Logo Passei Direto
Buscar
O Supremo Tribunal Federal é composto de onze ministros. Segundo a Constituição Federal de 1988, o que é preciso para ser ministro?
a. Ter mais de 18 anos de idade e menos de 50 anos de idade, com notável saber jurídico e reputação ilibada.
b. Ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade, com notável saber jurídico e reputação ilibada.
c. Ter mais de 25 anos e menos de 55 anos de idade, ser formado em Direito com notável saber jurídico e reputação ilibada.
d. Ter mais de 35 anos e menos de 65 anos de idade, ser formado em Direito, com notável saber jurídico e reputação ilibada.
e. Ter mais de 35 anos e menos de 55 anos de idade, com notável saber jurídico e reputação ilibada.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), a Constituição Federal de 1988 estabelece alguns requisitos. Vamos analisar as opções: a) Ter mais de 18 anos de idade e menos de 50 anos de idade, com notável saber jurídico e reputação ilibada. - Não está correto, pois a idade mínima é maior. b) Ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade, com notável saber jurídico e reputação ilibada. - Esta opção está correta, pois a Constituição exige que o ministro tenha mais de 35 anos e não estabelece um limite máximo de 65 anos. c) Ter mais de 25 anos e menos de 55 anos de idade, ser formado em Direito com notável saber jurídico e reputação ilibada. - A idade mínima está errada e não é um requisito. d) Ter mais de 35 anos e menos de 65 anos de idade, ser formado em Direito, com notável saber jurídico e reputação ilibada. - Esta opção também está correta, mas a formação em Direito é implícita, já que todos os ministros devem ter notável saber jurídico. e) Ter mais de 35 anos e menos de 55 anos de idade, com notável saber jurídico e reputação ilibada. - A idade máxima está errada. Portanto, as opções b) e d) estão corretas, mas a mais completa e que atende exatamente aos requisitos da Constituição é a b) Ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade, com notável saber jurídico e reputação ilibada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A filosofia política, tal como a sociedade a conhece na atualidade, nasceu como uma crítica radical à democracia e ao movimento dos sofistas que a apoiaram, ela é uma vertente da filosofia, a qual visa o estudo das relações de poder, ou seja, é um campo que investiga questões políticas da vida dos seres humanos. Ao ser referida, a filosofia política destaca três grandes pensadores, sendo: Sócrates; Platão; e Aristóteles. A respeito do pensamento dos grandes teóricos políticos assinale a alternativa CORRETA.
a. De acordo com Sócrates, seguindo a doutrina aristotélica, por natureza, o homem “não sabe de nada” e é um animal político, visto que seu ambiente natural é a polis, a civilização, a cidadania, e somente um Deus ou um animal seriam capazes de viver na solidão fora da polis.
b. Aristóteles buscava um rei filosófico que, através da ciência política, seria capaz de solucionar todos os problemas do Estado.
c. Sócrates escreveu diversos livros e produziu diversas obras sobre a política e a ética, o seu método socrático possui um princípio de construir um conhecimento e não apenas o transmitir, sendo uma excelente forma de ensino.
d. INCORRETA. Aristóteles não buscava um rei filosófico. Era Platão que, através da ciência política, buscava um indivíduo capaz de solucionar todos os problemas do Estado.
e. Aristóteles foi discípulo de Platão. Entretanto, foi além de seu mentor, pois para ele o conhecimento teórico não era suficiente. Desta maneira, ele desenvolveu um corpo de pesquisa sobre a política.
f. INCORRETA. Sócrates não escreveu livros, em seu método socrático ele possuía o princípio de construir um conhecimento e não apenas o transmitir, é uma excelente forma de ensino, entretanto é Aristóteles quem produz diversas obras sobre a política e a ética.
g. INCORRETA. Para Platão, o número, a regra da maioria ou a contagem de votos na assembleia não poderia ser um critério para estabelecer a verdade das proposições em discussão.
h. Para Platão, o número, a regra da maioria ou a contagem de votos na assembleia é um excelente critério para estabelecer a verdade das proposições em discussão.

Mais conteúdos dessa disciplina