Logo Passei Direto
Buscar
Consideram-se negócios jurídicos,
(A) quaisquer atos jurídicos válidos.
(B) o contrato de locação e a notificação que o locador fizer ao locatário, para denunciar a locação prorrogada por prazo indeterminado.
(C) a doação e o testamento.
(D) os atos de posse e a aquisição ou perda do domicílio.
(E) apenas os contratos bilaterais, excluindo-se todos os unilaterais.
User badge image
Desvendando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à questão sobre o que se considera negócios jurídicos, vamos analisar cada alternativa: (A) quaisquer atos jurídicos válidos. - Esta opção é muito ampla, pois inclui todos os atos jurídicos, não apenas os negócios jurídicos. (B) o contrato de locação e a notificação que o locador fizer ao locatário, para denunciar a locação prorrogada por prazo indeterminado. - Esta opção menciona um exemplo específico de negócios jurídicos, que é o contrato de locação. (C) a doação e o testamento. - Ambas são formas de negócios jurídicos, mas não abrangem a totalidade do conceito. (D) os atos de posse e a aquisição ou perda do domicílio. - Atos de posse não são considerados negócios jurídicos. (E) apenas os contratos bilaterais, excluindo-se todos os unilaterais. - Isso é incorreto, pois negócios jurídicos podem incluir tanto contratos bilaterais quanto unilaterais. Analisando as opções, a alternativa que melhor se encaixa na definição de negócios jurídicos, pois menciona exemplos concretos, é a (B) o contrato de locação e a notificação que o locador fizer ao locatário, para denunciar a locação prorrogada por prazo indeterminado. Portanto, a resposta correta é a letra B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Consoante as regras tributárias, após a ocorrência de determinados fatos, surgem obrigações tributárias. Acerca dessas obrigações e dos fatos geradores, julgue os itens subsecutivos conforme disposições do CTN.
Se um negócio for considerado juridicamente inválido, e se tal negócio configurar a ocorrência do fato gerador de um tributo, tal invalidez não afetará a validade tributária do negócio, devendo-se considerar, assim, ocorrido o fato gerador.
C) Certo
E) Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a pessoas, bens e negócios jurídicos. Ocorre simulação quando há divergência intencional entre a declaração da vontade com o ordenamento jurídico, com a finalidade de causar prejuízo a terceiros.
C) Certo
E) Errado

A respeito dos atos, fatos e negócios jurídicos, julgue os próximos itens.
Interpretam-se extensivamente os negócios jurídicos benéficos e a renúncia.
C) Certo
E) Errado

O termo inicial suspende o exercício do direito, mas não sua aquisição.
C) Certo
E) Errado

Com relação aos contratos e da responsabilidade civil, julgue os itens que se seguem.
Sem que haja manifestação de vontade por parte dos contratantes, o negócio jurídico contratual é considerado existente, mas perde sua validade.
C) Certo
E) Errado

Julgue os seguintes itens, relativos à prescrição e à decadência.
A prescrição e a decadência são necessariamente fatos jurídicos extintivos e estabelecidos por lei.
C) Certo
E) Errado

Considerando que Francisco, José e Luiz tenham-se reunido, em janeiro de 2014, para criar a Associação X, com a finalidade de auxiliar pessoas carentes em projetos para aquisição de moradia, além de ajudar a executar projetos de construção e cadastramento dos demais associados, no âmbito de programas governamentais e assistenciais, julgue os itens subsequentes.
Se José, em ação judicial, alegar que a constituição da Associação X se deu mediante simulação, apenas para arrecadar taxas de associados, o juiz poderá decretar a anulabilidade dos seus atos, determinando a sua extinção.
C) Certo
E) Errado

Acerca de pessoas naturais e negócio jurídico, assinale a opção correta à luz do Código Civil e da doutrina de referência.
A) Na concretização do negócio jurídico, o silêncio não tem consequência concreta a favor das partes. B) Todas as pessoas naturais, por possuírem capacidade de direito, podem praticar, por si próprias, a generalidade dos atos da vida civil. C) Considera-se termo a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto. D) Os negócios jurídicos devem ser interpretados conforme a boa-fé e os usos do lugar de sua celebração. E) Se, da declaração de vontade, for detectado o falso motivo, o negócio jurídico será sempre anulado.

A respeito de prescrição, decadência e negócio jurídico, julgue os seguintes itens.
Embora a renúncia da prescrição seja admitida pelo Código Civil brasileiro, esse ato abdicativo somente poderá operar após a consumação da prescrição e desde que não acarrete prejuízo para terceiros.
C) Certo
E) Errado

A lei civil permite que as partes contratantes estipulem prazos decadenciais, todavia, não pode o juiz reconhecê-los de ofício, isto é, sem a provocação dos interessados.
C) Certo
E) Errado

Mais conteúdos dessa disciplina