Logo Passei Direto
Buscar
Em relação ao conceito de elasticidade-preço da demanda, ou somente elasticidade-preço, podemos afirmar:
Em relação às afirmacoes acima, assinale a alternativa correta:
I. A essencialidade de um bem determina seu grau de elasticidade. Desse modo, bens de elevada essencialidade também têm elevada elasticidade.
II. Quanto mais produtos substitutos existirem em relação a um bem, mais elástica será sua demanda. Assim, grande quantidade de concorrentes em um determinado mercado, oferecendo produtos que substituem o produto em questão, faz sua elasticidade aumentar.
III. O conceito de elasticidade-preço só é válido para bens cujo mercado opera como uma concorrência perfeita, coeteris paribus.
a. Somente as afirmações I e II são corretas.
b. Somente as afirmações I e III são corretas.
c. Somente as afirmações II e III são corretas.
d. Todas as afirmações são corretas.
e. Todas as afirmações são erradas.
User badge image
Dúvidas de Economia Empresarial 01

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. A essencialidade de um bem determina seu grau de elasticidade. Desse modo, bens de elevada essencialidade também têm elevada elasticidade. Falso. Bens essenciais tendem a ter uma demanda inelástica, ou seja, a elasticidade-preço é baixa, pois os consumidores continuam a comprá-los mesmo com aumentos de preço. II. Quanto mais produtos substitutos existirem em relação a um bem, mais elástica será sua demanda. Assim, grande quantidade de concorrentes em um determinado mercado, oferecendo produtos que substituem o produto em questão, faz sua elasticidade aumentar. Verdadeiro. A presença de muitos substitutos torna a demanda mais sensível a variações de preço. III. O conceito de elasticidade-preço só é válido para bens cujo mercado opera como uma concorrência perfeita, coeteris paribus. Falso. A elasticidade-preço da demanda pode ser aplicada em diferentes estruturas de mercado, não se limitando apenas à concorrência perfeita. Com base nas análises: - A afirmação I é falsa. - A afirmação II é verdadeira. - A afirmação III é falsa. Portanto, a alternativa correta é: e) Todas as afirmações são erradas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Caso tivesse ocorrido um aumento de 79,19% na renda dos consumidores, coeteris paribus, a quantidade ofertada de equilíbrio de ovos de chocolate se deslocaria de Q0 para Q1, mesmo com o aumento de preço desta mercadoria.
a. O aumento no preço dos ovos de chocolate de P0 para P1 faz com que a curva de demanda por este bem se desloque obrigatoriamente para a direita.
b. Mesmo com o aumento no preço dos bolos pascais, uma mercadoria substituta dos ovos de páscoa, a curva de demanda por ovos de chocolate se deslocará para a esquerda.
c. Caso tivesse ocorrido um aumento de 79,19% na renda dos consumidores, coeteris paribus, a quantidade ofertada de equilíbrio de ovos de chocolate se deslocaria de Q0 para Q1, mesmo com o aumento de preço desta mercadoria.
d. Quando o preço dos ovos de chocolate subir de P0 para P1, tudo o mais constante, a quantidade demandada também aumentará de Q0 para Q1.
e. Quando o preço dos ovos de Páscoa subir de P0 para P1, a curva de demanda por caixas de bombons, um bem substituto, se deslocará para a esquerda.

Caso ocorra uma queda acentuada na renda dos consumidores, coeteris paribus, durante a vigência da isenção do IPI para os automóveis, tanto o preço de equilíbrio quanto a quantidade ofertada de equilíbrio diminuirão.
a. A possível adoção da isenção do IPI fará com que o preço dos automóveis suba de P0 para P1.
b. Caso ocorra uma queda no preço de gasolina, um bem complementar, então a curva de demanda por automóveis se deslocará para a esquerda, mesmo com a adoção da isenção do IPI.
c. Caso a isenção do IPI não seja adotada, o preço dos automóveis tenderá a subir de P0 para P1, porém a quantidade demandada de automóveis também aumentará.
d. Caso ocorra uma queda acentuada na renda dos consumidores, coeteris paribus, durante a vigência da isenção do IPI para os automóveis, tanto o preço de equilíbrio quanto a quantidade ofertada de equilíbrio diminuirão.
e. O término do período de isenção do IPI fará com que o preço dos automóveis se eleve de P0 para P1, mas a curva de demanda por gasolina, um bem complementar, se deslocará para a direita.

Em cada sistema econômico é possível encontrar grande e diversificado número de empresas. Cada uma delas, ora de forma diferente ora de forma idêntica às demais, organiza fatores de produção e, de tal organização, produz bens ou presta serviços. Devido grande diversidade de empresas e atividades que desempenha, há possibilidade de classificar a produção utilizando determinado critério que atende características fundamentais de sua produção.
As manchetes de jornal fazem referência, respectivamente, aos setores:
a. Primário, secundário e terciário.
b. Terciário, secundário e primário.
c. Secundário, primário e terciário.
d. Secundário, terciário e primário.
e. Primário, terciário e secundário.

Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Portanto, estuda o problema da produção e da distribuição de bens e serviços, produzidos pela sociedade para dar atendimento às necessidades de consumo da própria sociedade. Há diferentes tipos de bens, mas especificamente sobre os bens de consumo, podemos afirmar que:
São, em geral, bens econômicos, já que necessitam de uma compensação monetária para serem adquiridos e consumidos.
a. São bens intangíveis que satisfazem indiretamente às necessidades humanas.
b. São bens livres, já que podem ser escolhidos livremente pelos consumidores.
c. São, em geral, bens econômicos, já que necessitam de uma compensação monetária para serem adquiridos e consumidos.
d. São bens de capital, já que necessitam da contrapartida monetária para serem adquiridos e consumidos.
e. Referem-se, única e exclusivamente, aos serviços, considerados como bens tangíveis.

No modelo da Economia de Mercado, o agente do tipo família:
Assinale a alternativa correta.
I) Representa as pessoas.
II) Detém a propriedade dos recursos econômicos os quais são ofertados às firmas.
III) Consome bens e serviços no intuito de maximizar sua utilidade frente à restrição orçamentária.
IV) Não está inserido em mercado de forma competitiva.
a. Apenas as afirmativas (I) e (III) estão corretas.
b. Apenas as afirmativas (II) e (III) estão corretas.
c. Apenas as afirmativas (I), (II) e (III) estão corretas.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão incorretas.

Imagine que esteja analisando o mercado de refrigerantes e que, coeteris paribus, haja uma elevação na renda dos consumidores. Nesse caso:
a. A curva de demanda sofrerá deslocamento negativo.
b. A curva de oferta sofrerá deslocamento positivo, pois a renda é um determinante da oferta.
c. Tanto a curva de demanda quanto a curva de oferta permanecerão intactas, já que haverá movimento ao longo das curvas.
d. A curva de demanda sofrerá deslocamento para a direita.
e. A curva de demanda sofrerá deslocamento para a direita e preços e quantidades diminuirão.

as as afirmacoes são erradas; Respostas: a. somente as afirmações I e II são corretas; b. somente as afirmações I e III são corretas; c. somente as afirmações II e III são corretas; d. todas as afirmações são corretas; e. todas as afirmações são erradas;
Afirmativa I incorreta. Bens de elevada essencialidade apresentam baixa elasticidade. São inelásticos.
Afirmativa II incorreta. O fato de existir grande quantidade de competidores não afeta o coeficiente de elasticidade de um bem.
Afirmativa III incorreta. Elasticidade da demanda está presente em qualquer mercado.

Mais conteúdos dessa disciplina