Logo Passei Direto
Buscar
Em sua função de promover o bem-estar da sociedade, o Estado deve aplicar o poder e a legitimidade de forma equilibrada. Entretanto, o poder instituído está fortemente relacionado a algum tipo ou razão de submissão, os quais variam quanto aos motivos, mas com o mesmo objetivo comum, o cumprimento de um mando.
Sobre as classificações ou razões para submissão, analise sentenças a seguir:
I- A dominação carismática se dá quando existe a devoção afetiva à pessoa. Assim, o poder se origina de alguma característica que provoca reconhecimento e admiração.
II- O controle tradicional ocorre quando as ordens são cumpridas porque aquela pessoa é a certa, ou seja, dadas as qualificações e os resultados esperados.
III- A submissão burocrática é quando existe a possibilidade de encontrar obediência entre inúmeros dominantes e poucos submetidos.
IV- O mando civil é quando uma ordem de determinado conteúdo, ou seja, uma relação de mando eficiente ocorre entre cidadãos sem poder, mas influenciáveis.
a) Somente as sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) Somente as sentenças II e IV estão corretas.
User badge image
Questões para Estudantes

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- A dominação carismática se dá quando existe a devoção afetiva à pessoa. Assim, o poder se origina de alguma característica que provoca reconhecimento e admiração. Verdadeiro, essa definição está correta e reflete a ideia de dominação carismática conforme proposta por Max Weber. II- O controle tradicional ocorre quando as ordens são cumpridas porque aquela pessoa é a certa, ou seja, dadas as qualificações e os resultados esperados. Falso, essa definição não está correta. O controle tradicional se baseia na aceitação de normas e tradições, não necessariamente nas qualificações ou resultados esperados de uma pessoa. III- A submissão burocrática é quando existe a possibilidade de encontrar obediência entre inúmeros dominantes e poucos submetidos. Falso, a submissão burocrática se refere a uma estrutura organizacional onde a obediência é baseada em regras e normas, e não necessariamente à relação entre dominantes e submissos. IV- O mando civil é quando uma ordem de determinado conteúdo, ou seja, uma relação de mando eficiente ocorre entre cidadãos sem poder, mas influenciáveis. Falso, essa definição não é precisa. O mando civil não é uma classificação comum nas teorias de dominação e não se encaixa nas definições clássicas. Com base nas análises, apenas a sentença I está correta. Portanto, a alternativa correta é: b) Somente a sentença I está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em se tratando de políticas públicas, existe a figura do “ator”, considerado como todos aqueles que se envolvem de forma direta ou indireta nos processos que abrangem as diversas etapas das políticas públicas.
Quanto às particularidades dos atores nas políticas públicas, analise as sentenças a seguir:
I- Os atores sociais são membros exclusivamente integrantes da sociedade, grupos de empresários e associações de classe.
II- Os atores sociais podem ser encontrados tanto no setor público quanto no privado.
III- Os atores governamentais podem ser políticos, burocratas e partidos políticos.
IV- Os atores não governamentais podem ser os grupos de interesses, organizações do terceiro setor e os meios de comunicação.
a)As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c)As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

No Estado moderno, o poder é legitimado diante da necessidade de representação social, através da soberania. A divindade não mais origina e controla o poder, mas, sim, o povo. Dessa nova conformação, surgem novas peças, componentes, instituições e formas de representatividade política. Pode-se aferir a essa situação a despatrimonialização do poder.
Sobre esse processo, assinale a alternativa CORRETA:
a) Equivale a uma situação em que a separação de esferas, pública e privada, se dá apenas no âmbito jurídico, não no administrativo, com a constituição de uma burocracia racional.
b) Corresponde a um processo que separa o direito público do direito privado, e conduz a formação de uma burocracia racional e da reconfiguração dos recursos públicos e dos recursos privados (governantes).
c) Revela a centralização de todos os recursos em um único plano financeiro, isto é, a junção das rendas dos governantes e funcionários como os patrimônios estatais.
d) Incorre na reorganização no plano militar. Na prática, na formação de um sistema de defesa, legitimado pela defesa dos interesses públicos, custeado por rendas privadas.

O planejamento das políticas públicas pressupõe fases ou etapas que permitem que os recursos sejam quantitativos ou qualitativos e que já sejam mobilizados em planos de ação ou projetos, a fim de antecipar-se a possíveis riscos.
Sobre os princípios que o planejamento governamental deve considerar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Ser flexível e desconsiderar imprevistos a fim de garantir que o planejamento se realize de acordo com as diretrizes preestabelecidas.
( F ) Manter as informações sob sigilo a fim minimizar impactos de opositores, garantir a eficiência do programa e a continuidade dos investimentos.
( V ) Fazer parte da administração pública e estar presente em todos os níveis e setores da sociedade, bem como fixar prazos determinados adaptados aos objetivos.

O Estado moderno trouxe consigo, além de atribuições diversificadas, repletas de fins públicos e menos privados, a burocracia, que representou um requisito essencial para a credibilidade e eficiência de suas ações. Entretanto, uma grande ameaça gerou conotações negativas a esse requisito.
Assinale a alternativa CORRETA que representa uma ameaça à eficiência das ações estatais:
a) O patrimonialismo que, através do Estado, permite ao funcionário obter recursos econômicos e oportunidades de ganho, podendo ser concessões, estímulos ou autorizações.
b) A dominação burocrática, quando o Estado exclui dos funcionários públicos a autonomia e o direito participativo de conselhos e interesses sociais não governamentais.
c) O patrimonialismo que, através de cidadãos sem poder, determinadas ideologias de oposição prevalecem, colocando em risco a dominação e legitimidade política do Estado.
d) A burocracia democrática, isto é, quando todos os cidadãos passam a ter acesso na elaboração de alguma etapa do ciclo de políticas públicas, colocando em risco a burocracia estatal.

Política e poder são elementos que compõem o cotidiano da vida pública, pois assimilam e aglutinam os interesses de grupos para o exercício da organização da sociedade e alcance de objetivos comuns.
Sobre essas definições e afins, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Apesar da complexidade entre os termos política e política pública, é dispensável a realização de qualquer distinção entre eles, pois ambos remetem ao exercício de poder individualmente.
( F ) A política está vinculada ao exercício de poder e às etapas pelas quais percorrem e são tomadas as decisões em uma sociedade. Logo, política e poder são ações inter-relacionadas.
( V ) A política pública está fortemente associada ao poder, na medida em que os representantes legais devem garantir a prática de decisões voltadas para o bem comum.
( V ) O conceito de dominação dissocia-se dos conceitos de política e poder, na medida em que é incompatível com a administração pública, isto é, não se aplica à política pública.

A palavra 'política', que vem de convento, faz referência a qualquer atividade em que existam interesses, assim como jogos e gestão do poder. No entanto, quando se fala de 'política pública', deve-se fazer uma diferenciação entre 'política' e 'política pública'.
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
a) O Estado procura concretizar seus objetivos por meio de suas 'política pública'. São as 'políticas' que determinam os interesses particulares por meio de um jogo de poder.
b) A 'política' vincula o exercício do poder com os processos de tomada de decisão em uma sociedade. A 'política pública' é uma medida feita pelo Estado com vista a concretizar as decisões tomadas da gestão pública.
c) O poder vincula a 'Política' aos interesses particulares e os da comunidade, eis o vínculo com a 'política pública'.
d) A 'política pública' procura melhorar as condições gerais de uma determinada sociedade. A 'política' é um jogo de interesses no qual sempre o poder determina a gestão dessa 'política'.

Espera-se que o Estado Moderno ponha em prática o objetivo de se valer cumprir, através da soberania, a harmonia de interesses, daqueles que são representados em Constituições, enquanto resultantes da manifestação e supremacia do bem comum.
Com relação à soberania, é interessante compreender sua abrangência e funções. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Atributo, autoridade suprema ou extensão territorial sob a autoridade de um soberano; também equivale a um princípio segundo o qual todo poder político emana do povo e em nome dele é exercido.
( F ) Equivale a possibilidade que tem o Estado de usar o poder, de forma ilimitada, isto é, não está submetido pelas condições políticas internas ou obrigações contratuais para com outras nações.
( V ) A soberania envolve a população, o território e o governo, que juntos, em estados democráticos, estes elementos permitem que o Estado se organize para fazer cumprir a vontade política do povo.

As políticas públicas possuem suas chances de êxito aumentadas se a sociedade civil e apresentar mais atuante na elaboração e acompanhamento destas.
Sobre o modelo de processo enquanto meio de elaboração de políticas públicas, classifique V para as sentenças verdadeiras, e com F as falsas:
( V ) Neste caso ocorre uma série de atividades políticas como: identificação de problema (ou agenda) e formulação, legitimação, implementação e avaliação de políticas.
( F ) Ocorre nesse modelo a união entre indivíduos que, formal ou informalmente, deliberam e decidem apresentar suas demandas aos governos.
( F ) Neste modelo, a elaboração das políticas públicas fluem de cima para baixo, refletindo em maior intensidade as preferências e valores de classes sociais elevadas.

Considerando os processos de decisão governamental, as políticas públicas são planejadas e elaboradas por meio de programas de ação do governo, visando à execução de objetivos relevantes para uma sociedade, devendo ponderar a aceitação do cidadão.
Nesse contexto, as políticas públicas podem ser classificadas por meio de diversos modelos. Sobre esses modelos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modelo racional.
II- Modelo incremental.
III- Modelo da teoria de jogos.
IV- Modelo sistêmico.
( 4 ) Modelo que pensa as políticas públicas como um meio para responder a respostas dentro de um sistema político, visando a atingir as necessidades do meio ambiente social.
( 3 ) Modelo que objetiva uma visão abstrata e dedutiva das políticas públicas, pensando em modelos estratégicos, capazes de minimizar as perdas e maximizar os benefícios.
( 1 ) Modelo que visa à racionalidade, ponderando, avaliando, sempre nos ganhos sociais, econômicos e no custo-benefício social das políticas públicas.
( 2 ) Modelo que vincula a política à política pública com a continuidade das diversas atividades que já foram feitas em governos anteriores.

As políticas públicas são planos, programas e projetos criados e desenvolvidos dentro das esferas de governo com a finalidade de atender as demandas da sociedade.
Sobre a finalidade de uma política pública, assinale a alternativa CORRETA:
a)As políticas públicas servem para atender o interesse de apenas uma determinada parcela da sociedade.
b) A finalidade de uma política pública é a auxiliar no processo de aplicação de recursos públicos de forma mais eficaz.
c) Uma política pública nasce com a intenção de facilitar a administração pública.
d) As políticas públicas nascem com a finalidade de serem respostas às principais demandas da sociedade.

Mais conteúdos dessa disciplina