Logo Passei Direto
Buscar

Fisiologia Animal

Colégio Objetivo
O impulso cardíaco em condições fisiológicas é originado nas células autoexcitáveis do nodo sinusal e são essas células, portanto, que determinam o ritmo dos batimentos do coração. Sobre o funcionamento do coração, julgue as afirmativas a seguir.
Marque a alternativa correta:
I - A frequência cardíaca é determinada pela velocidade em que as células marca-passo despolarizam.
II - As células do nodo atrioventricular e as fibras de Purkinje podem agir como marca-passos em determinadas condições.
III - Marca-passos que não sejam o próprio nodo sinusal são denominados como ¿entrópios¿.
Somente a afirmativa III é verdadeira
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras
Somente a afirmativa I é verdadeira
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras
Somente a afirmativa II é verdadeira
User badge image
Estudando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - A frequência cardíaca é determinada pela velocidade em que as células marca-passo despolarizam. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a frequência cardíaca realmente depende da taxa de despolarização das células do nodo sinusal. II - As células do nodo atrioventricular e as fibras de Purkinje podem agir como marca-passos em determinadas condições. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta. O nodo atrioventricular e as fibras de Purkinje podem assumir a função de marca-passos se o nodo sinusal falhar. III - Marca-passos que não sejam o próprio nodo sinusal são denominados como "entrópios". Falso, o termo correto para marca-passos que não são o nodo sinusal é "ectópicos" ou "marcadores ectópicos", e não "entrópios". Com base nas análises, as afirmativas I e II são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: "Somente as afirmativas I e II são verdadeiras".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre esses nervos, é correto afirmar que:
A raiz dorsal dos nervos conduz a entrada de informações sensoriais.
Os nervos espinhais fazem parte do SNC.
A raiz dorsal dos nervos leva informação do SNC para gânglios e músculos.
Os cães possuem 12 pares de nervos espinhais.
Cada um dos nervos espinhais se divide em três ramos: raiz dorsal, raiz intermediária e raiz ventral.

As vias de sinalização celular são responsáveis pela propagação dos diversos mecanismos fisiológicos existentes nos organismos dos animais. Através da ligação de diferentes tipos de moléculas sinalizadoras, aos mais diversos receptores celulares existentes no organismo animal, são desencadeados uma série de respostas celulares, além da transmissão de sinais dentro das células e dos tecidos. Sobre as vias de sinalização, analise as afirmativas.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
I. Dentre os tipos de receptores abordados, a ativação do receptor acoplado ao canal inicia as respostas intracelulares mais rápidas de todos os receptores.
II. Dentre os tipos de moléculas sinalizadoras que se ligam aos receptores acoplados à proteína G podemos citar: Hormônios, fatores de crescimento, moléculas visuais, pigmentos olfatórios e ocitocinas.
III. O neurotransmissor acetilcolina liberado de um neurônio adjacente liga-se ao receptor de acetilcolina e abre o canal de iônico. Tanto os íons Na+ como K+ fluem através do canal quando aberto; o Na+ sai da célula e o K+ entra na célula a favor de seu gradiente eletroquímico. No entanto, como o gradiente de K+ é maior, a entrada resultante de cargas positivas despolariza a célula.
II
I e II
III
I, II e III
I

Referente à fisiologia respiratória, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
Assinale abaixo a opção que contém somente afirmativas corretas.
I. A respiração é a troca de oxigênio e dióxido de carbono durante o metabolismo celular. As vias respiratórias transferem oxigênio da atmosfera para o alvéolo, onde o oxigênio é trocado por dióxido de carbono.
II. Através da membrana alvéolo-capilar, o oxigênio transfere-se para o sangue, e o dióxido de carbono transfere-se do sangue para os alvéolos.
III. O trabalho respiratório é o esforço necessário para expandir e contrair os pulmões. Na respiração saudável, a respiração do indivíduo é calma e realizada com o mínimo de esforço.
IV. Surfactante é um produto químico produzido nos pulmões que tem a função de diminuir a retração elástica dos pulmões e do tórax.
Apenas II e III.
Apenas I, II e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.

O sistema urinário tem a função de filtrar o sangue, retirando dele substâncias que já não são importantes pro organismo e conduzindo-as para fora do corpo, o que ocorre por meio da formação e excreção da urina.
Assinale a alternativa que representa o órgão responsável por armazenar a urina antes de sua excreção.
Bexiga
Ureteres.
Ducto deferente
Rins
Uretra

O funcionamento do sistema digestório pode ser dividido em secreção, digestão, absorção, motilidade e excreção. Na secreção, água, eletrólitos, enzimas e outras substâncias são secretadas e adicionadas aos alimentos. Na digestão, as enzimas secretadas quebram os alimentos em moléculas passíveis de serem absorvidas. Na absorção, essas moléculas oriundas do processo de digestão são transportadas para dentro das células intestinais e delas para a corrente sanguínea. Na motilidade, movimentos involuntários conduzem o alimento da boca em direção ao ânus para a excreção do que não foi absorvido. Considerando essas informações, julgue as assertivas abaixo.
Assinale alternativa que contém somente afirmativas corretas.
I. A saliva dos suínos contém a enzima amilase responsável por iniciar a digestão dos carboidratos.
II. O sistema nervoso parassimpático estimula a secreção de saliva pelas glândulas salivares.
III. O movimento da musculatura lisa do tubo gastrointestinal conduz a digesta ao longo dele e é chamado de peristalse ou peristaltismo.
IV. O pH se mantém constante ao longo do sistema digestório para garantir a ação enzimática sobre o alimento.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.

O sistema nervoso é um sistema de controle das atividades orgânicas, contribuindo para manutenção da homeostasia, proteção e adaptação dos indivíduos ao meio que os cerca. Em relação a sua estrutura e função é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta:
O hipotálamo é responsável pela termorregulação.
Uma lesão bulbar compromete centros vitais que controlam a visão.
A medula espinhal possui apenas vias sensitivas.
O córtex occipital é responsável pela percepção auditiva.
O córtex cerebral é responsável pelo equilíbrio corporal e coordenação dos movimentos.

O Sistema Nervoso Autônomo é um dos sistemas que contribui para a manutenção da Pressão Arterial na faixa entre 60 e 150 mmHg. Se ocorrer queda abrupta da pressão arterial sistêmica, no indivíduo, o sistema nervoso autônomo desencadeará:
Assinale a alternativa correta:
Diminuição da glicemia.
Vasoconstrição periférica.
Aumento do peristaltismo gastrointestinal.
Constrição dos brônquios.
Bradicardia e sudorese.

Os hormônios glicocorticoides regulam funções essenciais do corpo em mamíferos, controlam o metabolismo tecidual mais especificamente, estão relacionados a diversos eventos celulares que influenciam os tecidos e órgãos como o crescimento, a diferenciação e apoptose celular. Esses hormônios também influenciam a função cerebral e o comportamento. Os glicocorticoides mobilizam os estoques de energia induzindo a degradação de proteínas em aminoácidos livres no músculo, a lipólise no tecido adiposo e a gliconeogênese no fígado.
Sobre o controle da produção de hormônios glicocorticoide é correto afirmar que:
A hipófise possui uma característica de percepção sensorial do ambiente e baseado nesta percepção alguns hormônios estarão aumentados e outros reduzidos.
O cortisol não apresenta uma função endócrina específica no controle de CRH e corticotropina.
Em uma situação de estresse o cortisol irá sinalizar para o hipotálamo e para a glândula adeno-hipófise que não é mais necessário a produção de cortisol (níveis basais de cortisol).
Mediante uma situação de estresse a zona medular começa a liberar mais epinefrina e norepinefrina tornando os sentidos mais aguçados e tornando os músculos periféricos mais responsivos.
Em situações de bem estar animal ocorre através de feedback (-), os hormônios glicocorticoides (ex: cortisol) inibem a liberação do hormônio liberador de corticotropina (CRH) produzido pelo hipotálamo.

Mais conteúdos dessa disciplina