Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Um elevador tem uma placa de advertência com a seguinte expressão: “Carga máxima: 400 kg”. Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2.
Suponha que esse elevador suba, com essa carga máxima, 10 m em 5 s. Calcule a mínima potência útil dos motores desse elevador em kW:
(A) 1
(B) 8
(C) 4
(D) 6
(E) 2
User badge image
Questões para o Sucesso

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para calcular a potência útil dos motores do elevador, precisamos usar a fórmula da potência, que é dada por: \[ P = \frac{W}{t} \] onde \( P \) é a potência, \( W \) é o trabalho realizado e \( t \) é o tempo. Primeiro, vamos calcular o trabalho \( W \) realizado pelo elevador ao subir. O trabalho é dado por: \[ W = m \cdot g \cdot h \] onde: - \( m = 400 \, \text{kg} \) (carga máxima), - \( g = 10 \, \text{m/s}^2 \) (aceleração da gravidade), - \( h = 10 \, \text{m} \) (altura que o elevador sobe). Substituindo os valores: \[ W = 400 \, \text{kg} \cdot 10 \, \text{m/s}^2 \cdot 10 \, \text{m} \] \[ W = 400 \cdot 10 \cdot 10 \] \[ W = 40000 \, \text{J} \] Agora, vamos calcular a potência. O tempo \( t \) é de 5 segundos: \[ P = \frac{W}{t} = \frac{40000 \, \text{J}}{5 \, \text{s}} \] \[ P = 8000 \, \text{W} \] Como queremos a potência em kW, dividimos por 1000: \[ P = \frac{8000 \, \text{W}}{1000} = 8 \, \text{kW} \] Portanto, a mínima potência útil dos motores desse elevador é: (B) 8

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Quando usamos o cinto de segurança no carro em movimento ele fica “livre” (podemos puxá-lo lentamente) Quando o carro freia ou “arranca”, rapidamente um mecanismo faz com que o cinto se prenda para manter a segurança do passageiro.
Faça uma pesquisa e procure responder como funciona o mecanismo que prende o cinto em caso de variações bruscas de velocidade.

Suponha que um sujeito apareça com a seguinte idéia: “Vamos construir um balão para viajar sem precisar de motores ou sistema de orientação. Como a terra gira, diz o inventor, podemos aproveitar este movimento para viajar de graça.
Que argumento que você usaria para dizer ao seu amigo inventor que esta idéia não funciona?

Quando jogamos uma bola fazendo-a rolar sobre o piso ela se desloca uma certa distância e pára. Mesmo em superfícies muito lisas ela para após percorrer uma grande distância.
Como podemos explicar que os planetas girem em torno do sol por bilhões de anos sem parar e mesmo sem diminuir suas velocidades?

Um pequeno corpo de massa m é suspenso por um fio no teto de um carro. Quando o carro está se movendo em uma estrada horizontal, com aceleração a, o fio toma uma direção inclinada de um  com a vertical.
Mostre em um desenho as forças que atuam no corpo suspenso. Qual a força que provoca a aceleração do corpo suspenso? Mostre que a aceleração do carro é dada por = g.tg a.

Um carro de massa m está descrevendo uma curva de raio R e centro C, com velocidade V. Para fazer com que o carro tenha maior segurança ao descrever esta curva os engenheiros constroem a pista de modo que a parte externa dela seja mais elevada.
Sendo  o ângulo de elevação dado à pista, vamos determinar o valor deste ângulo para que o carro consiga fazer a curva mesmo na ausência total de atrito (ou seja, uma pista absolutamente lisa).

A figura deste problema mostra uma pessoa de peso P, no interior de um elevador que sobe com uma aceleração a dirigida para cima.
Entre as afirmacoes abaixo selecione as que estão corretas.
a) O valor da resultante das forças que atuam sobre a pessoa é F1=F2-P
b) F2 >P porque a pessoa possui uma aceleração para cima.
c) F1 > F2 porque constituem um par ação e reação.
d) F1 =P, isto é, a compressão da pessoa sobre o assoalho é igual ao seu peso.
e) F2 = P porque constituem um par ação e reação.

Um corpo desliza com aceleração de 3,2 n/s2 em um plano inclinado de inclinação 30º.
Encontre o coeficiente de atrito entre o plano e o corpo.

Um homem de massa 75 Kg sobre uma linha de trem pula sobre o carro limpa-trilho que se move com velocidade de 3m/s.
Qual a nova velocidade do carro cuja massa é 300 Kg?

Um corpo desliza com aceleração de 3,2 m/s2 sobre um plano inclinado de inclinação 30º.
Qual o valor do coeficiente de atrito entre o plano e o corpo que desliza?

Uma pessoa de massa 75Kg está dentro de um elevador e sobre uma balança de molas.
Que peso indicará a balança se: a) o elevador estiver subindo com velocidade constante? b) o elevador estiver subindo com aceleração de 3 m/s2? c) o elevador estiver descendo com aceleração 5m/s2? d) o elevador estiver descendo com aceleração igual a 'g'?

Mais conteúdos dessa disciplina