Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Os resíduos orgânicos correspondem a praticamente metade do lixo urbano produzido diariamente. Este pode ser uma ameaça ao meio ambiente, já que pode liberar chorume e gases do efeito estufa, além de favorecer a proliferação de animais vetores de doenças. A prática que pode ser adotada desde os domicílios até as indústrias e que utiliza esses resíduos orgânicos para a fertilização de outras terras é:
a) Permacultura
b) Compostagem
c) Adubação química
d) Reutilização
e) Calagem
User badge image
CuriosidadesGerais

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções apresentadas: a) Permacultura - É um sistema de design que busca criar ambientes sustentáveis, mas não se refere especificamente ao uso de resíduos orgânicos para fertilização. b) Compostagem - É o processo de decomposição de resíduos orgânicos, transformando-os em adubo natural, que pode ser utilizado para fertilizar o solo. Essa prática é diretamente relacionada ao uso de resíduos orgânicos. c) Adubação química - Refere-se ao uso de fertilizantes químicos, que não utiliza resíduos orgânicos. d) Reutilização - Embora seja uma prática sustentável, não se refere especificamente à fertilização de terras com resíduos orgânicos. e) Calagem - É a prática de aplicar calcário ao solo para corrigir a acidez, mas não está relacionada ao uso de resíduos orgânicos. Diante da análise, a prática que utiliza resíduos orgânicos para a fertilização de terras é: b) Compostagem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quanto mais desenvolvida é uma nação, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Além de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alumínio e bário. Abandonado nos lixões, esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, espalhando-se pela água.
Sobre os lixões no Brasil é correto afirmar que:
a) O estado do Rio de Janeiro tinha, até 2012 o maior lixão da América Latina, localizado no bairro Jardim Gramacho, em Duque de Caxias. Além dos impactos ambientais gerados pelo depósito de resíduos sem qualquer tratamento, também sofreu com graves questões sociais envolvendo a população que trabalhava e morava nos seus arredores.
b) O Brasil já superou todas as questões ambientais e sociais envolvendo a produção e o despejo do lixo, desativando todos os lixões e dando a assistência necessária às famílias que trabalhavam nesses locais.
c) Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), foi possível extinguir quase todos os lixões do país, passando para uma lógica que prioriza a reciclagem de todos os materiais e o despejo em aterros sanitários apenas daquilo que não pode ser aproveitado. Essa meta foi cumprida totalmente por todos os municípios do sul e sudeste porém encontra dificuldades para se estabelecer nas outras regiões.
d) A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabeleceu a substituição dos lixões, que apenas acumulavam os resíduos sólidos e orgânicos por usinas de incineração e aterros controlados, que são a melhor opção para o despejo de todos os tipos de resíduos, sem causar danos ao meio ambiente.
e) Os lixões passaram a receber cada vez menos resíduos desde que o serviço de coleta seletiva se disseminou por todos os municípios do país, permitindo a reciclagem de mais de 80% dos materiais e empregando todos os catadores que viviam nos lixões.

Mais conteúdos dessa disciplina