Logo Passei Direto
Buscar
A atuação do Psicólogo Comunitário é temporária uma vez que este não fica definitivamente em uma comunidade. Uma vez que o trabalho é realizado durante um tempo o mesmo irá atuar em outra comunidade.
Isto se dá para que não haja uma relação de _________________ da comunidade junto ao Psicólogo Comunitário e para favorecer práticas de _________________ e estímulo a _________________ de seus integrantes.
dependência / autogestão / autonomia;
independência/ exclusão / dependência;
troca / gestão dependente / liberdade;
dependência/ saúde / acomodação;
dependência/ ancoragem/ isolamento.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A opção correta para preencher as lacunas na frase é: "dependência / autogestão / autonomia". Isso se alinha com a ideia de que a atuação do Psicólogo Comunitário deve promover a autogestão e a autonomia dos integrantes da comunidade, evitando a dependência em relação ao profissional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando a premissa: "A formação em psicologia precisa considerar as mudanças vivenciadas pela sociedade no contexto histórico para facilitar o aprimoramento das práticas psicológicas" (Nascimento, Manzini, & Bocco, 2006).
Diante dessa afirmativa, marque a alternativa correta que justifique corretamente a atuação do psicólogo comunitário.
A compreensão dos aspectos históricos e sociais é importante para gerar dependência da comunidade no trabalho do psicólogo, tornando útil a sua atuação e garantindo a manutenção do seu trabalho a longo prazo.
O psicólogo comunitário precisa compreender os elos que unem determinada comunidade e produzir diagnósticos dos seus problemas, o que é facilitado quando há o conhecimento da história e dos aspectos sociais daquela comunidade para o profissional poder mudá-los.
O psicólogo comunitário que não conhecer profundamente a história e os aspectos sociais da comunidade estará fadado ao fracasso, pois são aspectos completamente indispensáveis para todas as etapas do processo.
A compreensão dos aspectos históricos e sociais é importante para gerar aproximação entre o psicólogo e a comunidade, gerando vínculos afetivos que se manterão para o resto de suas vidas, mantendo a comunidade dependente do profissional.
A compreensão dos aspectos históricos e sociais da comunidade facilita no trabalho do psicólogo, ajudando-o a montar um trabalho de pesquisa histórica que o tornará mais consciente dos processos e as necessidades daquela comunidade.