Logo Passei Direto
Buscar
Devido à pouca durabilidade o papiro foi aos poucos sendo substituído por outros materiais para suporte para a escrita. Este material surgiu na cidade de Pérgamo (Ásia), aproximadamente no Século 2 a.C e consistia na pele de um animal (cordeiro, carneiro ou cabra), que após curtida e seca estava pronta para receber a escrita. Era considerado um material nobre e usado nos mosteiros católicos para registrar documentos importantes. Diante do exposto, analise as afirmativas e assinale qual o material surgiu após a utilização do papiro.
a. Papel Seda
b. Pergaminho
c. Papel fosco
d. Papel
e. Papel kraft
User badge image
Questões para o Sucesso

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Analisando a descrição apresentada, o material que surgiu na cidade de Pérgamo e que era feito a partir da pele de animais, como cordeiros, carneiros ou cabras, é conhecido como pergaminho. O pergaminho foi amplamente utilizado antes do advento do papel e era considerado um material nobre para a escrita, especialmente em documentos importantes. Agora, vamos às alternativas: a. Papel Seda - Não é o material mencionado. b. Pergaminho - Esta é a opção correta, pois corresponde à descrição dada. c. Papel fosco - Não é o material mencionado. d. Papel - O papel surgiu posteriormente, não é o material que substituiu o papiro imediatamente. e. Papel kraft - Também não é o material mencionado. Portanto, a alternativa correta é: b. Pergaminho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A democratização da cultura (o saber é para todos), através das bibliotecas públicas; a preservação e difusão do patrimônio bibliográfico da nação através da biblioteca nacional; o apoio documental ao ensino e à pesquisa através das bibliotecas escolares e universitárias; o apoio à tomada de decisão, solução de problemas da sociedade, etc., através das bibliotecas especializadas.
O trecho acima refere-se à definição da:
a. Bibliotecário
b. Biblioteca Pública
c. Biblioteca Particular
d. Biblioteca Virtual
e. Biblioteconomia

Pode-se perceber que até a civilização conhecesse a escrita alfabética, percorreu um longo trajeto e todos os sistemas anteriores eram baseados na ideografia, isto é, as ideias eram representadas por pinturas ou desenhos, por exemplo, a escrita cuneiforme e a escrita hieroglífica.O alfabeto, tal qual o utilizamos hoje, é o legado de várias culturas a partir da necessidade de registro dos sons das palavras e passou por várias transições.
Diante do exposto, analise as afirmativas e assinale qual é o alfabeto (sistema de escrita alfabética), mais utilizado no mundo:
a. Alfabeto grego.
b. Escrita Chinesa.
c. Alfabeto cirílico.
d. Alfabeto Romano.
e. Alfabeto Árabe.

A Biblioteconomia opera com informação e com suporte de informação [materialmente, documento] e tem na organização e controle do fluxo destes e nos sujeitos [geradores e consumidores] de informação os objetivos determinantes do seu campo científico. Historicamente, ela trabalha com aqueles objetos (documentos), e embora mudem formatos e suportes, segundo o nível de atualização tecnológica de cada época, os objetos de informação e organização de seu fluxo são os mesmos.
Considerando a informação apresentada, a qual autor essa ideia esta relacionada.
a. Joseph Z. Nitecki (1962).
b. Maria das Graças Targino (2006).
c. Jonathas Luiz Carvalho da Silva (2018).
d. Jesse HaukShera (1977).
e. Francisco das Chagas de Souza (1996).

Segundo FONSECA (1979), a Biblioteconomia é o “conhecimento e prática da organização de documentos em bibliotecas”. Por organização entendem-se as atividades desenvolvidas na condução dos serviços prestados, os quais podem ser divididos em duas categorias: serviços-meio (processos técnicos) e serviços-fim (processos informativos).
Considerando a abordagem do texto, qual o objetivo da biblioteconomia?
a. Tem o objetivo de ordenar, relacionar e estruturar o conhecimento e os conceitos a torna estreitamente inter-relacionada com a semântica geral, também altamente interdisciplinar, epistemológica e envolvida na linguagem, simbolismo, abstração, conceituação e avaliação do conhecimento.
b. A democratização da cultura (o saber é para todos), através das bibliotecas públicas; a preservação e difusão do patrimônio bibliográfico da nação através da biblioteca nacional.
c. É a utilização das bibliotecas pelo maior número de interessados; sua finalidade é levar o conhecimento a todos os segmentos da sociedade; sua importância resulta da explosão bibliográfica.
d. Tem como objetivo construir atividades técnicas e normativas com perspectiva de acesso à informação para os sujeitos.
e. Tem como objetivo organizar bibliotecas.

Não da para pensar na Biblioteconomia desvinculada da biblioteca, haja vista, que enquanto uma área do conhecimento ela está intimamente ligada ao aparecimento das bibliotecas na humanidade. A Biblioteconomia “seria a coleta, organização e disseminação de livros. Muitos se perguntam se a mudança de termos acarretaria mudança na imagem da profissão, não a vinculando necessariamente a livros”. Será? Talvez sim, talvez não!
Considerando as informações apresentadas, e o termo Biblioteconomia, analise qual autor expressa essa ideia.
a. Mey (2004).
b. Battles (2003).
c. Santos (2014).
d. Medeiros (2019).
e. Souza (2005).

O bibliotecário assume, efetivamente, seu papel central de agente que organiza o acervo e contribui para a disseminação do conhecimento; “ele surge como um guia de ajuda na caminhada por um mundo novo e aberto” (MILANESI, 2002, p. 7). A ele cabia desde a disposição arquitetônica até a organização das bibliotecas como um todo.
Considerando as informações apresentadas, qual corrente filosófica contribuiu para o bibliotecário assumir seu papel.
a. Renascimento.
b. Materialismo.
c. Racionalismo.
d. Idealismo.
e. Escolástica.

Era composta de textos administrativos, literários e científicos, registrados em 15 mil tábuas de argila, as quais foram dispostas criteriosamente em estantes segundo o tema abordado, além de 15 tábuas pequenas com resumos do conteúdo de documentos.
O trecho acima refere-se à definição de qual biblioteca:
a. Biblioteca da Grécia
b. Biblioteca de Ebla
c. Biblioteca de Alexandria
d. Biblioteca de Nínive.
e. Biblioteca de Roma.

As bibliotecas fazem parte da história da humanidade desde muitos séculos antes de Cristo, pois no Egito e na China estas instituições existiram antes do período clássico grego. Na Grécia, tem-se conhecimento de grandes bibliotecas e, uma delas que atraiu a atenção, foi a do filósofo Aristóteles. Após a sua morte, passaram por várias mãos até chegar em Roma.
Analise as afirmativas e assinale qual é a biblioteca mais famosa do período da Antiguidade:
a. Biblioteca da Grécia.
b. Biblioteca de Alexandria.
c. Biblioteca de Ramsés II.
d. Biblioteca de Pérgamo.
e. Biblioteca de Nínive.

Mais conteúdos dessa disciplina