Logo Passei Direto
Buscar
É importante frisar que para o Global Entrepreneurship Monitor o empreendedorismo é qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou novo empreendimento, qualquer que seja como, por exemplo, uma atividade autônoma, uma nova empresa, ou a expansão de um empreendimento que já existente, por um indivíduo, grupos de indivíduos ou por empresas já estabelecidas.
Assim sendo, complete a lacuna da afirmativa abaixo: O Empreendedorismo de __________, é caracterizado muitas vezes pela falta de opção do empreendedor, por estar desempregado e sem alternativas de trabalho. Assinale a alternativa correta:
a. Oportunidade
b. Lucratividade
c. Necessidade
d. Liberdade
e. Ocasião
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para completar a lacuna da afirmativa, precisamos entender os conceitos de empreendedorismo de oportunidade e empreendedorismo de necessidade. O empreendedorismo de oportunidade ocorre quando o indivíduo identifica uma chance de negócio e decide aproveitá-la, enquanto o empreendedorismo de necessidade se refere à situação em que a pessoa inicia um negócio por não ter outras opções de emprego, muitas vezes devido ao desemprego. Dado que a descrição menciona a falta de opção do empreendedor, por estar desempregado e sem alternativas de trabalho, a alternativa correta é: c) Necessidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os empreendedores nunca se conformam. Em vários estudos feitos com empreendedores sobre as características às quais atribuíam o seu sucesso, as que mais se destacaram foram a perseverança, o desejo e vontade de traçar o rumo da sua vida, a competitividade, a autoestima, o forte desejo de vencer, a autoconfiança e a flexibilidade.
Dito isto, analise as afirmativas abaixo: I. Os empreendedores competem consigo próprios e acreditam que o sucesso ou fracasso dependem de si. Na sua maioria não desistem e nunca param de lutar pelo sucesso. II. Os empreendedores são exímios na arte de criar (novos produtos, serviços ou processos). III. Os empreendedores são peritos em identificar, explorar e comercializar oportunidades. IV. Os empreendedores sempre se conformam e estão acomodados ao atingir o sucesso. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I, II e III estão corretas.
b. Apenas I está correta.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. Apenas III e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Até alguns anos atrás se acreditava que o empreendedor nascia com um diferencial e era predestinado ao sucesso dos negócios. Isto é um mito. Cada vez mais acredita-se que o processo empreendedor pode ser ensinado e entendido. Os empreendedores natos existem sim, mas muitos outros podem ser capacitados para tal perfil.
Neste sentido, quanto aos objetivos do ensino do empreendedorismo, analise as afirmativas abaixo: I. Como ocorre a inovação e o processo empreendedor; II. Importância do empreendedorismo no desenvolvimento econômico; III. Como preparar e utilizar um plano de negócios; IV. Como gerenciar e fazer a empresa crescer. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas II e IV estão corretas.
b. Apenas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas I, III e IV estão corretas.
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Em grande medida a performance do empreendedor está associada a características pessoais como a inciativa, a empatia, a capacidade de adaptação e de persuasão. Daniel Goleman (2005) agrupou as competências emocionais em quatro grandes grupos cabendo dentro de cada um dos grupos um conjunto de competências específicas. Que grupos são esses? Assinale a alternativa correta: a. Autopreservação; Autogestão; Consciência social e Competências sociais b. Autoconsciência; Autocontrole; Consciência social e Competências sociais c. Autoconsciência; Autogestão; Consciência social e Competências ambientais d. Sustentabilidade; Autogestão; Consciência social e Competências sociais e. Autoconsciência; Autogestão; Consciência social e Competências sociais

Uma questão que perturba muitas pessoas que querem prosperar na carreira e na vida é: “Abrir ou não seu próprio negócio?”. Abrir mão da carteira assinada para tocar a própria empresa é uma opção feita por milhares de trabalhadores a cada ano. Diante deste cenário, analise as afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I. Atualmente o empreendedorismo já tem sido centro das políticas na maioria dos países e existem muitas ações relacionadas com o empreendedorismo e inovações tecnológicas como, por exemplo, programas de incubação de empresas e parques tecnológicos etc.
II. A ideia de um espírito empreendedor está de fato associada a pessoas realizadoras, que mobilizam recursos e correm riscos para iniciar organizações de negócios.
III. Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades.
IV. O empreendedor é aquele que cria negócios, que inova dentro da empresa já construída, que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ele, assumindo riscos calculados.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas II e IV estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

A utilização do termo “empreendedorismo” é atribuído a Richard Cantillon. Assim, os empreendedores de sucesso são visionários, sabem tomar decisões, são indivíduos que fazem a diferença, sabem explorar ao máximo as oportunidades.
Dito isto, analise as afirmativas abaixo: I. O primeiro uso do termo empreendedorismo foi por Marco Pólo, que assinou um contrato com um homem que possuía dinheiro que hoje é mais conhecido como capitalista, para vender as mercadorias deste. II. Schumpeter descreveu ainda o empreendedor como responsável por processos de “destruição criativa”, que resultaram na criação de novos métodos de produção, novos produtos e novos mercados. III. A essência do empreendedorismo está na percepção e aproveitamento das novas oportunidades no âmbito de negócios. IV. Em 1985 com Pinchot foi introduzido o conceito de Extra-empreendedor, uma pessoa empreendedora dentro da organização a que pertence. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas I, II e III estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas II e IV estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.

A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades e a preocupação sempre presente com a melhoria do produto. Enquanto a maioria das pessoas tende a enxergar apenas dificuldades e insucesso, o empreendedor consegue vislumbrar o otimismo e buscar o sucesso, apesar das dificuldades existentes.
Deste modo, analise as afirmativas abaixo quanto ao empreendedor e o administrador: I. Todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador; II. Todo administrador é um bom empreendedor; III. Os administradores se igualam ao empreendedor por ocupar um nível na hierarquia, que define como os processos administrativos são alcançados, e o conhecimento que tem no geral da empresa; IV. O trabalho do administrador seria o ato de planejar, organizar, dirigir e controlar. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I, II e IV estão corretas
b. Apenas II, III e IV estão corretas
c. Apenas I e IV estão corretas
d. Apenas II e IV estão corretas
e. Todas as alternativas estão corretas

O empreendedorismo no Brasil começou na década de 1990. Antes disso, o ambiente político e econômico do país não eram propícios. O SEBRAE é um dos órgãos nacionais mais conhecidos, que dá todo suporte que se precisa para iniciar uma empresa.
Assim sendo, quanto ao empreendedorismo no Brasil, analise as afirmativas abaixo: I. O crescente movimento de franquias no Brasil também pode ser considerado um exemplo da diminuição do empreendedorismo nacional. II. Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), pesquisa que mede a capacidade empreendedora de vários países, o Brasil é o sétimo colocado no ranking de nações mais empreendedoras do mundo, no país existem cerca de 15 milhões de empreendedores. III. Faltam políticas públicas direcionadas à consolidação do empreendedorismo no Brasil. IV. O perfil da grande maioria dos empreendedores brasileiros consiste em pessoas sem muito grau de instrução. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas II e IV estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I, II e III estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I, II e IV estão corretas.

O espírito empreendedor envolve emoção, paixão, impulso, inovação, risco e intuição. Mas deve também reservar um amplo espaço para a racionalidade. Saber localizar metas e objetivos globais e localizar os meios adequados para “chegar lá”, da melhor maneira possível. Assim, analise as afirmativas abaixo: I. O empreendedor busca ser profundo conhecedor de seu produto/serviço, facilitando assim a explanação e crescimento de suas ideias. II. Muitos empreendedores se revelam muito precocemente (durante a infância e juventude) destacando-se pela sua capacidade de liderança, competitividade, criatividade ou “jeito” para os pequenos negócios. III. Contudo, não está ao alcance de qualquer um tornar-se empreendedor. Exige-se trabalho, força de vontade e um profundo conhecimento de si próprio e algumas características que já nasce com a pessoa. Ou seja, a pessoa já nasce empreendedora. IV. Os empreendedores natos existem sim, mas muitos outros podem ser capacitados para tal perfil. Assinale a alternativa correta: a. Apenas II, III e IV estão corretas b. Apenas I, II e IV estão corretas c. Todas as alternativas estão corretas d. Apenas I, III e IV estão corretas e. Apenas II e IV estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina