Logo Passei Direto
Buscar
Nina Rodrigues, assim como o ensaísta francês Arthur Gobineau e o médico italiano Cesare Lombroso, atribuíam, através de uma ultrapassada ciência, a supremacia biológica de determinadas raças sobre outras e, com isso, a superioridade cultural de determinados grupos. A qual corrente de ideias Nina Rodrigues, Arthur Gobineau e Cesare Lombroso deram voz?
a. Poligenia.
b. Darwinismo social.
c. Monogenismo.
d. Racismo científico.
e. Tese do branqueamento.
User badge image
EstrategiaEmpresarial

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder a essa pergunta, vamos analisar as opções em relação ao contexto apresentado. Nina Rodrigues, Arthur Gobineau e Cesare Lombroso estavam associados a ideias que promoviam a noção de que algumas raças eram superiores a outras, o que se alinha com a ideia de racismo científico, que tentava justificar a desigualdade racial com base em supostas diferenças biológicas. Vamos analisar as alternativas: a) Poligenia - Refere-se à ideia de que diferentes raças têm origens distintas, mas não necessariamente à superioridade de uma sobre a outra. b) Darwinismo social - Embora esteja relacionado a algumas ideias de superioridade, não é o foco principal do texto. c) Monogenismo - Acredita que todas as raças têm uma origem comum, o que contraria a ideia de supremacia racial. d) Racismo científico - Esta opção se encaixa perfeitamente, pois é exatamente a corrente que atribui superioridade a determinadas raças com base em supostas evidências científicas. e) Tese do branqueamento - Refere-se à ideia de que a mistura de raças levaria a uma "superioridade" racial, mas não é o foco principal do texto. Portanto, a alternativa correta é: d) Racismo científico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nos estudos do capítulo intitulado “O ser Humano como ser social”, é correto o que se afirma em:
a. A partir da razão, o ser humano desenvolve a capacidade de ter e de demonstrar sentimentos, necessidades e aspirações, essas atribuições, contudo, não são de exclusividade da espécie humana e podem ser encontradas em outros animais. b. O fato de o ser humano ser racional e pensante possibilita se projetar no futuro, criando realidades e transcendendo os limites que lhe são impostos. Desse modo, a razão apenas permite que o homem viva desvinculado da sociedade à qual pertence. c. O ser humano é um ser social e político. Além dos impulsos vitais que levam os homens a se juntar ou a se opor uns aos outros, eles são estimulados a compartilhar sua existência com os demais e a impor as suas vontades sobre os mais fracos. d. A habilidade reflexiva do ser humano não vai além de uma percepção crítico-reflexiva dos acontecimentos e dos seres vivos, uma vez que o ser humano já vem dotado de autoconhecimento. e. Um dos aspectos que compõem o ser humano é a razão. Essa racionalidade permite que o ser humano seja capaz de julgar, emitir pensamentos críticos, refletir e modificar a natureza ao seu redor, além de questionar o sentido de sua existência, por que e para que vive.
a. A partir da razão, o ser humano desenvolve a capacidade de ter e de demonstrar sentimentos, necessidades e aspirações, essas atribuições, contudo, não são de exclusividade da espécie humana e podem ser encontradas em outros animais.
b. O fato de o ser humano ser racional e pensante possibilita se projetar no futuro, criando realidades e transcendendo os limites que lhe são impostos. Desse modo, a razão apenas permite que o homem viva desvinculado da sociedade à qual pertence.
c. O ser humano é um ser social e político. Além dos impulsos vitais que levam os homens a se juntar ou a se opor uns aos outros, eles são estimulados a compartilhar sua existência com os demais e a impor as suas vontades sobre os mais fracos.
d. A habilidade reflexiva do ser humano não vai além de uma percepção crítico-reflexiva dos acontecimentos e dos seres vivos, uma vez que o ser humano já vem dotado de autoconhecimento.
e. Um dos aspectos que compõem o ser humano é a razão. Essa racionalidade permite que o ser humano seja capaz de julgar, emitir pensamentos críticos, refletir e modificar a natureza ao seu redor, além de questionar o sentido de sua existência, por que e para que vive.

A necessidade de se socializar é algo inerente à humanidade uma vez que não só garante a perpetuação da espécie como também de sua história. Conforme vimos no capítulo intitulado “O ser Humano como ser social”, o que garante ao ser humano esse sociabilizar-se?
a. O uso das tecnologias digitais. b. O uso de meios de transporte. c. O conviver socialmente propicia o compartilhamento de vivências e experiências ocorridas somente no presente. Isso se torna possível a partir do uso da linguagem para a interação entre os indivíduos. d. O conviver socialmente propicia o compartilhamento de vivências e experiências ocorridas no passado e/ou no presente. Isso se torna possível a partir do uso da linguagem como um veículo de comunicação e interação entre os indivíduos. e. O conviver socialmente propicia o compartilhamento de vivências e experiências ocorridas. Isso se torna possível graças às tecnologias digitais.
a. O uso das tecnologias digitais.
b. O uso de meios de transporte.
c. O conviver socialmente propicia o compartilhamento de vivências e experiências ocorridas somente no presente. Isso se torna possível a partir do uso da linguagem para a interação entre os indivíduos.
d. O conviver socialmente propicia o compartilhamento de vivências e experiências ocorridas no passado e/ou no presente. Isso se torna possível a partir do uso da linguagem como um veículo de comunicação e interação entre os indivíduos.
e. O conviver socialmente propicia o compartilhamento de vivências e experiências ocorridas. Isso se torna possível graças às tecnologias digitais.

De acordo com Souza (1995), qual é a importância da linguagem para o desenvolvimento da humanidade?
a. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado, o registro do presente e a construção do futuro. A comunicação pessoal e social é intermediada pelo uso que os homens fazem dos meios de transporte. b. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado, o registro do presente e a construção do futuro. Por outro lado, a comunicação só é possível pelo uso que os homens fazem das tecnologias digitais. c. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado e o registro do presente. Sendo assim, a comunicação é importante para a socialização, mas não contribui para o desenvolvimento da humanidade. d. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado, o registro do presente e a construção do futuro. A comunicação se torna cada vez mais possível graças ao uso das redes sociais, logo, não será necessária a linguagem. e. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado, o registro do presente e a construção do futuro. A comunicação pessoal e social é intermediada pelo uso que os homens fazem da linguagem nas suas mais variadas formas.
a. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado, o registro do presente e a construção do futuro. A comunicação pessoal e social é intermediada pelo uso que os homens fazem dos meios de transporte.
b. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado, o registro do presente e a construção do futuro. Por outro lado, a comunicação só é possível pelo uso que os homens fazem das tecnologias digitais.
c. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado e o registro do presente. Sendo assim, a comunicação é importante para a socialização, mas não contribui para o desenvolvimento da humanidade.
d. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado, o registro do presente e a construção do futuro. A comunicação se torna cada vez mais possível graças ao uso das redes sociais, logo, não será necessária a linguagem.
e. Por meio da linguagem, é possível a transmissão da cultura, a conservação do passado, o registro do presente e a construção do futuro. A comunicação pessoal e social é intermediada pelo uso que os homens fazem da linguagem nas suas mais variadas formas.

Mais conteúdos dessa disciplina