Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a assertiva correta acerca do sistema orçamentário definido na Constituição Federal:
Escolha uma opção:
a. O orçamento fiscal contempla os investimentos das empresas estatais não dependentes, com as respectivas fontes de financiamento.
b. Caso o projeto da lei orçamentária não seja aprovado até o término do exercício financeiro anterior, o governo poderá executar provisoriamente as programações do projeto nos termos autorizados pela LDO.
c. O orçamento da seguridade social tem como enfoque exclusivo as despesas com duas áreas específicas do governo: previdência social e assistência social.
d. Os municípios com menos de 500 mil habitantes não necessitam elaborar o PPA.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a assertiva correta sobre o sistema orçamentário definido na Constituição Federal: a) O orçamento fiscal contempla os investimentos das empresas estatais não dependentes, com as respectivas fontes de financiamento. - Esta afirmação não é correta, pois o orçamento fiscal não inclui os investimentos das empresas estatais não dependentes. b) Caso o projeto da lei orçamentária não seja aprovado até o término do exercício financeiro anterior, o governo poderá executar provisoriamente as programações do projeto nos termos autorizados pela LDO. - Esta afirmação está correta. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) permite que o governo execute provisoriamente as programações. c) O orçamento da seguridade social tem como enfoque exclusivo as despesas com duas áreas específicas do governo: previdência social e assistência social. - Esta afirmação é incorreta, pois o orçamento da seguridade social também abrange a saúde. d) Os municípios com menos de 500 mil habitantes não necessitam elaborar o PPA. - Esta afirmação não é correta, pois todos os municípios devem elaborar o PPA, independentemente do número de habitantes. Portanto, a alternativa correta é: b) Caso o projeto da lei orçamentária não seja aprovado até o término do exercício financeiro anterior, o governo poderá executar provisoriamente as programações do projeto nos termos autorizados pela LDO.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A LDO é uma inovação da Constituição Federal de 1988. Com relação a essa lei de nosso sistema orçamentário, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma opção:
a. A LDO é elaborada anualmente para indicar as metas e prioridades do governo para o exercício financeiro, criando um elo entre o planejamento declarado no PPA e a alocação de recursos que será efetivamente realizada na LOA.
b. Cabe à LDO definir a meta de resultado primário que deverá ser perseguida pelo governo ao longo do exercício financeiro a que se referir a lei.
c. O aumento com gastos de pessoal prescinde de autorização prévia na LDO.
d. No âmbito federal, a LDO tem sido utilizada para disciplinar temas que deveriam ser tratados por uma norma geral de finanças públicas que, embora prevista na Constituição Federal, ainda não foi aprovada pelo Congresso Nacional.

A elaboração do orçamento público deve seguir determinadas premissas básicas, conhecidas como princípios orçamentários. Dentre esses princípios, um deles preceitua que o orçamento deve se referir a um período determinado de tempo, como forma de fomentar a reavaliação periódica das prioridades e metas governamentais. Qual é esse princípio?
Escolha uma opção:
a. Universalidade
b. Anualidade
c. Exclusividade
d. Legalidade

Analise as afirmativas abaixo sobre execução orçamentária:
Marque a única alternativa que corresponde aos itens corretos:
I. Como forma de planejar a execução da despesa ao longo do ano, a legislação manda que governo edite, no prazo de 30 dias a partir da publicação do orçamento, um decreto contendo a programação orçamentária e financeira com um cronograma mensal de desembolsos.
II. Caso, ao final de um bimestre, o governo verifique que a receita não se comportou conforme previsto e que isso pode comprometer a economia planejada para o ano, ele pode promover o contingenciamento de determinadas despesas. No entanto, o contingenciamento não pode afetar as programações decorrentes de emendas impositivas, sejam elas individuais ou de bancadas estaduais.
III. Os créditos adicionais destinam-se a suprir despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na lei do orçamento. O primeiro caso (despesas não computadas) devem ser atendidas pelo crédito especial, enquanto que o segundo (despesas insuficientemente dotadas) pelo crédito suplementar.
IV. Os créditos extraordinários destinam-se a autorizar despesas imprevisíveis e urgentes. Por essa razão, o presidente da República pode abri-lo por decreto.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
c. Apenas a alternativa IV está errada.
d. Apenas as alternativas I e III estão corretas.

Com relação aos estágios da despesa pública, o ato emanado de autoridade competente que compromete parcela de dotação orçamentária disponível, funcionando como garantia ao credor do ente público de que existe o crédito necessário para honrar o compromisso assumido, é denominado:
Escolha uma opção:
a. Liquidação
b. Pagamento
c. Lançamento
d. Empenho

Mais conteúdos dessa disciplina