Logo Passei Direto
Buscar
Vários são os recursos expressivos usados pela autora na construção do texto. Entre esses recursos está a intertextualidade. Marque a alternativa em que NÃO se observa o uso desse recurso.
A) “Dilma também disse que ‘o Brasil não parou e nem vai parar’ – e não vai mesmo parar de piorar enquanto ela achar que o inferno são os outros.” (Linhas 14-15)
B) “Marcelo Castro disse que o Brasil ‘está perdendo feio’ a guerra contra o mosquito [...]” (Linhas 25-26)
C) “Pode continuar a trocar o ministro da Saúde, o ministro da Fazenda, o ministro do Planejamento, o ministro da Educação.” (Linhas 20-21)
D) “Seu governo não erra. Aliás, ‘se erra’, como admitiu há alguns meses, erra pouco e sem maldade – e tudo tem conserto.” (Linhas 27-28)
User badge image
Matematicamente

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para identificar a alternativa em que NÃO se observa o uso da intertextualidade, precisamos entender que a intertextualidade é a relação que um texto estabelece com outros textos, seja por citações, referências ou alusões. Vamos analisar cada alternativa: A) “Dilma também disse que ‘o Brasil não parou e nem vai parar’ – e não vai mesmo parar de piorar enquanto ela achar que o inferno são os outros.” - Aqui há uma citação direta de uma fala de Dilma, o que caracteriza intertextualidade. B) “Marcelo Castro disse que o Brasil ‘está perdendo feio’ a guerra contra o mosquito [...]” - Esta frase também traz uma citação direta, referindo-se a uma declaração de Marcelo Castro, portanto, é intertextual. C) “Pode continuar a trocar o ministro da Saúde, o ministro da Fazenda, o ministro do Planejamento, o ministro da Educação.” - Esta frase não contém citação ou referência a outro texto, sendo uma afirmação direta sem relação intertextual. D) “Seu governo não erra. Aliás, ‘se erra’, como admitiu há alguns meses, erra pouco e sem maldade – e tudo tem conserto.” - Aqui também há uma citação, o que caracteriza intertextualidade. Dessa forma, a alternativa que NÃO apresenta o uso da intertextualidade é: C) “Pode continuar a trocar o ministro da Saúde, o ministro da Fazenda, o ministro do Planejamento, o ministro da Educação.”

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aprovado em 1990, destaca o direito à liberdade como sendo indispensável para a garantia da proteção integral e para a promoção da dignidade humana das pessoas em condição peculiar de desenvolvimento. Ao reconhecer o direito em questão, só NÃO se pode considerar a liberdade como sendo a possibilidade de:
A) Participar da vida política, na forma da lei.
B) Brincar, praticar esportes e divertir-se.
C) Participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação.
D) Ir, vir, e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários sempre que a criança e o adolescente desejar.

Toda criança e adolescente têm o direito de viver e conviver em uma família. Parte-se do entendimento de que a família, independentemente do seu arranjo constitutivo, pode ser uma importante referência de proteção social para o público mencionado.
Assim sendo, a modalidade de colocação em família substituta deverá ocorrer:
A) Sempre temporariamente, considerando a excepcionalidade e a brevidade que devem ter todas as medidas de colocação em família substituta.
B) Exclusivamente, quando os vínculos familiares naturais e extensos forem rompidos e quando a pertinência de sua aplicação for identificada pelos conselheiros tutelares da localidade.
C) Sempre provisoriamente, considerando que a condição socioeconômica da família é o principal fator a ser analisado quando a intenção é colocar a criança e o adolescente em uma família substituta.
D) Comprovadamente, quando for avaliada como a melhor medida protetiva a ser aplicada para as crianças e adolescentes que não podem viver e conviver em sua família natural e extensa.

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004), só NÃO podem ser considerados como público usuário da Política de Assistência Social:
A) As famílias e os indivíduos, atendidos ou não pelas entidades socioassistenciais existentes, com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento e sociabilidade.
B) Os cidadãos e grupos cujas identidades são estigmatizadas em termos étnico, cultural e sexual.
C) As entidades socioassistenciais que prestam serviços e contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população.
D) Os indivíduos com inserção precária, ou não inserção, no mercado de trabalho formal e informal.

Na Política Nacional do Idoso são indicadas as competências, em distintas áreas, e as responsabilidades dos órgãos e entidades públicos no que tange à necessidade de se garantir melhores condições de vida para a pessoa idosa. Na área de promoção e assistência social, particularmente, só NÃO pode ser considerada como uma dessas competências:
A) Promover simpósios, seminários e encontros específicos para ampliação dos espaços de discussão e reflexão sobre as necessidades, demandas e potencialidades das pessoas idosas.
B) Incentivar e estimular a criação de unidades de acolhimento e de asilos como estratégia de proteção, cuidado e socialização entre as pessoas pertencentes a uma mesma geração.
C) Incentivar e criar alternativas de atendimento ao idoso, como centros de convivência, centros de cuidados diurnos, casas-lares, oficinas abrigadas de trabalho, atendimentos domiciliares entre outras.
D) Planejar, coordenar, supervisionar e financiar estudos, levantamentos, pesquisas e publicações sobre a situação social do idoso.

São consideradas como características e/ou particularidades das políticas sociais sob a égide neoliberal e do capital financeiro, EXCETO
A) Viabilizam a mediação de interesses difusos, a partir do momento em que demarca a equidade, a igualdade, a democracia e a cidadania como seus princípios basilares.
B) Terceirização de serviços públicos para a iniciativa privada.
C) Primam pela seletividade, ao impor critérios cada vez mais restritivos nas possibilidades de acesso populacional aos direitos sociais.
D) São focalistas, quando destacam segmentos e grupos específicos como público-alvo, demandatários de maior atenção política.

Conforme explicita a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), regulamentada pela Lei n.º 8.742/1993:
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I - A promoção da integração ao mercado de trabalho é um dos objetivos da Assistência Social.
II - Para receber os recursos de responsabilidade da União, destinados ao financiamento da Assistência Social, exige-se somente que os municípios tenham um fundo de assistência social específico, a ser orientado e controlado pelos contadores e pelos secretários de referência.
III - Entre os princípios da Assistência Social, destaca-se a supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
IV - No âmbito da Política de Assistência Social, somente os Conselhos Municipais de Assistência Social, o Conselho Tutelar e os Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes deverão ser reconhecidos como instâncias deliberativas, de composição paritária entre Governo e Sociedade Civil.
A) I e IV, apenas.
B) I e III, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) I e II, apenas.

Sobre as entidades socioassistenciais, é INCORRETO afirmar:
A) Destacam-se por prestarem serviços sem fins lucrativos e por atuarem na defesa e garantia dos direitos populacionais.
B) Terão registros cancelados, sem prejuízos de outras ações cíveis e penais, se incorrerem em irregularidades na aplicação de recursos que lhes forem repassados pelos poderes públicos.
C) Seu funcionamento depende se sua prévia inscrição no respectivo Conselho Municipal de Assistência Social. Com isso, espera-se garantir padrões de qualidade na prestação de serviços e nas condições de trabalho.
D) A partir da tipificação dos serviços socioassistenciais, tornaram-se responsáveis pela manutenção dos Benefícios de Prestação Continuada, expedindo atos normativos necessários ao funcionamento dos fundos destinados à assistência social.

Diferentes são as iniciativas políticas de atenção à família. No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, destaca-se a Estratégia Saúde da Família (ESF), que legitima o primeiro nível de atenção básica e amplia a resolutividade e o impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades.
Apesar do empenho do Ministério da Saúde, em termos da priorização da atenção básica no país, ainda persistem alguns desafios, EXCETO
A) Ênfase nos trabalhos clínicos e fragilidade das ações de educação e saúde como prática cotidiana.
B) Persistência do paradigma biológico calcado na dificuldade de fixar médicos na equipe multiprofissional de saúde da família.
C) Escassos investimentos no setor saúde, particularmente, na destinação de recursos para a construção de mais consultórios médicos e ampliação da cobertura dos planos de saúde, indispensáveis para que o conceito de saúde, como ausência de doença, se legitime e seja priorizado.
D) Persistência da concepção endógena prevalente no campo da saúde, que se expressa na prática isolada de seus profissionais.

Um dos tripés da Seguridade Social é avaliado por Giselle Lavinas Monnerat e Rosimary Gonçalves de Souza (2011) como de difícil integração com as demais políticas existentes. O status institucional, a tradição de insulamento burocrático e o forte caráter de centralização de decisão e gestão, em especial, são características particulares de qual(is) política(s) da Seguridade Social?
A) Assistência Social.
B) Saúde.
C) Previdência Social.
D) Da Previdência Social e da Saúde.

Correlacione, corretamente, os itens da coluna I com os conceitos, definições e particularidades do Sistema Único de Saúde (referenciados pela Lei 8.080/1990), que foram apresentadas na coluna II.
Com base na correlação realizada, assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, de cima para baixo.
I - Objetivos
II - Princípios e diretrizes
III - Competência e atribuições
A) I, I, II, III, II, I.
B) II, I, III, I, III, II.
C) III, II, III, I, II, I.
D) II, III, II, I, I, III.

Mais conteúdos dessa disciplina