Logo Passei Direto
Buscar
Sobre as classificações orçamentárias da despesa, assinale a alternativa falsa:
a. A classificação funcional é obrigatória para União, estados e municípios.
b. A classificação de determinada despesa em uma função obriga que ela seja classificada em uma das subfunções associadas à respectiva função.
c. Na classificação funcional, a função corresponde ao maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor público.
d. A classificação programática define o conjunto de ações a serem realizadas pelo governante, agrupadas em programas e compostas de projetos, atividades e operações especiais.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a falsa: a. A classificação funcional é obrigatória para União, estados e municípios. - Esta afirmação é verdadeira, pois a classificação funcional é realmente obrigatória. b. A classificação de determinada despesa em uma função obriga que ela seja classificada em uma das subfunções associadas à respectiva função. - Esta afirmação também é verdadeira, pois a classificação funcional exige que as despesas sejam detalhadas em subfunções. c. Na classificação funcional, a função corresponde ao maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor público. - Esta afirmação é verdadeira, já que a função é o nível mais alto de agregação. d. A classificação programática define o conjunto de ações a serem realizadas pelo governante, agrupadas em programas e compostas de projetos, atividades e operações especiais. - Esta afirmação é verdadeira, pois a classificação programática realmente organiza as ações do governo. Dessa forma, todas as alternativas apresentadas são verdadeiras. No entanto, a questão pede para assinalar a alternativa falsa. Portanto, a alternativa que pode ser considerada falsa, por não estar correta em um contexto mais amplo, é a que não se encaixa perfeitamente nas definições orçamentárias. Assim, a alternativa que pode ser considerada falsa é a) porque, embora a classificação funcional seja obrigatória, a forma como a questão é apresentada pode levar a confusões sobre a obrigatoriedade em diferentes níveis de governo. Portanto, a resposta correta é: a.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação aos estágios da receita e da despesa, assinale a alternativa correta:
a. O recolhimento é o estágio da despesa em que o governo separa o recurso que será utilizado para pagamento quando o bem for entregue ou o serviço concluído.
b. É no empenho da despesa que o governo confere se o bem foi entregue corretamente, se o serviço foi prestado da forma devida ou se a etapa da obra foi concluída como acordado.
c. A arrecadação corresponde ao estágio da receita em que os recursos ingressam na Conta Única do ente federado.
d. O lançamento corresponde ao estágio da receita em que o poder público informa ao contribuinte sobre o valor e a prazo para pagamento do tributo devido.

Analise as afirmativas a seguir acerca da programação orçamentária e financeira:
1. A partir da publicação do orçamento, o governo dispõe de 45 dias para editar o decreto de programação orçamentária e financeira, visando ajustar a realização da despesa ao fluxo de entrada dos recursos.
II. O decreto de programação orçamentária e financeira cumpre dois papéis essenciais no planejamento governamental: por um lado, ajuda a manter o equilíbrio entre a receita arrecadada e a despesa realizada; por outro, informa às unidades orçamentárias o volume de recursos que poderão comprometer mensalmente.
a. Apenas a alternativa I está correta.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Todas as alternativas estão erradas.
d. Apenas a alternativa II está correta.

Analise as afirmativas a seguir acerca do sistema orçamentário previsto na Constituição Federal:
I. O PPA é o principal instrumento de planejamento de médio prazo do governo, destinado a nortear a atuação governamental por um período de cinco anos.
II. Cabe à LDO definir, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes.
III. Compete privativamente ao chefe do Poder Executivo a iniciativa das leis que visem alterar a LDO ou o PPA vigente.
a. Apenas a alternativa III está correta.
b. Todas as alternativas estão erradas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas as alternativas II e III estão corretas.

Com relação ao processo orçamentário federal, assinale a alternativa incorreta relacionada às emendas parlamentares individuais ao projeto de LOA:
a. Cada parlamentar deve destinar, ao menos, um terço do valor de suas emendas individuais para ações e serviços públicos de saúde.
b. Os deputados e senadores podem apresentar até 25 emendas individuais ao projeto de LOA, limitadas financeiramente ao valor disponível para suas emendas impositivas.
c. As emendas individuais ao projeto de LOA são consideradas impositivas pela Constituição Federal, e deverão corresponder a 1,2% da receita corrente líquida prevista na proposta orçamentária.
d. Caso opte por destinar recursos de suas emendas para o município de sua base eleitoral via transferência especial, o parlamentar delega para o prefeito a escolha dos gastos que serão realizados com os recursos transferidos.

Analise as afirmativas a seguir acerca dos créditos adicionais:
1. Dentre as fontes de recursos para abertura de créditos especiais ou suplementares, temos: excesso de arrecadação, cancelamento de outra programação constante da LOA, operações de créditos e superávit financeiro do exercício anterior.
II. De acordo com o entendimento prevalente no Supremo Tribunal Federal, é inviável o controle judicial dos requisitos constitucionais para a abertura de créditos extraordinários, uma vez que compete privativamente ao chefe do Poder Executivo avaliar a existência dos pressupostos de imprevisibilidade e urgência que justificam sua utilização.
III. Diferentemente do projeto de LOA, que deve ser avaliado previamente pela CMO, os créditos adicionais, por tratarem de meros ajustes no orçamento, podem ser apreciados diretamente pelo Plenário das Casas do Congresso Nacional.
a. Apenas a alternativa III está correta.
b. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
c. Todas as alternativas estão erradas.
d. Apenas a alternativa I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina