Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Colégio Objetivo
Nos termos do Código Civil brasileiro, considera-se bem imóvel:
(A) a energia que tenha valor econômico.
(B) o direito à sucessão aberta.
(C) material de construção proveniente de demolição.
(D) direito pessoal de caráter patrimonial.
(E) aeronave.
User badge image
Estudando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que o Código Civil brasileiro considera como bem imóvel. (A) a energia que tenha valor econômico - A energia não é considerada um bem imóvel, mas sim um bem móvel, pois pode ser transportada e não está fixada a um lugar. (B) o direito à sucessão aberta - Este direito é um direito patrimonial, mas não é classificado como bem imóvel. (C) material de construção proveniente de demolição - Este material é considerado um bem móvel, pois pode ser transportado e não está fixado a um local específico. (D) direito pessoal de caráter patrimonial - Embora seja um direito patrimonial, não se classifica como bem imóvel. (E) aeronave - Aeronaves são consideradas bens móveis, pois podem ser transportadas. Nenhuma das alternativas apresentadas se encaixa na definição de bem imóvel segundo o Código Civil brasileiro. No entanto, se tivermos que escolher a alternativa que mais se aproxima do conceito de bem imóvel, a resposta correta seria a que não se encaixa nas definições de bens móveis, mas, na verdade, todas as opções apresentadas são bens móveis ou direitos que não se qualificam como bens imóveis. Portanto, a resposta correta é que nenhuma das alternativas é um bem imóvel segundo o Código Civil brasileiro. Você pode precisar revisar a pergunta ou as opções.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

TJPI - 2012 - CESPE - 2012 - JUIZ - Juiz.
O fato de um juiz, transcendendo a letra da lei, utilizar de raciocínio para fixar o alcance e a extensão da norma a partir de motivações políticas, históricas e ideológicas caracteriza o exercício da interpretação.
A) teleológica.
B) sistemática.
C) histórica.
D) lógica.
E) doutrinária.

TJPB - 2011 - CESPE - JUIZ – Com relação aos institutos da interpretação e da integração da lei.
Assinale a opção correta.
A) Segundo a doutrina, os princípios gerais do direito expressam- se nas máximas jurídicas, nos adágios ou brocardos, sendo todas essas expressões fórmulas concisas que representam experiência secular, com valor jurídico próprio.
B) A interpretação histórica tem por objetivo adaptar o sentido ou a finalidade da norma às novas exigências sociais, em atenção às demandas do bem comum.
C) Implícito no sistema jurídico civil, o princípio segundo o qual ninguém pode transferir mais direitos do que tem é compreendido como princípio geral de direito, podendo ser utilizado como meio de integração das normas jurídicas.
D) No direito civil, não há doutrina que admita a hierarquia na utilização dos mecanismos de integração das normas jurídicas constantes no Código Civil.
E) Não há distinção entre analogia legis e analogia juris, uma vez que ambas se fundamentam em um conjunto de normas para a obtenção de elementos que permitam sua aplicação em casos concretos.

TJSP – VUNESP – 2011 – JUIZ - Assinale a alternativa correta.
Com relação à vacatio legis.
A) Se durante a vacatio legis ocorrer nova publicação de texto de lei, destinada a correção, o prazo da obrigatoriedade, com relação à parte corrigida, começará a correr da nova publicação.
B) Os direitos adquiridos na vigência de lei publicada com incorreções são atingidos pela publicação do texto corrigido.
C) As correções a texto de lei em vigor consideram-se lei nova, tornando-se obrigatórias de imediato.
D) A lei nova que estabelece disposições gerais a par das já existentes revoga a lei anterior.
E) A lei nova que estabelece disposições especiais a par das já existentes revoga a lei anterior.

TJPE - FCC – 2011 – JUIZ – No Direito brasileiro vigora a seguinte regra sobre a repristinação da lei.
Assinale a opção correta.
A) não se destinando a vigência temporária, a lei vigorará até que outra a modifique ou revogue.
B) se, antes de entrar em vigor, ocorrer nova publicação da lei, destinada a correção, o prazo para entrar em vigor começará a correr da nova publicação.
C) as correções a texto de lei já em vigor consideram-se lei nova.
D) salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência.
E) a lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior.

TJPB – CESPE – 2011 – JUIZ - À luz das disposições legais e da jurisprudência acerca da vigência e da eficácia da lei.
Assinale a opção correta.
A) A norma declarada inconstitucional é nula ab origine e, em regra, não se revela apta à produção de efeito algum, sequer o de revogar a norma anterior, que volta a viger plenamente nesse caso.
B) As regras de direito intertemporal, segundo as quais as obrigações devem ser regidas pela lei vigente ao tempo em que se constituíram, não são aplicáveis quando a obrigação tiver base extracontratual.
C) O fato de, antes da entrada em vigor de determinada lei, haver nova publicação de seu texto para simples correção não é capaz, por si só, de alterar o prazo inicial de vigência dessa lei.
D) Como, em regra, a lei vigora até que outra a modifique ou revogue, lei nova que estabeleça disposições especiais a par das já existentes revoga ou modifica a lei anterior.
E) A repristinação ocorre com a revogação da lei revogadora e, salvo disposição em contrário, é amplamente admitida no sistema normativo pátrio.

MPTO – 2012 – CESPE - PROMOTOR - Considerando a importância das leis para a manutenção da ordem jurídica.
Assinale a opção correta.
A) No que se refere aos bens, a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro estabelece que a regra para aplicação da norma em relação a bens móveis transportados é a relativa à situação dos bens.
B) No ordenamento brasileiro, uma lei revogada pode ser repristinada, caso a lei que a tenha revogado seja declarada inconstitucional.
C) São lacunas do direito: a normativa, a ontológica, a axiológica e a antinômica.
D) Contrato celebrado em território ficto não será regulado pela norma jurídica brasileira, mas pela lei do país onde o contrato tenha sido realizado.
E) Em caso de conflito de norma especial anterior e norma geral posterior, prevalecerá, pelo critério hierárquico, a primeira norma.

MPRR – 2012 – CESPE – PROMOTOR - Considerando o que dispõe a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro.
Assinale a opção correta.
A) Denomina-se conflito aparente o conflito normativo passível de solução mediante critérios hierárquicos, cronológicos e embasados na especialidade.
B) A lei nova que estabeleça disposições gerais ou especiais, a par das já existentes, revoga a lei anterior.
C) A possibilidade de repristinação da norma é a regra geral no ordenamento jurídico pátrio.
D) A ab-rogação corresponde à supressão parcial de norma anterior; a derrogação, à supressão total da norma.
E) A declaração privada da vontade oriunda de outro país terá eficácia no Brasil, ainda que ofenda a ordem pública e os bons costumes locais.

MPPI – 2012 – CESPE - PROMOTOR - Considerando as regras de introdução às normas do direito brasileiro e os direitos do nascituro.
Assinale a opção correta.
A) Segundo as regras legais brasileiras, permite-se ao julgador o non liquet, nos casos de lacunas ou obscuridade da norma.
B) O Código Civil não admite a doação feita ao nascituro, apesar de lhe assegurar o status de pessoa humana.
C) Como o Código Civil exige o nascimento com vida para a aquisição da personalidade civil, o nascituro não tem direito a indenização por danos morais pela morte do pai.
D) O efeito repristinatório não é automático. Apenas excepcionalmente a lei revogada voltará a viger quando a lei revogadora for declarada inconstitucional ou quando for concedida a suspensão cautelar da eficácia da norma impugnada.
E) De acordo com a lei brasileira, o itinerante tem como domicílio presumido o local de moradia de seus pais ou de seu curador ou tutor.

TJMG – 2012 TJMG – JUIZ - Assinale a alternativa correta com relação aos direitos da personalidade.
Assinale a alternativa correta.
A) Os direitos da personalidade são transmissíveis e renunciáveis, podendo seu exercício sofrer limitação voluntária, salvo se a lei excepcionar.
B) Para proteção da utilização da imagem não autorizada de pessoa morta, nas hipóteses da lei civil, é parte legítima para requerer a medida judicial protetiva somente o cônjuge sobrevivo.
C) É válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição onerosa do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte.
D) Terá legitimação para requerer medida judicial para que cesse lesão a direito da personalidade do morto o cônjuge sobrevivente, ou qualquer parente na linha reta, ou colateral até o quarto grau.

MPSP – 2012 – MPSP - PROMOTOR - Por se tratar de direito da personalidade.
É defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes, salvo na seguinte hipótese:
A) Em vida, com objetivo científico ou altruístico e de forma gratuita.
B) Para se submeter, mediante exigência da família e com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica.
C) Mediante escritura pública irrevogável.
D) Independentemente de exigência médica, visando salvar a vida de ascendente, descendente, cônjuge ou irmão.
E) Para fins de transplante, na forma estabelecida em lei especial.

Mais conteúdos dessa disciplina