Buscar

Prontidão, Direito do Trabalho.

Pode se aplicar, por analogia, aos empregados que estão no seu local de trabalho, aguardando o chamado de emegencia do seu empregador o instituto jurídico da prontidão?

💡 2 Respostas

User badge image

Kako Holder

Sim. De acordo com o art.4º da CLT, mesmo neste caso é considerado tempo de jornada. Vale lembrar da regra prevista no art.244 §3º em que deve remunerar com o valor de 2/3 a hora normal.
0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

A prontidão se dá quando o empregado fica nas dependências da empresa (ou da via férrea - esta é a origem do termo) esperando a ordem de serviço. Portanto, é possível, sim, aplicar por analogia o conceito de prontidão. Na verdade, faz-se uma recontextualização histórica do instituto, antes limitado ao serviço ferroviário. 

A prontidão está cristalizada no art. 244, §3º da CLT:

§ 3º Considera-se de "prontidão" o empregado que ficar nas dependências da estrada, aguardando ordens. A escala de prontidão será, no máximo, de doze horas. As horas de prontidão serão, para todos os efeitos, contadas à razão de 2/3 (dois terços) do salário-hora normal.   

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais