Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto a seguir: "Assume que a concepção de criança é uma noção historicamente construída e que vem mudando ao longo do tempo. Tal concepção reafirma a natureza singular das crianças, isto é, são seres que sentem e pensam de um jeito próprio. Outro aspecto importante é o destaque dado à diversidade social e cultural como fatores dessa singularidade da criança".
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, ao tratarmos da concepção de criança, percorremos a trajetória da educação infantil no mundo e no Brasil, sob a análise de quais papéis? Analise as afirmativas a seguir:
I. Da escola como principal matriz educativa.
II. Das primeiras organizações formais para o atendimento fora da família.
III. Das políticas criadas pelo Estado.
A Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
B Apenas a afirmativa I está correta.
C Apenas a afirmativa III está correta.
D Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
E Apenas a afirmativa II está correta.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Da escola como principal matriz educativa. Essa afirmativa é verdadeira, pois a escola é frequentemente vista como um dos principais ambientes de educação formal para as crianças. II. Das primeiras organizações formais para o atendimento fora da família. Essa afirmativa também é verdadeira, pois as organizações formais, como creches e pré-escolas, surgiram para atender as necessidades das crianças fora do ambiente familiar. III. Das políticas criadas pelo Estado. Essa afirmativa é verdadeira, pois as políticas públicas têm um papel fundamental na definição e na estruturação da educação infantil, influenciando a forma como as crianças são educadas. Portanto, todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas. No entanto, como nenhuma das alternativas apresenta essa combinação, a alternativa correta não está listada. Se você precisar de mais informações ou esclarecimentos, sinta-se à vontade para perguntar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere o excerto a seguir: “O brincar contribui para todos os domínios do pensamento. Brincando, as crianças estimulam os sentidos, exercitam seus músculos, coordenam a visão com o movimento, adquirem mestria sobre seus corpos, tomam decisões e adquirem novas habilidades”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MARTORELL, Gabriela. O desenvolvimento da criança: do nascimento à adolescência. Porto Alegre: Mc Graw Hill Education, 2014. p. 208.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, qual é a contribuição do brinquedo para o desenvolvimento humano? Analise as afirmativas a seguir:
I. Segundo Vygotsky, o brinquedo é uma atividade primordial para a visão de prazer da criança.
II. No brinquedo é criada uma zona de desenvolvimento proximal da criança na medida em que ela se comporta além do habitual de sua idade.
III. No brinquedo, a criança opera com significados desligados dos objetos e ações aos quais estão habitualmente vinculados.
IV. O brinquedo é um espaço de transição.
A I, II e III.
B I, II e IV.
C II, III e IV.
D I e IV.
E II e III.

Leia o extrato de texto a seguir: “Os esforços atuais dos desenvolvimentistas para pensar ao longo de linhas de desenvolvimento pode beneficiar-se dos sucessos e fracassos intelectuais de Vygotsky e de seus contemporâneos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: VALSINER, Jaan; VEER, René Van Der. Vygotsky: uma síntese. São Paulo: Loyola, 1996. p. 15.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre as concepções de Lev Semenovith Vygotsky, analise as afirmativas a seguir:
I. Para Vygotsky, a criança é um ser social.
II. Segundo os estudos de Vygotsky, o processo de desenvolvimento de conhecimento se faz por mediações.
III. De acordo com Vygotsky, o professor é um mediador entre a criança e o cultural, para que ela tenha acesso aos conteúdos universais.
IV. Vygotsky aponta para uma perspectiva educacional cujo papel do professor é o cuidar de crianças, de forma que ela reproduza o conhecimento adquirido, tendo como ponto de partida o novo apresentado.
A I, II e III.
B I, II e IV.
C I, III e IV.
D I e IV.
E II e III.

Leia o extrato de texto a seguir: “Vygotsky [...] idealizava uma sociedade justa e igualitária, dando ênfase ao pensamento e à linguagem como forma de crescimento intelectual. Para ele, a linguagem tem duas funções: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 95.
Para Vygotsky, o desenvolvimento está baseado na organização ativa e o pensamento é construído em um ambiente histórico e social. De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre as perspectivas de Vygotsky, analise as proposições abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na concepção de Vygotsky, o desenvolvimento está baseado no organismo ativo e o pensamento é construído em um ambiente histórico e social.
( ) Vygotsky defende que o desenvolvimento da criança é compreendido a partir de etapas pré-estabelecidas e todas estão contempladas na Educação Infantil.
( ) Para Vygotsky, o meio no qual a criança está inserida é insignificante para o desenvolvimento físico, social e cognitivo.
( ) Vygotsky não aceita a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos.
A F – V – F – V.
B F – F – V – V.
C V – F – F – V.
D V – F – V – F.
E F – F – F – V.

Leia o extrato de texto a seguir: “A história do atendimento às crianças no Brasil é demarcada pelas ‘desigualdades de uma sociedade estratificada, que viveu mais de três séculos de escravidão, a história das crianças esteve à sombra dos adultos’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRAMER, S. (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Àtica, 2005, p. 38.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre os desafios na Educação Infantil, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) A criação de jardins de infância com espaços que valorizem a individualismo.
( ) A disposição de educação infantil em instituições de ensino fundamental como forma de otimizar o espaço físico.
( ) A atuação com as famílias de forma a considerar a dinâmica social e as práticas culturais da comunidade.
( ) A superação da concepção assistencialista da educação infantil.
A V – F – F – F.
B F – V – V – V.
C V – V – F – V.
D V – F – V – F.
E F – F – V – V.

Leia o seguinte excerto: "A zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky conecta uma perspectiva psicológica geral sobre o desenvolvimento da criança com uma perspectiva pedagógica sobre o ensino. O pressuposto que subjaz ao conceito é que o desenvolvimento psicológico e o ensino são socialmente enquadrados; para entendê-los, é preciso analisar a sociedade circundante e suas relações sociais". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: DANIELS, Harry. Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002. p. 199.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, Vygotsky concebe o desenvolvimento baseado no organismo ativo, e o pensamento construído em um ambiente histórico e social. Com base nessa informação, sobre a teoria de Vygotsky, analise as afirmativas a seguir:
I. Ele defende a ideia de que existe uma descontinuidade na interação entre as condições sociais e a base biológica do comportamento humano (mutáveis), aceitando, portanto, a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos.
II. A fala usada na interação social com outros mais experientes auxilia a organização do pensamento complexo abstrato e individual.
III. Ao internalizar as instruções, as crianças modificam as funções psicológicas (atenção, percepção, memória e a capacidade de solucionar problemas).
IV. A palavra dá forma ao pensamento.
A I, II e III.
B I, II e IV.
C II, III e IV.

Considere o fragmento de texto a seguir: "Dentre os princípios filosóficos em que se baseiam o método Montessori podemos citar: a construção da personalidade através do trabalho, o ritmo de desenvolvimento próprio de cada criança, a liberdade, a ordem, o respeito e a normalização". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MONARCHA, Carlos (Org.). Educação da infância brasileira 1875-1983. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. p. 238.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, Maria Montessori (1870–1952), educadora italiana, cursou Medicina em Roma, onde iniciou suas pesquisas sobre a educação de crianças com deficiência mental. Criou um método educativo, conhecido como Método Montessori, que foi estendido ao ensino de crianças sem deficiência. Sobre esse método, analise as alternativas relacionadas abaixo:
I. Na sua pedagogia científica, o método Montessori propunha a criação de um ambiente que estimulasse o desenvolvimento da criança.
II. O ambiente adaptado servia para ajudar especificamente o desenvolvimento psíquico e era considerado primário nos processos de crescimento da criança.
III. Defendia que o ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos.
A Apenas as alternativas I e II estão corretas.
B Apenas a alternativa I está correta.
C Apenas a alternativa III está correta.
D Apenas as alternativas I e III estão corretas.

Leia o fragmento de texto a seguir: "Quando a criança consegue distinguir o desenho da escrita, ela começa a se preocupar com as diferenciações no interior de cada uma dessas linguagens. Assim, ao interessar-se pela escrita, a criança percebe que as formas dos grafismos não têm relação nem com a forma dos objetos nem com a sua organização espacial, mas que são formas arbitrárias e que se distribuem linearmente numa superfície, da esquerda para a direita. Essas formas arbitrárias são as letras utilizadas no seu meio sociocultural, das quais a criança logo se apropria". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita com o sistemas de representação. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 76.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre o desenvolvimento da linguagem na concepção de Emília Ferreiro, analise e relacione as características a seguir:
1 – Fase silábica.
2 – Fase silábico-alfabética.
3 - Fase alfabética.

Dutra. Desenho e escrita com o sistemas de representação. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 76. Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre o desenvolvimento da linguagem na concepção de Emília Ferreiro, analise e relacione as características a seguir:
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
( ) A criança distingue algumas unidades linguísticas, como as letras, as sílabas e as frases.
( ) A criança utiliza uma letra para representar a sílaba, sem se preocupar com o valor sonoro que as letras podem representar.
( ) A criança ora escreve uma letra para representar uma sílaba, ora escreve a sílaba completa.
( ) Aos poucos, as crianças usam as mesmas letras para representar os mesmos sons, apresentam um momento de conflitos cognitivos relacionado a quantidade mínima de letras e à contradição entre a interpretação silábica e a escrita alfabética, que tem sempre as mesmas letras.
A 1 – 2 – 3 – 2
B 2 – 3 – 1 – 3
C 3 – 1 – 2 – 1
D 1 – 2 – 2 – 3
E 3 – 3 – 1 – 2

Leia o trecho a seguir: "A medida que a criança se desenvolve, começa a realizar representações mentais dos objetos do mundo real. Assim, ela está interagindo com o real por meio do simbólico". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex,2012. p. 101.
De acordo com os estudos realizados e o livro-base Pressupostos da educação infantil, responda à seguinte questão: quais conteúdos uma instituição de ensino que faz uso do Referencial curricular nacional para a educação infantil (RCNEI) deve considerar? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Conteúdos religiosos, quânticos e sociais.
( ) Conteúdos moralistas, jurídicos e motores.
( ) Conteúdos matemáticos, geométricos e didáticos.
( ) Conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais.
A F – V – F – V.
B V – F – V – F.
C F – F – F – V.
D V – V – F – F.
E V – F – V – V.

Considere o excerto de texto a seguir: “No Brasil, a partir da década de 1970, a educação de crianças de 0 a 6 anos adquiriu um novo estatuto no campo das políticas e das teorias educacionais. Finalmente, a história luta por creches e pré-escolas, engendrada por diferentes movimentos sociais, tomou grandes proporções, e os governos – principalmente aqueles que se instalaram pós-abertura política – realizaram investimentos para a ampliação do direito à educação das crianças dessa faixa etária”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BARBOSA, Maria Carmen Silveira Barbosa. Por amor e por força – rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 15.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, por serem constituídas para atender as pessoas de baixa renda, como eram vistas as instituições de educação infantil? Analise as afirmativas a seguir:
I. As instituições de educação infantil eram vistas de forma estigmatizada.
II. As creches eram consideradas depósitos de crianças.
III. A concepção educacional era marcada pelo caráter compensatório, para sanar as possíveis faltas e carências das famílias.
IV. A rotina de trabalho dessas instituições era centrada no desenvolvimento cognitivo e social do indivíduo.
A I, II e III.
B I, II e IV.
C I, III e IV.
D I e IV.
E II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina