Logo Passei Direto
Buscar
As pressões que a sociedade exerce sobre as organizações, principalmente no que diz respeito às restrições de consumo que as chamadas empresas antiéticas vêm sofrendo ultimamente, é um fenômeno tão interessante que alguns estudiosos chegam a falar de uma ‘ética do consumidor’, a partir da qual o consumidor volta-se contra as organizações pelas quais se sente lesado e promove toda sorte de ações legais, boicotes e campanhas de difamação, como forma de proteção e retaliação.
A respeito das demandas e pressões as quais as organizações sofrem, pode-se inferir que as demandas do mercado baseiam-se:
A - Nas condições de trabalho, salário e realização. Negociação leal e respeito aos contatos.
B - Contribuição constante à melhoria e qualidade de vida. Ética e consciência ecológica e social.
C - Atendimento às suas necessidades de bens e serviços adequados e econômicos.
D - Retorno de capital e preservação do patrimônio.
E - Lealdade e cumprimento das leis. Pontualidade nas obrigações tributárias.
User badge image
Tópicos de Sustentabilidade

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para analisar as opções, precisamos considerar o contexto das pressões sociais sobre as organizações e como essas pressões se relacionam com as demandas do mercado. A - Nas condições de trabalho, salário e realização. Negociação leal e respeito aos contratos. - Esta opção aborda aspectos importantes, mas não abrange completamente as demandas do mercado em um sentido mais amplo. B - Contribuição constante à melhoria e qualidade de vida. Ética e consciência ecológica e social. - Esta opção reflete uma visão mais ampla e contemporânea das demandas do mercado, que inclui preocupações éticas e sociais. C - Atendimento às suas necessidades de bens e serviços adequados e econômicos. - Esta opção é bastante direta e se refere às expectativas básicas dos consumidores, mas não aborda as pressões éticas. D - Retorno de capital e preservação do patrimônio. - Esta opção foca mais em interesses financeiros, que não são necessariamente as demandas sociais. E - Lealdade e cumprimento das leis. Pontualidade nas obrigações tributárias. - Embora importante, essa opção é mais sobre conformidade legal do que sobre as pressões sociais. Diante dessa análise, a opção que melhor reflete as demandas do mercado, considerando as pressões sociais e a ética do consumidor, é: B - Contribuição constante à melhoria e qualidade de vida. Ética e consciência ecológica e social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O código de ética, ou código de compromisso social, é um instrumento de realização da visão e missão da empresa, que orienta suas ações e explicita sua postura social a todos com quem mantém relações. O código de ética e/ou código de compromisso social e o comprometimento da alta gestão com sua disseminação e cumprimento são bases de sustentação da empresa socialmente responsável. A formalização dos compromissos éticos da empresa é importante para que ela possa se comunicar de forma consistente com todos os parceiros. Dado o dinamismo do contexto social, é necessário criar mecanismos de atualização do código de ética e promover a participação de todos os envolvidos.
O Código de Ética das empresas é relevante no contexto atual, principalmente para nortear suas obrigações perante seus stakeholders. A respeito das obrigações das empresas, pondere se as sentenças são verdadeiras ou falsas.
I - () Stakeholder é o termo utilizado para definir o grupo de indivíduos que pode afetar, ou ser afetado, por uma organização ao realizar seus objetivos.
II - () O campo das decisões envolvendo os interesses dos stakeholders é, quase sempre, palco de enfrentamentos, muitas organizações buscam elementos balizadores para negociar seus objetivos estratégicos com as partes interessadas.
III - () Todos os agentes que fazem parte do seu raio de ação e que se envolvem, direta ou indiretamente, com as consequências das decisões da empresa são considerados stakeholders.
IV - () Os stakeholders quando insatisfeitos não exercem pressão sobre as organizações, pois seus interesses são aspectos irrelevantes no contexto organizacional.
A V-V-F-F.
B V-F-V-F.
C F-F-V-F.
D F-F-F-V.
E V-V-V-F.

Leia o trecho do artigo intitulado “As virtudes de 2013. “Tradição de pensamento ético fundada pelos ingleses Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (Í806-1873), o utilitarismo almeja muito simplesmente o bem comum. Enquanto outras escolas - notadamente, as que seguem o alemão Immanuel Kant (1724-1804) - buscam grandes princípios primeiros nos quais fundar suas escolhas morais, os utilitaristas procuram, pragmaticamente, eficiência: servirá aos propósitos morais a decisão que diminuir o sofrimento ou aumentar a felicidade geral da sociedade.
Acerca da Ética Utilitarista e da aplicação ao contexto do índio no Brasil, assinale a opção correta.
I - A ética utilitarista para a população indígena brasileira não se fundamenta em fatos gerais e sim isolados, contribuindo assim com a identidade e felicidade do povo indígena.
II - A aplicação sugerida da ética utilitarista para a população indígena brasileira é baseada em critérios de eficiência fundamentados em uma relação entre custos e benefícios.
III - A ética utilitarista para a população indígena brasileira é fundamentada em critérios históricos que destacam o respeito absoluto às diferenças de natureza étnica.
A As afirmacoes (ii) e (iii) são falsas
B Somente a afirmação (iii) é verdadeira
C As afirmações (i), (ii) e (iii) são verdadeiras
D As afirmações (i) e (iii) são verdadeiras
E Somente a afirmação (ii) é verdadeira

Historicamente, a ética foi palco de muitas reflexões filosóficas, em todas as sociedades e culturas. A ética filosófica buscou sempre nortear e encontrar soluções para os problemas básicos das relações entre os indivíduos de uma determinada sociedade. Desde a Grécia Antiga à Contemporaneidade, a Ética foi discutida, elaborada e referenciada por muitos filósofos, entre eles Sócrates, Platão e Aristóteles são exemplos de grandes filósofos.
Neste sentido pergunta-se: Qual filósofo é considerado o “pai da ética” ao revelar uma necessidade de se refletir, de forma sistemática, sobre conceitos que antes eram dados de forma automática, como o bem, a virtude e a justiça?
A Platão
B Kant
C Aristóteles
D Sócrates
E Hegel

As negociações ocorrem em todos os níveis e tipos de organizações. Seja internamente, negociando recursos com os trabalhadores ou diferentes departamentos funcionais, seja externamente, negociando contratos ou parcerias com clientes, fornecedores ou bancos, o sucesso das diferentes negociações terá sempre um impacto decisivo no desempenho da empresa.
A respeito da ética nas negociações e vendas, pondere sobre as asserções a seguir:
Uma das áreas mais vulneráveis às práticas antiéticas em uma organização é seu setor comercial.
PORQUE
É de conhecimento de muitos que na área de vendas os negociadores éticos são, muitas vezes, massacrados por negociadores competitivos, sendo que alguns destes beiram a desonestidade.
A As asserções I e II são falsas.
B As asserções I e II são contraditórias.
C As asserções I e II são complementares.
D A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
E A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

Um adolescente chamado Pedro, a pedido do seu pai, foi de tarde à confeitaria para comprar bolo. Com dificuldades financeiras, o confeiteiro cobrou-lhe cerca de trinta por cento a mais pela mercadoria, considerando que este dinheiro por certo não faria falta a um adolescente de aparência tão saudável.
Em conformidade com os pensamentos de Kant, assinale a alternativa correta.
I - A primeira atitude do confeiteiro (em relação ao Pedro) é contrária ao dever e imoral.
II - A segunda atitude do confeiteiro (em relação a João pai de Pedro) é conforme ao dever, mas imoral.
III - Tanto a primeira, quanto a segunda atitude do confeiteiro são imorais.
IV - Ambas as atitudes são éticas.
A As afirmações (ii) e (iii) são falsas
B Somente a afirmação (iii) é verdadeira
C As afirmações (i), (ii) e (iii) são verdadeiras
D As afirmações (i) e (iii) são falsas
E Somente a afirmação (iv) é verdadeira

“Aborto é saúde pública, é melhoria social. Há uma tendência liberalizante do aborto no mundo. Os países estão mais engajados em prover segurança para a mulher que decide abortar, além de melhorar o planejamento familiar, reduzir taxas de natalidade e diminuir índices de pobreza.
Acerca da relação entre ética e aborto, assinale a opção correta.
A A decisão do casal é uma atitude coletiva e que por lei não apregoa uma atitude ética perante a sociedade brasileira.
B A decisão é ética pois garante a justiça social, voltando-se para o outro, no caso o feto.
C O casal, perante o código penal, está cometendo um crime, e perante o direito à vida do feto está agindo de maneira aética.
D A decisão está dentro das leis do país em que será adotado o aborto.
E A decisão foi ao encontro de atitudes éticas, pois quando o casal decide não ter filhos por questões financeiras e emocionais, esta atitude vai de encontro com a qualidade de vida que se pretende proporcionar ao bebê quando nascer.

Uma nova tendência vem crescendo a cada ano e hoje é quase que uma realidade. Estamos falando das exigências do cidadão que recaem na procura por produtos ou serviços de qualidade. O cidadão também exige que as empresas que fornecem os produtos sejam éticas e atuem com responsabilidade social e ambiental.
A respeito da importância da ética para o homem, pondere se as sentenças são verdadeiras ou falsas:
() A convivência com os outros faz com que os indivíduos estabeleçam juízos de valor sobre o seu modo de ser e também em relação às atitudes dos seus companheiros.
() A individualidade humana dá origem ao que se denomina cultura, que se caracteriza como tudo aquilo que é relevante para a existência social de um povo ou nação.
() A estrutura da personalidade de cada indivíduo, que orientará suas ações e comportamentos, é sempre influenciada pelos valores essenciais da cultura a que pertence.
() A convivência do ser humano deve acontecer no contexto da desordem, pois as regras, leis e normas que regulam o relacionamento humano não servem de orientação para as questões referentes à convivência.
A V-F-V-F.
B V-V-F-F.
C F-F-V-V.
D F-V-F-V.
E V-V-V-F.

A partir destas informações, sobre um caso atual sobre ética no mundo empresarial, assinale entre as definições a seguir aquela que CORRESPONDE ao conceito de ética nos negócios:
Assinale a alternativa que CORRESPONDE ao conceito de ética nos negócios:
A São apenas as normas descritas em manuais que visam diminuir impactos negativos sobre a lucratividade da empresa.
B É o comportamento da empresa entendida como lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas).

A partir das ideias de Piaget formataram-se etapas que fazem parte da formação dos indivíduos, sendo que tal perspectiva encontra-se presente na ética das virtudes.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das referidas etapas:
A Autonomia, Heteronomia, Socionomia e Anomia.
B Anomia; Heteronomia; Socionomia e Autonomia.
C Heteronomia, Socionomia, Autonomia e Anomia.
D Socionomia, Heteronomia, Anomia e Autonomia.
E Anomia, Socionomia, Heteronomia e Autonomia.

A partir do que se apresenta na contextualização da questão e com base no seu material didático, assinale a alternativa que contenha o conceito correto de moral.
Assinale a alternativa que contenha o conceito correto de moral.
A Conjunto de hábitos considerados fundamentais e indispensáveis a sociedade.
B Acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo, para garantir justiça mínima.
C É utilizada para justificar e legitimar as normas morais e jurídicas, bem como para criticá-las em caso de não estarem adequadas às reais necessidades da sociedade.
D Instância geral e teórica capaz de promover a reflexão e a crítica em relação às ações humanas.
E Conjunto de hábitos e costumes efetivamente vivenciados por um grupo humano.

Mais conteúdos dessa disciplina