Logo Passei Direto
Buscar
Considere o fragmento de texto a seguir: “Na história recente do planejamento urbano brasileiro, observam-se diferentes tentativas de compreensão e de ordenamento do espaço de nossas cidades. Alternam-se conceitos, mecanismos, legislações e prioridades. A mudança de enfoques sobre um mesmo problema, sobretudo aquele que tanto preocupou a questão urbana nas décadas recentes, é emblemática, indicando até mesmo uma mudança referencial no modo de ver a cidade”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REZENDE, D. A.; ULTRAMARI, C. Plano diretor e planejamento estratégico municipal: Introdução teórico-conceitual. Revista de administração pública. Rio de Janeiro, n. 41, 2007. p. 256.
Levando em consideração os conteúdos do livro-base O processo de produção do espaço urbano: Impactos e desafios de uma nova urbanização a respeito do planejamento urbano, analise as informações a seguir:
I. A análise de uma situação urbana dentro de um planejamento é denominada de diagnóstico e é essencial para se compreender a realidade existente.
II. O planejamento urbano faz parte de um programa maior de sustentabilidade urbana e envolve diversas etapas, tais como prognóstico e gestão.
III. O planejamento urbano visa garantir uma qualidade e sustentabilidade ambientais do espaço urbano, o que explica a exclusão de informações como a concentração de renda e desigualdade social nas cidades.
IV. No planejamento urbano, as dimensões ecológica e econômica não podem ser dissociadas, a fim de se chegar a uma proposta que efetivamente melhore a qualidade ambiental das cidades.
A I, II e III, apenas.
B I, II e IV, apenas.
C II, III e IV, apenas.
D I, III e IV, apenas.
E II e IV, apenas.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A análise de uma situação urbana dentro de um planejamento é denominada de diagnóstico e é essencial para se compreender a realidade existente. Verdadeiro, o diagnóstico é uma etapa fundamental no planejamento urbano para entender a situação atual. II. O planejamento urbano faz parte de um programa maior de sustentabilidade urbana e envolve diversas etapas, tais como prognóstico e gestão. Verdadeiro, o planejamento urbano realmente se insere em um contexto de sustentabilidade e abrange várias etapas, incluindo prognóstico e gestão. III. O planejamento urbano visa garantir uma qualidade e sustentabilidade ambientais do espaço urbano, o que explica a exclusão de informações como a concentração de renda e desigualdade social nas cidades. Falso, o planejamento urbano deve considerar a desigualdade social e a concentração de renda, pois esses fatores impactam diretamente a qualidade de vida e a sustentabilidade urbana. IV. No planejamento urbano, as dimensões ecológica e econômica não podem ser dissociadas, a fim de se chegar a uma proposta que efetivamente melhore a qualidade ambiental das cidades. Verdadeiro, as dimensões ecológica e econômica são interdependentes no planejamento urbano. Com base nas análises, os itens verdadeiros são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: B) I, II e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere a passagem de texto a seguir: “O centro principal possui em alto grau todos os serviços urbanos e ao seu redor se localizam as zonas residenciais da população mais rica. Os serviços urbanos se irradiam do centro à periferia, tornando-se cada vez mais escassos à medida que a distância do centro aumenta”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SINGER, P. O uso do solo urbano na economia capitalista. In: MARICATO, E. A produção capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial. São Paulo: Alfa – Ômega, 1982.
Considerando a dada passagem de texto e os conteúdos do livro-base O processo de produção do espaço urbano: Impactos e desafios de uma nova urbanização, analise as afirmativas a seguir sobre o processo de segregação social e espacial vivenciado nos grandes centros urbanos, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
I. ( ) A partir das reformas urbanísticas, as áreas centrais eram alvo de investimentos por parte da elite, enquanto os subúrbios permaneciam subequipados.
II. ( ) Com a valorização do solo urbano nas áreas centrais das cidades, houve uma ampliação do deslocamento da população para os subúrbios, aumentando o processo de segregação social e espacial.
III. ( ) Apesar da segregação ser uma realidade dentro da cidade, houve poucas alterações nos preços dos imóveis e aumento insignificante da especulação imobiliária.
A ao socialismo de mercado.
B ao neoliberalismo.
C ao keynesianismo.
D ao estado de bem-estar social.
E ao mercantilismo.

Mais conteúdos dessa disciplina