Logo Passei Direto
Buscar
Um dos maiores desafios dos assistentes sociais nos dias atuais é que, de acordo com as exigências da vida real e em qualquer situação é necessário tornar-se um profissional com objetivos claros, não apenas um executivo deve transcender o profissionalismo, romper com quaisquer percepções convencionais e burocráticas que envolvem os profissionais do serviço social e compreender que a questão social é o objeto de trabalho nos diversos espaços sociais ocupacionais no mercado de trabalho em que os profissionais estão inseridos.
Considerando a informação acima e os estudos apreendidos analise as afirmações a seguir e responda a alternativa correta em relação aos desafios que os assistentes sociais podem encontrar na atuação profissional.
a. Atender as necessidades da sociedade capitalista para que o seu lucro possa aumentar cada vez mais.
b. Interpretar a realidade e desenvolver o trabalho criativo capaz de preservar os direitos a partir das demandas que surgem no cotidiano.
c. Atuar frente às políticas públicas e sociais compreendendo a necessidade do Estado e da sociedade capitalista.
d. Entender a dinâmica posta no campo de atuação, compreendendo as necessidades apenas de uma das partes, ou seja, do detentor do serviço prestado e/ou do usuário.
e. Romper com a visão conservadora que aprisiona somente os profissionais da saúde.
User badge image
ServicoSocializando

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação aos desafios que os assistentes sociais enfrentam na sua atuação profissional. a) Atender as necessidades da sociedade capitalista para que o seu lucro possa aumentar cada vez mais. - Essa opção não reflete o papel do assistente social, que deve priorizar o bem-estar social e os direitos humanos, não apenas o lucro. b) Interpretar a realidade e desenvolver o trabalho criativo capaz de preservar os direitos a partir das demandas que surgem no cotidiano. - Esta alternativa está alinhada com a função do assistente social, que deve ser capaz de entender a realidade social e atuar de forma criativa para garantir direitos. c) Atuar frente às políticas públicas e sociais compreendendo a necessidade do Estado e da sociedade capitalista. - Embora os assistentes sociais atuem em políticas públicas, essa opção não enfatiza a defesa dos direitos sociais, mas sim a necessidade do Estado e da sociedade capitalista. d) Entender a dinâmica posta no campo de atuação, compreendendo as necessidades apenas de uma das partes, ou seja, do detentor do serviço prestado e/ou do usuário. - Essa opção é limitada, pois o assistente social deve considerar as necessidades de todas as partes envolvidas, não apenas de uma delas. e) Romper com a visão conservadora que aprisiona somente os profissionais da saúde. - Essa alternativa não aborda diretamente os desafios enfrentados pelos assistentes sociais em sua atuação. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete os desafios que os assistentes sociais podem encontrar na atuação profissional é: b) Interpretar a realidade e desenvolver o trabalho criativo capaz de preservar os direitos a partir das demandas que surgem no cotidiano.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com Costa (1999, p. 95) “a categoria profissional toma a práxis humana em geral como trabalho, porém daí também decorrem problemas de imprecisão. Entre a práxis humana geral e a práxis singular do trabalho se põem mediações que caracterizam trabalho e sociabilidade como categoria essencialmente heterogênea”.
Conforme exposto e considerando os estudos apreendidos analise as asserções abaixo em relação ao Serviço Social como práxis.
I. É considerado de forma consciente, planejada e avaliada, é parte e expressão da prática social que inclui o trabalho.
II. Os assistentes sociais devem atuar de forma propositiva, no entanto a importância do trabalho na vida do ser humano não deve ser levado em consideração.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A profissão passou por grandes mudanças no processo profissional, os anos que mais marcaram foram entre 1960 a 1980, na qual tivemos grandes debates em relação à prática profissional entendendo que por ser uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho era preciso avançar em relação a algumas práticas enraizadas no fazer profissão, advindo desde a origem da profissão, fazendo com que muitos profissionais da época refletisse no processo formativo e profissional e para isso foi preciso refletir em três aspectos acerca da profissão.
No que se refere a esta informação e de acordo com os conteúdos aprendidos, analise as afirmações a seguir em relação aos três aspectos.
I. Considerar o Serviço Social como trabalho, uma vez que os profissionais fazem parte do processo de produção.
II. Libertar-se da visão interna e centralizadora que aprisiona muitos profissionais.
III. Entender a profissão nos dias atuais e as mudanças na sociedade.
IV. Não considerar o Serviço Social como Trabalho.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I está correta.
d. Apenas I e III estão corretas.
e. Apenas I, II e III estão corretas.

De acordo com Netto (2009, p. 20) todo/a assistente social, no seu campo de trabalho e intervenção, deve desenvolver uma atitude investigativa: o fato de não ser um/a pesquisador/a em tempo integral não o/a exime de querer de acompanhar os avanços dos conhecimentos pertinentes ao seu campo trabalho, quer de procurar conhecer concretamente a realidade da sua área particular de trabalho. Este é o principal modo para qualificar o seu exercício profissional, qualificação que, como se sabe, é uma prescrição do nosso próprio Código de Ética.
A partir do contexto acima e conforme os estudos aprendidos, analise as afirmações a seguir em relação aos fundamentos legislativos do Projeto Ético Político.
I. O Projeto Ético Político tem em sua base legislativa o Código de Ética Profissional do/a Assistente Social.
II. O Projeto de formação da ABEPSS.
III. O Projeto Ético Político tem em sua base legislativa a Lei nº 8.622/1993 que regulamenta a profissão.
IV. O Projeto Ético Político tem em sua base legislativa o Decreto de Lei nº 527/1938.
a. Apenas III e IV estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I, II e III estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.

De acordo com a Iamamoto (2012, p. 80) dimensionar o novo no trabalho profissional significa captar as inéditas mediações históricas que moldam os processos sociais e suas expressões nos vários campos em que opera o Serviço Social. Ao profissional é exigida uma bagagem teórico-metodológica que lhe permita elaborar uma interpretação crítica do seu contexto de trabalho, um atento acompanhamento conjuntural, que potenciem o seu espaço ocupacional, o estabelecimento de estratégias de ação viáveis, negociando propostas de trabalho com a população e entidades empregadoras.
Mediante ao contexto acima, analise as asserções abaixo em relação ao teórico-metodológico.
I. O teórico-metodológico deve ir além dos procedimentos, técnicas e estratégias que o assistente social pode realizar.
II. Além de estar intimamente ligado à forma de explicar a sociedade e os fenômenos que a constitui de certa forma a aplicação da teoria, não necessitando que os ângulos estejam visíveis em relação a leitura social, portanto, não há precisão em explicar os problemas sociais.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina