Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os quatro tipos clássicos de estruturas de mercado.
A Concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolista.
B Concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência ideal.
C Concorrência imperfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolista.
D Concorrência imperfeita, monopólio perfeito, oligopólio e concorrência monopolista.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar corretamente os quatro tipos clássicos de estruturas de mercado, vamos analisar as alternativas: A) Concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolista. - Esta opção está correta, pois inclui os quatro tipos clássicos reconhecidos na teoria econômica. B) Concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência ideal. - A expressão "concorrência ideal" não é um termo reconhecido nas estruturas de mercado. C) Concorrência imperfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolista. - Embora a concorrência monopolista seja uma estrutura válida, a "concorrência imperfeita" não é um tipo clássico, mas sim um termo mais geral. D) Concorrência imperfeita, monopólio perfeito, oligopólio e concorrência monopolista. - "Monopólio perfeito" não é um termo utilizado nas classificações clássicas. Portanto, a alternativa correta que apresenta os quatro tipos clássicos de estruturas de mercado é: A) Concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolista.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
details

Libere essa resposta sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A demanda depende de variáveis que influenciam a escolha do comprador (VASCONCELLOS; GARCIA, 2012).
Assinale a opção que apresenta corretamente essas variáveis:
A O preço do bem ou serviço; o preço de outros bens; a renda do consumidor; gosto ou preferência do indivíduo.
B A vontade do produtor e do governo.
C A impossibilidade de comprar produtos importados e os juros.
D As necessidades plenamente atendidas e a ausência de desejo de comprar mais.

O capitalismo se caracteriza por um sistema de organização econômica que tem na propriedade privada os seus meios de produção de bens e capital (VASCONCELLOS, 2002; RIZZIERI, 2011). De acordo com a unidade 3, algumas variáveis relacionadas abaixo compõem o capitalismo. Dentre as variáveis apresentadas, verifique as que compõem o capitalismo e a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta :
I – Capital
II – Órgão de Planejamento Central
III – Propriedade privada
IV – Divisão do trabalho
V – Moeda
A I, II, IV e V
B II, III e V
C I, II e IV
D I, III, IV e V

Assinale a opção correta que apresente os três fatores das variações da demanda por trabalho (PARKIN, 2009).
A O valor do produto da empresa; os custos dos outros fatores; mão de obra e produção.
B O custo do produto da empresa; os preços dos outros fatores; tecnologia e capital.
C O preço do produto da empresa; os preços dos outros fatores; tecnologia e capital.
D O preço do produto da empresa; os custos dos outros fatores; tecnologia mão de obra.

Os sindicatos se utilizam de diferentes métodos para influenciar a expansão da demanda pelo trabalho de seus associados.
Das afirmacoes abaixo quais podem ser classificados como métodos utilizados pelos sindicatos.
I – incentivar restrições a exportações;
II – apoiar restrições ao trabalho de imigrantes ilegais;
III – apoiar leis de definição de piso salarial;
IV – diminuir o produto marginal dos seus membros.
A I, II, IV.
B I, III, IV.
C I, II, III.
D IV.

A partir do que estudamos na unidade 2, complete a sentença a seguir e assinale a alternativa correta.
Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção são ________________________ (mão de obra, terra, matéria-prima, etc.). Por outro lado, as necessidades humanas são ______________________, já que sempre se renovam, devido ao crescimento da população e às escolhas de estilo de vida. Todavia, independentemente do nível de desenvolvimento de uma nação, nenhuma tem disponíveis ______________ os recursos para atender a demanda da sua população (VASCONCELLOS; GARCIA, 2012).
A ilimitados – ilimitadas – todos
B limitados – limitadas – todos
C ilimitados – limitadas – quase todos
D limitados – ilimitadas – todos

De acordo com os estudos apresentados na unidade 4, atribua nas sentenças adiante: I para Mercado de bens e serviços e II para Mercado de fatores de produção.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) As empresas representam a demanda e as famílias a oferta.
( ) As famílias são vendedoras.
( ) As empresas são compradoras.
( ) As empresas ofertam bens e serviços.
( ) As famílias representam a demanda e as empresas a oferta.
A I – II – I – II – I
B II – II – I – I – II
C I – II – II – II – I
D II – II – II – I – I

Suponha a existência de dois tipos de bem, o bem A (manteiga) e o bem B (margarina). Se uma elevação no preço do bem A (manteiga) provocar um aumento na procura do bem B (margarida), então esses dois bens serão classificados como bens:
A Substitutos;
B Inferiores;
C Complementares;
D Normais;
E Saciados.

Na unidade 3, vimos que para Vasconcellos (2002, p. 22) existem duas formas principais de organização econômica: a economia de mercado e a economia planificada.
Sobre a economia de mercado, marque verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a opção correta:
( ) Tipo socialista
( ) Descentralizada
( ) Centralizada
( ) Tipo capitalista
A V – F – F – V
B F – V – V – F
C V – F – V – F
D F – V – F – V