Logo Passei Direto
Buscar

Ecologia

Outros
Assinale a alternativa que representa, em ordem crescente, os ecossistemas com maior diversidade de vida.
a) Floresta tropical pluvial, tundra, taiga, floresta temperada caducifólia.
b) Tundra, taiga, floresta tropical pluvial, floresta temperada caducifólia.
c) Taiga, tundra, floresta tropical pluvial, floresta temperada caducifólia.
d) Taiga, floresta temperada caducifólia, tundra, floresta tropical pluvial.
e) Tundra, taiga, floresta temperada caducifólia, floresta tropical pluvial.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender a diversidade de vida em diferentes ecossistemas. Em geral, a diversidade de vida é maior em ecossistemas tropicais e diminui em direção a regiões mais frias e menos produtivas. Vamos analisar as opções: a) Floresta tropical pluvial, tundra, taiga, floresta temperada caducifólia. - A floresta tropical pluvial tem alta diversidade, enquanto a tundra tem baixa. Portanto, essa ordem está incorreta. b) Tundra, taiga, floresta tropical pluvial, floresta temperada caducifólia. - A tundra tem a menor diversidade, mas a floresta tropical pluvial tem a maior, então essa ordem também está incorreta. c) Taiga, tundra, floresta tropical pluvial, floresta temperada caducifólia. - A taiga e a tundra têm menor diversidade em comparação com a floresta tropical pluvial, então essa ordem está errada. d) Taiga, floresta temperada caducifólia, tundra, floresta tropical pluvial. - A tundra tem menor diversidade que a taiga e a floresta temperada, então essa ordem está incorreta. e) Tundra, taiga, floresta temperada caducifólia, floresta tropical pluvial. - Essa ordem está correta, pois a tundra tem a menor diversidade, seguida pela taiga, floresta temperada caducifólia e, por último, a floresta tropical pluvial, que possui a maior diversidade. Portanto, a alternativa correta é: e) Tundra, taiga, floresta temperada caducifólia, floresta tropical pluvial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A água é a substância mais abundante da célula viva. Sua importância está ligada desde a própria origem dos seres vivos, como sua autoconservação, auto-regulação e reprodução. A água é tão importante que os gregos antigos consideravam-na como um dos elementos fundamentais da matéria.
Analise e conclua, dentre as propriedades abaixo apresentadas, as que lhe conferem essa versatilidade.
I. Calor específico: por apresentar baixo calor específico, evita a elevação da temperatura dos organismos.
II. Solvente universal: os reagentes químicos contidos nas células estão dissolvidos em água, e as reações químicas celulares ocorrem em meio aquoso.
III. Transporte: as plantas conseguem transportar a água, que retiram do solo, até as suas folhas mais altas, graças à capilaridade dos vasos do floema.
IV. Tensão superficial: devido às altas forças de coesão (atração entre moléculas de água e outras substâncias polares hidrofóbicas) e adesão (atração das moléculas de água entre si).
V. Estrutura molecular: a disposição dos átomos da água é linear, sendo considerados moléculas apolares com zonas positivas e negativas.

Correlacione os elementos químicos da coluna da esquerda com as funções orgânicas da coluna da direita.
( 1 ) Magnésio ( ) Transmissão de impulso nervoso.
( 2 ) Ferro ( ) Assimilação de energia luminosa.
( 3 ) Potássio ( ) Transporte de oxigênio.
( 4 ) Sódio ( ) Equilíbrio de água no corpo.
(A) ⇒ 3 - 1 - 2 - 4
(B) ⇒ 4 - 2 - 1 - 3
(C) ⇒ 2 - 4 - 3 – 1
(D) ⇒ 1 - 3 - 4 - 2

Podemos dizer que o papel da água nas reações químicas e metabolismo é
(A) transportar substâncias por ela dissolvidas e facilitar as reações químicas.
(B) agir exclusivamente nas membranas celulares.
(C) participar somente nas reações de oxidação.
(D) não transportar nenhum tipo de substância.
(E) transportar substâncias e não facilitar a entrada de material orgânico.

A composição química das células que constituem qualquer ser vivo revela a presença constante de certas substâncias que podem ser divididas em dois grandes grupos: inorgânicos e orgânicos.
Em relação à composição química da célula, é incorreto afirmar:
(A) O íon Mg+2 (magnésio) tem papel importante na coagulação do sangue.
(B) Os íons fosfatos, além de atuar como íons tampões, impedindo a acidificação ou a alcalinização do protoplasma, têm relevante papel na formação molecular do DNA, do RNA e do ATP (composto que armazena energia dentro da célula).
(C) Entre as substâncias orgânicas que constituem a célula, podem-se citar: carboidratos, lipídios, aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos.
(D) Dos componentes inorgânicos presentes na célula, a água é o mais abundante, tendo como função, entre outras, a de solvente de íons minerais e de muitas substâncias orgânicas.

A água é o componente celular mais abundante, corresponde a cerca de 75 a 85% e está presente em todas as células. Essa abundância e universalidade nos seres vivos ocorre em função de diversas propriedades biológicas dessa molécula.
Sobre essas propriedades, analise as afirmativas a seguir:
I. É um excelente solvente de várias substâncias orgânicas e inorgânicas, sendo por isso denominada como solvente universal, por causa das características elétricas de suas moléculas.
II. Permite a ocorrência das reações bioquímicas no citoplasma, além de contribuir para o equilíbrio térmico das células, evitando as variações bruscas de temperatura.
III. É uma molécula dotada da propriedade de catalisar determinadas reações bioquímicas, tanto no sentido de síntese como no de degradação de moléculas.
(A) Apenas a proposição I é verdadeira.
(B) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
(C) Apenas a proposição II é verdadeira.
(D) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.

As plantas, para se desenvolverem, absorvem água por osmose e sais minerais por difusão. São elementos essenciais para o crescimento das plantas por entrarem, respectivamente, na composição química das proteínas, ATP e clorofila.
São elementos essenciais para o crescimento das plantas por entrarem, respectivamente, na composição química das proteínas, ATP e clorofila:
(A) ferro, cálcio e magnésio.
(B) cálcio, nitrogênio e ferro.
(C) nitrogênio, fósforo e ferro.
(D) cálcio, fósforo e magnésio.
(E) nitrogênio, fósforo e magnésio.

A ciclagem do nitrogênio é muito utilizada pelas bactérias nitrificantes encontradas nas raízes das plantas leguminosas. Elas utilizam-no na forma de nitrato. Os animais adquirem essa substância através da alimentação. A decomposição dos seres vivos por alguns fungos e algumas bactérias aumenta a quantidade de substâncias nitrogenadas no solo.
O nitrogênio é um elemento muito importante para formar:
(A) vitaminas ativadoras de enzimas catalisadoras.
(B) carboidratos utilizados na formação de glicose para os animais e vegetais.
(C) proteínas, aquitetônicas e estruturais da membrana plasmática.
(D) a membrana nuclear em procariontes e eucariontes.
(E) colesterol utilizado como isolante térmico.

Os polissacarídeos são formados por vários monossacarídeos unidos entre si, são insolúveis em água e podem ser desdobrados em açúcares simples por hidrólise. A insolubilidade dos polissacarídeos permite que eles sejam componentes estruturais ou armazenadores de energia.
Sobre os polissacarídeos é correto afirmar que:
(A) a celulose é um polissacarídeo encontrado nos vegetais com função de reserva.
(B) os glicerídeos são polissacarídeos com função estrutural nos animais.
(C) o amido é encontrado nos fungos e nos animais e tem função de reserva.
(D) o glicogênio constitui as moléculas de DNA e RNA dos vegetais.
(E) a quitina é formada por cadeias de vários açúcares com grupos amina (NH2).

Os carboidratos, que compreendem os açúcares, e os lipídios, dentre os quais encontramos as gorduras, são duas substâncias fundamentais para a vida.
Sobre as moléculas orgânicas citadas, é correto afirmar, EXCETO, que:
(A) Os carboidratos de modo geral atuam no fornecimento de energia para a célula, além de desempenhar função estrutural.
(B) Os monossacarídeos mais frequentes em uma célula são as hexoses e as pentoses.
(C) Como exemplo de pentoses, encontramos a ribose e a desoxirribose que desempenham papel energético imprescindível para a célula.
(D) Os lipídeos são moléculas orgânicas insolúveis em água, cuja estrutura é obtida a partir da reação entre um álcool e um ácido graxo.
(E) O colesterol é um esteroide encontrado nos tecidos animais, participa da composição química das membranas celulares, além de agir como precursor para a produção de hormônios sexuais.

Mais conteúdos dessa disciplina