Logo Passei Direto
Buscar
Os quesitos ordinários são de extrema importância para o procedimento pericial, cujo objetivo central, é o esclarecimento dos fatos e das operações em discussão. Trata-se de dúvidas de natureza técnica ou científica que serão respondidas pelo perito do juízo com objetividade, justificativa, rigor tecnológico, precisão e clareza.
De acordo com o texto apresentado, analise as afirmações considerando V para verdadeiro e F para falso:
( ) Quesitos ordinários são questionários formulados, seja pelo magistrado, seja pelas partes, antes do início das diligências, isto é, antes do desenvolvimento da produção da prova pericial contábil e entrega da parte técnica.
( ) Quesitos ordinários são as perguntas de natureza técnica ou científica naturalmente relacionadas aos pontos convertidos fixados pelo magistrado ou pelo Tribunal Arbitral, a serem respondidas pelo perito.
( ) Quesitos ordinários são questionamentos a respeito do fato ou do objeto dúbio, sobre o qual versa a perícia contábil, a fim de evitar indagações impertinentes, fora do âmbito da lide proposta e/ ou dos pontos controvertidos fixados, bem como diligências desnecessárias ou procrastinatórias.
( ) Quesitos ordinários estão presentes no laudo pericial, obtido por meio de estudo de campo, no qual, o perito indaga as partes sobre a natureza da dúvida do juiz, logo após as diligências.
A F, V, V, F.
B V, V, V, F.
C V, V, F, F.
D V, F, F, V.
User badge image
Questões Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os quesitos ordinários no procedimento pericial: ( ) Quesitos ordinários são questionários formulados, seja pelo magistrado, seja pelas partes, antes do início das diligências, isto é, antes do desenvolvimento da produção da prova pericial contábil e entrega da parte técnica. É verdadeira (V). Os quesitos ordinários são, de fato, formulados antes do início das diligências periciais. ( ) Quesitos ordinários são as perguntas de natureza técnica ou científica naturalmente relacionadas aos pontos controvertidos fixados pelo magistrado ou pelo Tribunal Arbitral, a serem respondidas pelo perito. É verdadeira (V). Os quesitos ordinários têm essa função de esclarecer os pontos controvertidos. ( ) Quesitos ordinários são questionamentos a respeito do fato ou do objeto dúbio, sobre o qual versa a perícia contábil, a fim de evitar indagações impertinentes, fora do âmbito da lide proposta e/ ou dos pontos controvertidos fixados, bem como diligências desnecessárias ou procrastinatórias. É verdadeira (V). Essa afirmação descreve corretamente a função dos quesitos ordinários. ( ) Quesitos ordinários estão presentes no laudo pericial, obtido por meio de estudo de campo, no qual, o perito indaga as partes sobre a natureza da dúvida do juiz, logo após as diligências. É falsa (F). Os quesitos ordinários são formulados antes das diligências e não são indagações feitas após o estudo de campo. Portanto, a sequência correta é V - V - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a B) V, V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A atividade realizada ou executada por peritos objetiva esclarecer ou evidenciar fatos, objeto do litígio judicial ou por interesse extrajudicial. Significa, dessarte, a pesquisa, as vistorias, a investigação, o exame, os arbitramentos, as avaliações, a realidade de certos fatos ou verificação da verdade, por pessoas que tenham habilitação profissional, reconhecida experiência quanto à matéria e ilibada idoneidade moral.
Com base no texto apresentado, analise as afirmacoes considerando V para verdadeiro e F para falso:
( ) A perícia contábil é a verificação de fatos comportamentais acerca da gestão fiscal de uma sociedade exclusiva para casos de falência. A massa falida é composta dos Ativos que serão estudados pelo perito para cumprimento das obrigações da entidade.
( ) A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio ou constatação de fato.
( ) A Perícia Contábil se encontra em evolução desde 1945, quando o Decreto Lei nº 9.295/46 que criou a profissão do Contador, a este atribuiu, entre suas diversas competências, com exclusividade a da Perícia e da Auditoria Contábil, as quais enobrecem o exercício profissional.
( ) A perícia é o exame complementar, solicitado como reserva para confirmação, em um processo que envolve a quantidade insuficiente de testemunhas ou apresenta documentos ilegíveis.
A V, F, F, V.
B F, V, V, F.
C V, V, V, F.
D V, V, F, F.

Na esfera judicial, o parecer técnico serve para subsidiar o juiz e as partes, bem como para analisar de forma técnica e científica o laudo pericial contábil. Na esfera extrajudicial, serve o parecer técnico para subsidiar as partes nas suas tomadas de decisões. E, na esfera arbitral, subsidiará o árbitro e as partes nas suas tomadas de decisão.
Com base nas informações apresentadas, analise as afirmações considerando V para verdadeiro e F para falso:
( ) O juiz, se considerar o parecer técnico contábil insuficiente, poderá dispensar o perito e o assistente e recomeçar o processo com outra equipe, bem como novos prazos e negociações.
( ) O parecer técnico é uma peça escrita na qual o contador deve registrar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam a demanda.
( ) Os casos onde o parecer técnico-contábil for contrário às posições do laudo pericial contábil, o perito-assistente técnico deve fundamentar suas manifestações, registrando, no parecer técnico-contábil, os estudos, as pesquisas, as diligências ou as buscas de elementos de prova necessários para a conclusão dos seus trabalhos.
( ) A legislação vigente aponta que o perito judicial é o único responsável pela oferta de parecer pericial contábil, ou seja, é o único profissional que detém as informações para atuar por meio de trabalho próprio, sua opinião técnica, crítica ou concordante, a respeito do laudo pericial contábil oferecido pelo perito judicial.
A V, V, F, F.
B V, F, F, V.
C V, V, V, F.
D F, V, V, F.

É correto o que se afirma em:
I. Uma das terminologias no laudo pericial contábil é o resumo dos autos. O relato ou a transcrição sucinta, de forma que resulte em leitura compreensiva dos fatos relatados sobre as questões básicas, que resultaram na nomeação ou na contratação do perito.
II. Uma das terminologias no laudo pericial contábil é a forma circunstanciada. Trata-se da redação pormenorizada e efetuada com cautela em relação aos procedimentos e aos resultados obtidos no trabalho pericial. Síntese do objeto da perícia: definir de forma clara o propósito ou a finalidade da perícia.
III. Uma das terminologias no laudo pericial contábil é a diligência. Lato sensu: todos os atos adotados pelo perito, inclusive, comunicações às partes e a seus assistentes, na busca de documentos, coisas, dados e informações e outros elementos de prova necessários à elaboração do trabalho pericial; Stricto sensu: o trabalho de campo na busca de elementos necessários que não estejam juntados aos autos.
A III e IV, apenas.
B I, II, III e IV.
C II e IV, apenas.
D I, II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina