Logo Passei Direto
Buscar
O Código de Ética do Psicólogo em seu preâmbulo caracteriza o fazer ético da Psicologia como sendo de uma Psicologia Transformadora em contraponto a uma visão liberal.
Com base nessa posição transformadora, assinale a alternativa incorreta.
A) concebe o fenômeno psicológico como um processo interno, natural e universal.
B) concebe o homem (sujeito) como construção histórica, tendo uma condição humana e que está em movimento constante de reflexão.
C) Com relação à prática psicológica, prevê uma ação promotora de saúde.
D) A ciência psicológica é caracterizada como um processo histórico-social, localizado em sua época e pelo movimento dialético da sua História.
E) concebe o fazer psicológico como construção dialética das demandas sociais e revisões teóricas epistemológicas.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para identificar a alternativa incorreta em relação ao Código de Ética do Psicólogo e sua abordagem transformadora, vamos analisar cada uma das opções: A) "concebe o fenômeno psicológico como um processo interno, natural e universal." - Essa afirmação parece estar em desacordo com a visão transformadora, que enfatiza a construção social e histórica do sujeito, não apenas um processo interno e universal. B) "concebe o homem (sujeito) como construção histórica, tendo uma condição humana e que está em movimento constante de reflexão." - Esta afirmação está alinhada com a perspectiva transformadora, que vê o sujeito como um ser em constante evolução e influenciado por seu contexto histórico. C) "Com relação à prática psicológica, prevê uma ação promotora de saúde." - Essa afirmação também está de acordo com a visão transformadora, que busca promover a saúde e o bem-estar. D) "A ciência psicológica é caracterizada como um processo histórico-social, localizado em sua época e pelo movimento dialético da sua História." - Esta afirmação está em consonância com a abordagem transformadora, que considera a psicologia como um campo influenciado por contextos sociais e históricos. E) "concebe o fazer psicológico como construção dialética das demandas sociais e revisões teóricas epistemológicas." - Esta afirmação também está alinhada com a perspectiva transformadora, que enfatiza a relação entre a prática psicológica e as demandas sociais. Diante dessa análise, a alternativa incorreta é a) "concebe o fenômeno psicológico como um processo interno, natural e universal." Essa visão não se alinha com a proposta de uma Psicologia Transformadora.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As transformações históricas por que passou a sociedade brasileira no final do século XIX e início do século XX contribuíram para o desenvolvimento do pensamento psicológico no Brasil e encaminharam para o estabelecimento de sua autonomia. Portanto, a produção de ideias psicológicas foi produto dessa sociedade em transformação, sobretudo na busca de respostas às necessidades que se diversificavam e se impunham pelos novos tempos.
Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa INCORRETA quanto ao panorama de fenômenos que contribuiu para o desenvolvimento da Psicologia no Brasil:
A A conquista da Psicologia em relação à Medicina ocorreu a partir de um projeto estabelecido ‘a priori’, pois buscava-se alternativas para as questões de saneamento básico e até de minimizar inúmeras doenças infecto-contagiosas.
B A conquista da autonomia pela Psicologia teve na Educação um dos mais importantes substratos, coincidindo com um período com o maior desenvolvimento urbano-industrial que passou a exigir indivíduos capacitados nas técnicas escolares mínimas: ler, escrever e contar. Este cenário favoreceu que as teorias pedagógicas requisitassem a Psicologia, principalmente através do escolanovismo que tinha como projeto, um ‘homem novo’ esculpido pela educação.
C O pensamento psiquiátrico brasileiro da época tinha como principal característica o ecletismo que conjugava o alienismo clássico com o organicismo (com a teoria da degenerescência) onde essas duas correntes se juntam e propõem a exclusão do ‘louco’ e então deveria ser compartilhada com a prevenção ‘social’ da loucura.
D No que diz respeito às questões do trabalho, a Psicologia assumiu a função de sustentáculo científico dos novos métodos administrativos, pois já apresentava um conjunto de conhecimentos e práticas capazes de dar respostas e subsidiar ações que interviessem nos problemas que afligiam o país, dentre os quais, a gestão da produção.
E A Educação, como conjunto de práticas sociais que visam a formação de homens, e a Pedagogia com sua sistematização teórico-prática que busca fundamentar, subsidiar e orientar as ações educativas, precisam buscar em ciências afins, quem possa dar-lhes a base de sustentação. Portanto, a Psicologia foi requisitada como ciência autônoma que poderia contribuir nesse processo e isto permitiu que se mostrasse plenamente como área específica de saber.

Das responsabilidades do psicólogo presentes no Código de Ética, o primeiro artigo na alínea (a) refere que “São deveres fundamentais do psicólogo, conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código”, portanto é preciso conhecer as normas que regulamentam a profissão. Vale lembrar que a conduta ética de um profissional não se sustenta apenas no seu Código de Ética, devendo resultar de ações humanas, de uma doutrina, de um sentido pleno de vida e cultura.
Diante do entendimento do Código de Ética do Psicólogo, analise os pontos a seguir e coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada opção abaixo e em seguida assinale a alternativa CORRETA:
( ) Ao psicólogo é atribuída a função social de promover a saúde e a qualidade de vida, de promover a análise crítica das situações e a realidade que o rodeia e de ser agente de transformação.
( ) Nos princípios fundamentais é enfocado o respeito pelo outro e por sua integridade, com a observância do princípio da benevolência; a importância da formação, da responsabilidade profissional e do aprimoramento pessoal e profissional.
( F ) O atual Código de Ética Profissional do Psicólogo reflete a importância e o reconhecimento do papel social do psicólogo ao longo das décadas, mas principalmente sua ação a nível individual visando sanar as dúvidas e dificuldades apresentadas pelo sujeito para posterior atuação nos diferentes seguimentos da sociedade.
( ) Quase todos os artigos e alíneas se baseiam nos princípios da Não-Maleficência, Beneficência, Autonomia e Justiça, buscando sempre minimizar os riscos envolvidos em quaisquer procedimentos.
( ) Os dilemas éticos estão sempre presentes em situações passíveis de desencadearem conflitos de interesses, sejam religiosos, educacionais, econômicos, ideológicos, sociais, científicos, assistenciais e pessoais.
a – ( ) V, F, V, V, F.
b – ( ) V, V, V, V, F.
c – ( ) F, F, V, V, F.
d – (X) V, V, F, V, V.
e – ( ) F, V, V, V, F.

Segundo Antunes (2005) o movimento psiquiátrico do Recife se desenvolveu a partir das ideias de Ulisses Pernambuco que caminhou na contramão do pensamento psiquiátrico da época e contribuindo significativamente para a Educação.
A doença mental era concebida por ele como:
a) situação existencial, resultante da dinâmica do processo psicológico, considerando o sujeito como agente desse processo e admitindo os fatores sociais como co-determinantes.
b) situação emergencial, resultante dos problemas da época como falta de alimentação, de moradia e de educação.
c) situação emergencial, resultante do movimento da classe médica que entendia que teriam que curar as pessoas portadoras de doenças mentais o que eles chamavam de eugenia;
d) situação existencial, resultante do processo psicológico, considerando o sujeito como não capaz de cuidar de sua própria doença;
e) situação existencial, resultante do processo em que o grupo social passava a ser responsável, pois os fatores sociais passaram a ser como co-determinantes da doença mental.

O Conselho Federal de Psicologia – CFP é uma autarquia de direito público, com autonomia administrativa e financeira, como previsto na Lei 5766/1971, regulamentada pelo Decreto 79.822, de 17 de junho de 1977, deve promover espaços de discussão sobre os grandes temas da Psicologia que levem à qualificação dos serviços profissionais prestados pela categoria à sociedade.
Tem por objetivos além de regulamentar a profissão:
I - zelar pela observância da ética profissional;
II – disciplinar e normatizar o exercício profissional
III – fiscalizar o exercício profissional
IV – orientar o exercício profissional
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I, II, III e IV estão corretas.
E) I, II e IV, apenas.

Em seu último livro da Ética, Aristóteles conclui que “o intelecto exerce uma atividade quase divina, é nossa melhor parte e nos aproxima dos deuses” (Ética e Niômaco,10,7). Reconhece a ética como uma qualidade racional cujo objetivo está em harmonizar os impulsos biológicos, instintivos e sensitivos sob a luz da razão.
Sobre o conceito de ética marque a alternativa que NÃO representa uma alternativa correta:
a) Ética é o Julgamento da validade das morais
b) Ética é a ciência normativa dos comportamentos humanos, sendo definida através de leis específicas.
c) A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.
d) Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética.
e) Ao conviver em sociedade o homem percebeu a necessidade de “regras” que regulamentassem esse convívio.

A respeito dessas duas afirmacoes, é correto afirmar que que seja a felicidade e os possíveis meios de encontrá-la. Para o poeta francês Nicolas Chamfort: “ a felicidade não é uma questão fácil; é muito difícil encontrá-la em nós mesmos, e impossível encontrá-la alhures.” Aristóteles buscou subsídios na filosofia para descrever as condições de uma vida feliz. Pautados na discussão em sala de aula, leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I) Para Aristóteles em todas as situações o homem visa uma finalidade, alcançar um bem, e dentro dessa hierarquia de bens e fins ele situa a necessidade de um bem supremo que é a felicidade.
II) A ética aristotélica ressalta condições necessárias para que o homem seja feliz e destaca a felicidade somente na contemplação metafísica das coisas.
III) A felicidade humana para Aristóteles consiste na busca incessante dacontemplação intelectual de verdades imutáveis.
A) É correto o que se afirma apenas em I e II
B) É correto o que se afirma apenas em I e III
C) É correto o que se afirma apenas em II e III
D) É correto o que se afirma apenas em I
E) É correto o que se afirma apenas em II

Mais conteúdos dessa disciplina