Logo Passei Direto
Buscar
Caio está sendo processado criminalmente pela prática de crime de furto e em sua resposta alega ser improcedente a acusação, uma vez que discute na seara cível, em ação por ele proposta, a ilegitimidade da posse da res pela suposta vítima. Considerando a situação retratada, assinale a alternativa correta.
a) O juiz poderá suspender a ação penal a depender tão somente da prévia propositura da ação cível pelo acusado.
b) O juiz deverá suspender a ação penal até que se dirima no juízo cível a questão da legitimidade da posse.
c) O juiz criminal pode resolver, incidenter tantum, a questão da posse sem que seja necessária a suspensão da ação penal.
d) A resolução da questão prejudicial pelo juiz criminal faz coisa julgada.
e) Não há possibilidade de suspensão da ação penal.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação à situação de Caio, que está sendo processado criminalmente por furto e discute a posse da res em uma ação cível. a) O juiz poderá suspender a ação penal a depender tão somente da prévia propositura da ação cível pelo acusado. - Esta alternativa não está correta, pois a simples propositura da ação cível não é suficiente para a suspensão da ação penal. b) O juiz deverá suspender a ação penal até que se dirima no juízo cível a questão da legitimidade da posse. - Esta alternativa não é correta, pois a suspensão da ação penal não é obrigatória apenas por conta da discussão cível. c) O juiz criminal pode resolver, incidenter tantum, a questão da posse sem que seja necessária a suspensão da ação penal. - Esta alternativa está correta, pois o juiz criminal pode, sim, decidir incidentalmente sobre a posse da res, sem precisar suspender a ação penal. d) A resolução da questão prejudicial pelo juiz criminal faz coisa julgada. - Esta alternativa não é correta, pois a decisão do juiz criminal sobre a questão prejudicial não gera coisa julgada em relação ao juízo cível. e) Não há possibilidade de suspensão da ação penal. - Esta alternativa não é totalmente correta, pois a suspensão pode ocorrer em algumas situações, mas não é a regra geral. Portanto, a alternativa correta é: c) O juiz criminal pode resolver, incidenter tantum, a questão da posse sem que seja necessária a suspensão da ação penal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre a questão prejudicial, é correto afirmar que
(A) a suspensão do processo em decorrência de questão prejudicial é de exclusiva discricionariedade do magistrado, em juízo de prelibação, não cabendo recurso em sentido estrito em caso de denegação.
(B) o curso da ação penal ficará suspenso até a sentença transitar em julgado no juízo cível, sem prejuízo de produção das provas de natureza urgente, cabendo contra essa decisão recurso em sentido estrito.
(C) para a suspensão do curso da ação penal em decorrência de questão prejudicial, é imprescindível requerimento das partes, vedada decisão de ofício.
(D) contra a decisão que reconhece a existência de questão prejudicial, suspendendo ou não o curso da ação penal, cabe recurso em sentido estrito.

Mais conteúdos dessa disciplina