Logo Passei Direto
Buscar

Hematologia

UNIASSELVI
Qual das alternativas a seguir representa a doença hematológica comumente relacionada a essa alteração morfológica? A) Anemia hemolítica autoimune. B) Talassemia. C) Anemia megaloblástica. D) Anemia aplásica. E) Anemia ferropriva.
User badge image
kelly silva

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar as alternativas e relacioná-las com as alterações morfológicas que podem ocorrer nas células sanguíneas. A) Anemia hemolítica autoimune - Geralmente está associada à destruição de glóbulos vermelhos, mas não a uma alteração morfológica específica. B) Talassemia - É uma doença genética que causa alterações na hemoglobina e pode levar a alterações morfológicas nos glóbulos vermelhos, como microcitose. C) Anemia megaloblástica - Caracteriza-se por glóbulos vermelhos grandes (megaloblastos) devido à deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico, resultando em uma alteração morfológica clara. D) Anemia aplásica - Refere-se à falência da medula óssea, levando a uma diminuição geral das células sanguíneas, mas não a uma alteração morfológica específica. E) Anemia ferropriva - Geralmente resulta em glóbulos vermelhos pequenos e pálidos (microcíticos), mas não é tão específica quanto a anemia megaloblástica. Dentre as opções, a que representa uma doença hematológica comumente relacionada a uma alteração morfológica específica é: C) Anemia megaloblástica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A hemostasia é o equilíbrio entre mecanismos pró-coagulantes e anticoagulantes, ou seja, a resposta hemostática normal ao dano vascular depende da interação entre a parede do vaso, as plaquetas circulantes e os fatores de coagulação sanguínea. A hemostasia é realizada através da combinação de três processos: a hemostasia primária, a hemostasia secundária e a fibrinólise.
Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A hemostasia é um mecanismo fisiológico latente, através do qual o organismo se defende das perdas sanguíneas ou da solidificação do sangue em seu interior.
( ) A hemostasia primária ocorre a contração dos vasos e a adesão e coagulação plaquetária.
( ) Na hemostasia secundária é onde ocorrerá a hemostasia definitiva.
( ) Na fibrinólise irá ocorrer a ativação das vias de cascata de coagulação.
a) V - V - V - V.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) V - V - V - F.

A série leucocitária é o grupo mais heterogêneo de células sanguíneas e diferem tanto do ponto de vista morfológico quanto fisiológico. Os leucócitos ou glóbulos brancos são células de defesa do nosso organismo, combatendo microrganismos invasores (bactérias, vírus, fungos, parasitas), pois são células capazes de migrar para os locais onde a sua ação é necessária. O leucograma é o exame que analisa essa série de células.
Com relação a esse exame, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Determinam o perfil hematológico dos glóbulos brancos circulantes de um indivíduo, no exato momento da coleta de sangue.
( ) É composto pelas contagens global e diferencial de leucócitos e pela avaliação da morfologia leucocitária.
( ) Os termos leucopenia e leucocitose referem-se às contagens aumentadas e diminuídas dos leucócitos, respectivamente.
( ) Parasitoses e reações de hipersensibilidade do tipo I (anafiláticas) são associadas à presença de eosinofilia.
A V - V - V - V.
B F - V - V - F.
C V - F - V - F.
D V - V - F - V.

O estudo da hematologia é muito importante para o profissional da área da saúde, em especial para o biomédico, pois é através do exame hematológico (conhecido como hemograma) que podemos identificar alterações no sangue periférico e relacioná-las com diversas doenças.
Com relação ao hemograma, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É o exame complementar mais requerido nas consultas médicas, mas não serve para a formulação de uma hipótese diagnóstica e no controle evolutivo das doenças.
( ) Avalia os elementos do sangue de forma quantitativa e qualitativa. É composto por eritrograma, leucograma e plaquetograma.
( ) A hemoglobina é medida em g/dL, enquanto o hematócrito é medido em percentagem.
( ) O volume corpuscular médio está aumentado nas anemias microcíticas.
a) V - F - V - F.
b) V - V - F - V.
c) V - V - V - V.
d) F - V - V - F.

Diversas alterações nos eritrócitos podem ser encontradas em um exame hematológico e elas podem estar relacionadas a diversas doenças. O biomédico responsável pelo setor de hematologia, ao analisar um esfregaço sanguíneo, se deparou com hemácias deformadas em forma de foice. Chamamos de poiquilocitose as alterações eritrocitárias relacionadas à forma das hemácias.
Diante do observado pelo biomédico, assinale a alternativa que representa como podemos denominar essas hemácias:
A Codócitos.
B Esferócitos.
C Ovalócitos.
D Drepanócitos ou falciformes.
E Dacriócitos.

Mais conteúdos dessa disciplina