Logo Passei Direto
Buscar
Constitui um dos objetivos metodológicos da teoria do Labelling Approach (Teoria do Etiquetamento Social) o estudo detalhado da atuação do controle social na configuração da criminalidade. Assinale a alternativa correta:
A) Para o labelling approach, o controle social penal possui um caráter seletivo e discriminatório gerando a criminalidade.
B) O labelling approach é uma teoria da criminalidade que se aproxima do paradigma etiológico convencional para explicar a distribuição seletiva do fenômeno criminal.
C) Para o labelling approach, um sistemático e progressivo endurecimento do controle social penal viabilizaria o alcance de uma prevenção eficaz do crime.
D) O labelling approach, como explicação interacionista do fato delitivo, destaca o problema hermenêutico da interpretação da norma penal.
E) O labelling approach surge nos EUA nos anos 80, admitindo a normalidade do fenômeno delitivo e do delinquente.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à teoria do Labelling Approach (Teoria do Etiquetamento Social): A) Para o labelling approach, o controle social penal possui um caráter seletivo e discriminatório gerando a criminalidade. - Esta alternativa está correta, pois a teoria do etiquetamento enfatiza que o controle social pode rotular indivíduos, levando à marginalização e, consequentemente, à criminalidade. B) O labelling approach é uma teoria da criminalidade que se aproxima do paradigma etiológico convencional para explicar a distribuição seletiva do fenômeno criminal. - Esta alternativa não é correta, pois o labelling approach se distancia do paradigma etiológico convencional. C) Para o labelling approach, um sistemático e progressivo endurecimento do controle social penal viabilizaria o alcance de uma prevenção eficaz do crime. - Esta alternativa não reflete a perspectiva do labelling approach, que critica o endurecimento do controle social. D) O labelling approach, como explicação interacionista do fato delitivo, destaca o problema hermenêutico da interpretação da norma penal. - Embora o labelling approach tenha uma perspectiva interacionista, essa alternativa não é a mais representativa do objetivo metodológico da teoria. E) O labelling approach surge nos EUA nos anos 80, admitindo a normalidade do fenômeno delitivo e do delinquente. - Esta alternativa está incorreta, pois o labelling approach surgiu antes, nos anos 60, e não necessariamente admite a normalidade do fenômeno delitivo. Diante da análise, a alternativa correta é: A) Para o labelling approach, o controle social penal possui um caráter seletivo e discriminatório gerando a criminalidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os modelos sociológicos contribuíram decisivamente para um conhecimento realista do problema criminal demonstrando a pluralidade de fatores que com ele interagem.
Leia as afirmativas a seguir, e marque a alternativa INCORRETA:
A As teorias conflitualistas partem da premissa de que o conflito expressa uma realidade patológica da sociedade sendo nocivo para ela na medida em que afeta o seu desenvolvimento e estabilidade.
B As teorias ecológicas partem da premissa de que a cidade produz delinquência, valendo-se dos conceitos de desorganização e contágio social inerentes aos modernos núcleos urbanos.
C As teorias subculturais sustentam a existência de uma sociedade pluralista com diversos sistemas de valores divergentes em torno dos quais se organizam outros tantos grupos desviados.
D As teorias estrutural-funcionalistas consideram a normalidade e a funcionalidade do crime na ordem social, menosprezando o componente biopsicopatológico no diagnóstico do problema criminal.
E As teorias de aprendizagem social sustentam que o comportamento delituoso se aprende do mesmo modo que o indivíduo aprende também outras atividades lícitas em sua interação com pessoas e grupos.

Uma informação confiável e contrastada sobre a criminalidade real que existe em uma sociedade é imprescindível, tanto para formular um diagnóstico científico, como para desenhar os oportunos programas de prevenção.
Assinale a alternativa correta:
A A criminalidade real corresponde à totalidade de delitos perpetrados pelos delinquentes. A criminalidade revelada corresponde à quantidade de delitos que chegou ao conhecimento do Estado. A cifra negra corresponde à ausência de registro de práticas antissociais do poder político e econômico.
B A criminalidade real corresponde à quantidade de delitos que chegou ao conhecimento do Estado. A criminalidade revelada corresponde à totalidade de delitos perpetrados pelos delinquentes. A cifra negra corresponde à ausência de registro de práticas antissociais do poder político e econômico.
C A criminalidade real corresponde à quantidade de delitos que chegou ao conhecimento do Estado. A criminalidade revelada corresponde à totalidade de delitos perpetrados pelos delinquentes. A cifra negra corresponde à quantidade de delitos não comunicados ou não elucidados dos crimes de rua.
D A criminalidade real corresponde à quantidade de delitos que chegou ao conhecimento do Estado. A criminalidade revelada corresponde à totalidade de delitos perpetrados pelos delinquentes. A cifra negra corresponde à violência policial, cujos índices não são levados ao conhecimento das corregedorias.
E A criminalidade real corresponde à totalidade de delitos perpetrados pelos delinquentes. A criminalidade revelada corresponde à quantidade de delitos que chegou ao conhecimento do Estado. A cifra negra corresponde à quantidade de delitos não comunicados ou não elucidados dos crimes de rua.

Com relação à criminalidade denominada de colarinho branco, pode-se afirmar que a teoria da associação diferencial.
Assinale a alternativa correta:
A sustenta como causa da criminalidade de colarinho branco a proposição de que o criminoso de hoje era a criança problemática de ontem.
B entende que o delito é derivado de anomalias no indivíduo podendo ocorrer em qualquer classe social.
C sustenta que o crime está concentrado na classe baixa, sendo associado estatisticamente com a pobreza.
D sustenta que a aprendizagem dos valores criminais pode acontecer em qualquer cultura ou classe social.
E enfatiza os fatores sociopáticos e psicopáticos como origem do crime da criminalidade de colarinho branco.

A Criminologia Crítica contempla uma concepção conflituosa da sociedade e do Direito.
Logo, para a criminologia crítica, o conflito social.
A se produz entre as pautas normativas dos diversos grupos sociais, cujas valorações são discrepantes.
B é funcional porque assegura a mudança social e contribui para a integração e conservação da ordem e do sistema.
C é um conflito de classe sendo que o sistema legal é um mero instrumento da classe dominante para oprimir a classe trabalhadora.
D representa a própria estrutura e dinâmica da mudança social, sendo o crime produto normal das tensões sociais.
E expressa uma realidade patológica inerente a ordem social.

A criminologia classifica como vitimização secundária a coisificação, pelas esferas de controle formal do delito, da pessoa ofendida, ao tratá-la como mero objeto e com desdém durante a persecução criminal.
Certo
Errado

Na visão do marxismo, a responsabilidade pelo crime recai sobre a sociedade, tornando o infrator vítima do determinismo social e econômico.
Certo
Errado

Mais conteúdos dessa disciplina