV- Materiais comuns, choques leves.
a) II - IV - III - I.
b) I - III - II - IV.
c) III - I - IV - II.
d) IV - II - I - III.

O coeficiente de segurança é uma ferramenta de projeto de engenharia que busca indicar quantas vezes o projeto deve resistir à carga aplicada sobre ele, resultando em um sobreprojeto. Para que seja determinado o coeficiente de segurança mais indicado, é necessário levar em consideração certos fatores. Quanto aos fatores que influenciam no coeficiente de segurança indicado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Falhas de fabricação.
( ) O material da peça.
( ) Presença de pré-carga.
( ) Temperatura do ambiente.
a) V - V - F - F.
b) V - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) F - F - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina