Logo Passei Direto
Buscar
Os sistemas imunes inato e adaptativo atuam na proteção de agentes estranhos invasores, são diferentes em diversas formas. O sistema imune adaptativo especifico necessita de algum tempo para reagir contra um organismo invasor, já que o sistema imune não especifico constitui sistemas de defesa que, em grande parte, estão constitutivamente presentes e ativos para atuarem mobilizados uma infecção.
Determine qual das alternativas abaixo corresponde a alternativa correta frente as características dos sistemas imunes.
a. A imunidade não especifica apresenta período de latência entre a exposição e a resposta máxima.
b. Para a imunidade especifica não há especificidade a antígeno.
c. A resposta imunológica não especifica é dependente de antígeno.
d. A imunidade especifica quando em exposição não resulta em memória imunológica.
e. Na imunidade não especifica a resposta é independente de antígeno.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação às características dos sistemas imunes inato e adaptativo: a) A imunidade não específica apresenta período de latência entre a exposição e a resposta máxima. - Esta afirmação é incorreta, pois a imunidade inata (não específica) atua rapidamente, sem um período de latência significativo. b) Para a imunidade específica não há especificidade a antígeno. - Esta afirmação é falsa, pois a imunidade adaptativa é, por definição, específica para antígenos. c) A resposta imunológica não específica é dependente de antígeno. - Esta afirmação é incorreta, pois a imunidade inata não depende de antígenos específicos para atuar. d) A imunidade específica quando em exposição não resulta em memória imunológica. - Esta afirmação é falsa, pois a imunidade adaptativa gera memória imunológica após a exposição a um antígeno. e) Na imunidade não específica a resposta é independente de antígeno. - Esta afirmação é correta, pois a imunidade inata não depende de antígenos específicos para sua ativação. Portanto, a alternativa correta é: e) Na imunidade não específica a resposta é independente de antígeno.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Os linfócitos B são um componente da resposta imune adquirida que possuem características de lembrar de um contato prévio a exposição de um anticorpo. As funções mais importantes dos linfócitos B estão determinados abaixo.
Assinale a opção correta sobre as células B do sistema imune:
a. Células B são caracterizados pela formação de anticorpos, que atacam moléculas distintas em qualquer situação de perigo para o organismo humano e também as quais foram planejadas.
b. Os linfócitos B possuem como principal marcador de superfície a IgM polimérica, presente do complexo receptor de antígenos. A imunoglobulina quando em contato com os antígenos são apresentadas diretamente ou indiretamente pelos mastócitos.
c. Capacidade de sintetizar as imunoglobulinas também denominadas por antígenos com uma imensa diversidade de especificidades antigênica, estas são moléculas de reconhecimento que ficam na superfície das células B.
d. Os linfócitos B sintetizam Ig de especificidade variadas para epítopo antigênico. Ao reconhecer um epítopo antigênico, essas células são ativadas e produzem clones variados.
e. Os antígenos gerados por células T e B são responsáveis por inúmeras funções como: opsoninas, neutralizadores de substâncias tóxicas, ativadores de complemento, aglutinação, neutralização de Bactérias entre outras.

Quando investigamos uma fração de sangue periférico ou plasma, e podemos analisar as proteínas contidas de forma desassociada, entendemos que as proteínas solúveis existentes no sangue se destacam a albumina e as globulinas. Dentre essas, a porção gamaglobulina do soro apresenta dominantemente propriedades contribuintes para a imunidade e a proteção contra uma substância estranha.
A partir das informações acima, determine qual das expressões representa corretamente o padrão sobre os antígenos:
a. Os anticorpos secretados no sangue periférico são gerados pelos plasmócitos, que na verdade são os linfócitos T em seu estágio final de diferenciação e que servem como produtores de anticorpos.
b. Os timócitos reconhecem o antígeno que ameaça o organismo, prontamente ativa a produção dos anticorpos para atacar os agentes patogênicos.
c. As enzimas papaína cliva a molécula de Ig em 2 fragmentos extremamente iguais. Ao serem isolados, identificou-se que 1 desses fragmentos retinham a capacidade de se ligar ao antígeno de forma altamente específica.
d. As células B são as únicas capazes de conter em sua superfície as imunoglobulinas, ou seja, antígenos. Os linfócitos B associado com as imunoglobulinas e duas proteínas diméricas chamadas de Igα/Igß, formam um conjunto que irá validar ao antígeno a sua ligação específica na Ig e a sua ativação nas células B, na fase anterior chamada de LB virgem.
e. As IgG será a primeira Ig a aparecer na superfície do LB e a expressão dessa molécula, agrupada finalmente à expressão de IgD, contribui para o processo de maturação das células na medula óssea. Assim, epítopo antigênico específicos irá interagir inicialmente com uma IgG na superfície do LB maduro.

As duas principais populações de linfócitos, são os linfócitos T ou células T ou os timócitos e os linfócitos B ou células B. Estes constituem 25 a 35% do total dos leucócitos ou células brancas que constituem a corrente sanguínea.
Determine qual das alternativas abaixo correspondem assertivamente sobre os linfócitos:
a. Os timócitos evadem da região medular para a região cortical do timo. Durante essa migração, essas células tornam-se cada vez mais maduras.
b. Os linfócitos T e B são células de defesa do sistema imune que desempenham funções iguais e, são indistinguíveis ao microscópio óptico.
c. As células B ou linfócitos B se passam por seu processo de diferenciação no fígado fetal e na medula óssea.
d. Ao encontrar pequenos números de células de defesa em processo de divisão celular, denomina-se que ocorreu uma amplificação clonal.
e. A baixa porcentagens de células T e B no sangue é denominada por Linfocitose normalmente está relacionado a processos infeccioso.

Durante seu processo de migração, os linfócitos T tornam-se cada vez mais maduros, além de serrem classificadas pela obtenção do receptor para antígeno na célula T (TCR), também pelo surgimento ordenado e pela perda de muitas outras moléculas expressas na superfície da célula T os chamados marcadores de superfície.
Embasado no processo de aquisição de receptores para antígenos de células T, assinale a opção correta para a localização de ocorrência:
a. Medula óssea.
b. Vasos sanguíneos.
c. Zona capsular do Baço.
d. Córtex linfoide.
e. Região cortical do Timo.

O processo de diferenciação e maturação das células ou linfócitos B é dirigido pela reação da imunoglobulina de sua superfície. As células precoces da linhagem B são classificadas como células pró-B por apresentarem as células progenitoras com potencial de autorrenovação restrito. Essas células são origindas do precursor pluripotente célula-tronco hematopoiética.
Determine qual alternativa descrita abaixo corresponde ao processo de maturação de linfócitos B.
a. O processo de maturação envolve funções que visão garantir a nutrição, defesa e a manutenção das atividades celulares.
b. Células que interagem com antígenos próprios, ou seja, autorreativas passam por um processo denominado seleção clonal e entram em ativação.
c. Células B que não interagem com autoantígenos passam a expressar em sua superfície uma molécula de imunoglobulinas pesadas em conjunto com molécula de IgM, e ainda são classificadas como células B imaturas.
d. O processo ocorre na medula óssea e não depende de estimulação por antígeno. Nesta fase, as células imaturas são selecionadas para a tolerância aos antígenos do próprio corpo e sua potencialidade de vida no sangue periférico. Somente células B com esses critérios atendidos migram da medula óssea chegando ao sangue.
e. Inúmeras substâncias entram e saem da célula pelos processos maturação e diferenciação por transporte ativo. Após algumas células são muito grandes e necessitam de outros processos auxiliares para que ocorra o transporte do meio extra e para o sangue periférico.

Na imunidade inata, aprendemos que essa é a nossa primeira linha de defesa contra micro-organismos invasores e que também é conhecida como imunidade não específica. Vamos entender então a nossa imunidade especifica ou adquirida, as proteínas agregadas a essas respostas. As principais propriedades dessa resposta imune não presentes na imunidade inata são:
Com base nas no conhecimento adquirido no estudo de imunologia Básica assinale a afirmativa correta:
a. Caráter de especificidade, memória e discriminação entre o próprio e o não próprio.
b. Garantir a formação de anticorpos contra antígenos-alvo apropriados com a auxilio dos linfócitos B.
c. Não contem requisitos da apresentação de antígenos por células B.
d. As células T são Propriedades da resposta imune adquirida que possuem características de especificidade e memória.
e. As moléculas identificadoras de antígenos localizadas na superfície das células T são as imunoglobulinas ou Ig.

Mais conteúdos dessa disciplina